HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O que é o puerpério e como se preparar para esse momento

O pós-parto é um período delicado que merece total atenção. Conheça suas fases e os principais cuidados com a mãe!

8 de junho, 2021

Com as inúmeras mudanças que acontecem no corpo e as diversas sensações novas que aparecem durante a gravidez, essa fase mostra-se como um momento único na vida de cada mulher que irá vivenciá-la. 

Desde o início, a gestação é um período de intensas transformações no organismo ferminino. Afinal, o corpo está se preparando para ser a casa desse bebê por nove meses!

Todas essas mudanças acontecem justamente para que seu desenvolvimento ocorra da melhor forma possível. Alterações físicas e hormonais fazem parte do processo, mas não só isso.

A gravidez também impacta a mulher psicologicamente. E com a tão esperada chegada do bebê, inicia-se também o puerpério, você sabe o que é? 

O que é puerpério?

O puerpério, também chamado de pós-parto, é um momento de transição. Ele começa logo com o nascimento do bebê e pode durar até 12 meses.

Nesse período, ocorrem outras diversas mudanças físicas e hormonais nas mulheres. O corpo que passou nove meses desenvolvendo um bebê, agora se prepara para voltar ao normal e também para algo novo: a amamentação

Em uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, foi observado que cerca de 50% das mulheres analisadas não sabiam o motivo das dores abdominais que sentiram no pós parto. 

Ou seja, para a surpresa dos pesquisadores: metade delas não tinha conhecimento do que poderia ocorrer nessa fase – e isso inclui as variações de humor.

Mesmo que o nascimento de um filho traga muita felicidade, as alterações hormonais afetam bastante o humor e os sentimentos da mulher. É normal se sentir cansada e até mesmo triste. 

E quando estamos falando de mães de primeira viagem, essas sensações são potencializadas, pois são muitas mudanças significativas em pouco tempo.

É por isso que falar sobre puerpério é tão importante! 

Saber por quais processos físicos, hormonais e psicológicos seu corpo irá passar é fundamental para encarar esse período da melhor forma. Entender o que pode acontecer faz com que você se sinta mais segura. 

A atenção com o bebê é necessária e é fundamental que ela também receba apoio, já que todas essas mudanças podem fazer com que a mãe se sinta exausta e desamparada.

Fases do puerpério: o que pode acontecer?

Mulher negra com seu bebê, ambos deitados na cama. Ela está o observando, enquanto ele dorme.
O puerpério é uma fase de muitas mudanças hormonais, que podem causar alterações de humor e até mesmo depressão pós-parto.

Muitas vezes achamos que é só durante a gravidez que o corpo passa por mudanças, mas é importante lembrar que ele também sofre um pouquinho para voltar ao normal.

Durante o puerpério, o corpo da mulher se transforma mais uma vez

Além de precisar se adaptar às necessidades do bebê, para a amamentação, por exemplo, é nesse período que o útero começa a se retrair e os órgãos voltam ao lugar.

Esse processo é chamado de inversão uterina e a queda repentina dos níveis de estrogênio e progesterona são responsáveis por fazê-lo diminuir cerca de um centímetro por dia.

A queda hormonal também é responsável por causar uma montanha-russa de emoções

A ocitocina, conhecida como hormônio do amor, está muito presente nessa fase. Além de prevenir o sangramento excessivo, é responsável por criar um vínculo único entre mãe e filho durante a amamentação.

Inclusive, as mamas não só não voltam ao tamanho original durante o puerpério, como também aumentam, devido à amamentação. E isso pode ser dolorido.

O puerpério pode ser dividido em três períodos:

Puerpério imediato

Ocorre do momento do nascimento até o 10º dia pós gestação.

Nesse período é recomendado que a mulher faça leves caminhadas para auxiliar no fluxo sanguíneo e intestinal, mas tomando cuidado para não abusar no esforço físico!

E também podem acontecer sangramentos intensos chamados de lóquios

Lóquios

O lóquio é um sangramento pós-parto – bastante normal e comum – e que pode durar em média seis semanas.. 

Ele não é composto exclusivamente por sangue: também há tecido uterino. Por isso, é importante não utilizar absorventes internos ou coletores menstruais, pois esses tecidos não podem ficar retidos dentro da vagina. 

Opte por absorventes externos ou, se preferir algo mais confortável e prático, você pode utilizar uma calcinha absorvente, como as Pantys!

O gif mostra um líquido sendo absorvido pela calcinha absorvente.
Pantys são calcinhas absorventes, que são laváveis e reutilizáveis e super práticas para o puerpério!

Além de super confortáveis e lindas, as pantys da Loungerie são bastante absorventes, reutilizáveis e hipoalergênicas! 

Atualmente, são as únicas no mercado que foram clinicamente testadas e aprovadas. Você escolhe de acordo com o fluxo e troca conforme sentir necessidade.

Elas duram até 50 lavagens – aproximadamente dois anos -, com toda funcionalidade antibacteriana e são bem práticas de cuidar

Além disso, são feitas de tecidos biodegradáveis, o que facilita seu descarte final e ajuda a reduzir a produção de lixo.

Puerpério tardio

Acontece do 10º ao 45º dia.

Neste momento, as alterações hormonais continuam acontecendo e o sangramento diminui a intensidade. 

O útero começa a voltar ao seu tamanho original, passando de até 40cm durante a gestação para 7cm.

Puerpério remoto 

Essa fase possui uma duração indeterminada, podendo durar até 12 meses e depende muito da amamentação. Mães que amamentam por muito tempo podem ficar sem menstruar durante esse período.

Isso acontece porque a prolactina inibe a menstruação

Principais cuidados com a mãe

Foto em preto de branco de uma mulher no puerpério segurando seu bebê e olhando para ele.
Entender o puerpério é importante para se preparar para esse momento.

Com todas as transformações citadas acima, é comum que a mulher passe por um misto de emoções ao qual ela não está acostumada.

Antes de encarar esse momento, é importante se informar sobre o puerpério e entender o que acontece, para poder se preparar. Converse com seu médico, outras mães e pesquise!

E cuide-se! Também é essencial durante essa fase manter hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, buscar se movimentar e beber bastante líquido.

Outro ponto super necessário é definir sua rede de apoio. O cansaço e exaustão são muito recorrentes e a preocupação excessiva com o bebê também, por isso, tê-la por perto pode te salvar em vários momentos.

É com ela que você poderá contar para desabafar de tudo o que está acontecendo e são essas pessoas que estarão ao seu lado para que você possa descansar.

Já as manifestações físicas e psicológicas precisam ser acompanhadas por profissionais, como ginecologista e psicólogo. 

Se preparando para o puerpério, você consegue identificar quais sensações são mais normais e quais precisam de maior atenção. E agora que você já conhece melhor esse período do pós parto, que tal descobrir como evitar estrias na gravidez?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie