HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

5 dicas infalíveis para evitar estrias na gravidez

As estrias são comuns durante a gravidez, mas com alguns segredos é possível evitar ou suavizar as marcas!

8 de junho, 2021

A gravidez é um dos momentos mais marcantes e significativos na vida de uma mulher. Essa fase carrega uma série de mudanças e desde o começo, há alterações hormonais que nos afetam fisicamente e psicologicamente.

Afinal, o corpo se prepara para os nove meses que estão por vir e devemos ter uma atenção especial aos cuidados.

Esse momento de transformação pode carregar consigo o aparecimento de estrias na pele, o que é muito comum durante todo esse período. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre como evitar estrias na gravidez ou como lidar com elas quando aparecerem. 

Pensando nisso, nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse assunto e como evitá-las! 

O que são estrias?

Perna de uma mulher negra com estrias brancas, ela usa uma calcinha preta e no fundo é possível ver uma cortina bege.
Estrias são pequenas cicatrizes deixadas pelo processo inflamatório do rompimento de fibras elásticas e colágenas da pele.

Para simplificar, as estrias não são nada além de: cicatrizes.Elas aparecem quando há o estiramento repentino e excessivo da pele, o que causa o rompimento de fibras elásticas e colágenas, que ficam bem em sua superfície. 

Essas fibras são responsáveis pela elasticidade da pele e podem suportar até um certo limite. No entanto, quando esse limite é ultrapassado, essas marcas conhecidas como estrias aparecem. 

Elas podem surgir em homens e mulheres, independente da idade e acontecem principalmente na fase de crescimento. E com todas as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez, é bastante comum que elas apareçam.

O esticamento da pele, tanto na barriga, como nos quadris e nos seios, faz com que esses locais fiquem suscetíveis ao aparecimento de estrias, pois essas mudanças acontecem rapidamente

As  estrias aparecem como linhas finas, que são avermelhadas no início – conhecidas como estrias rubras – e se tornam brancas após um tempo – chamadas de estrias albas. 

Diante da dúvida do que fazer para que elas não aconteçam, alguns cuidados podem se tornar aliados na hora de evitar estrias na gravidez. Primeiro, vamos diferenciar os dois tipos: as estrias avermelhadas e brancas.

Estrias avermelhadas (rubras)

Se as estrias estão com a coloração avermelhada ou até mesmo um pouco rosadas, significa que são recentes e mais fáceis de serem eliminadas.

Essa tonalidade indica que o tecido não foi danificado por completo e que há um processo inflamatório local

Isso acontece porque, quando as fibras de colágeno se rompem, é possível enxergar a segunda camada da pele, conhecida como derme. Essa camada é repleta de vasos sanguíneos, que são os responsáveis pela coloração avermelhada atribuída inicialmente às estrias.

É importante ressaltar que a intensidade da coloração depende da cor da pele, e que quando são recentes assim, podem provocar uma leve coceira. 

As estrias rubras ainda podem ser facilmente tratadas, porque sua capacidade de se regenerar ainda é grande! Alguns cuidados são fundamentais para a cicatrização correta da estria ou pelo menos para melhorar sua aparência. 

Estrias brancas (albas)

Mulher negra de perfil, com as mãos próximas ao ombro, olhando diretamente para as estrias brancas que estão presentes no local.
Ao final do processo de cicatrização da estria, quando elas se tornam brancas, o tratamento não é restrito apenas a cremes e óleos corporais.

As estrias, antes avermelhadas, vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem brancas.  E esse é o processo natural de cicatrização, caso ela não seja tratada antes. 

Nesse caso, não há nenhum processo inflamatório local acontecendo para que se possa intervir. E as estrias possuem uma aparência esbranquiçada e enrugada.

Isso ocorre porque as fibras colágenas e elásticas já sofreram uma atrofia e o tecido já foi prejudicado

Quando as estrias já estão brancas não possuem uma capacidade de regeneração alta como as avermelhadas, por isso é tão mais difícil reverter sua aparência.

O tratamento existe, mas para dar resultados satisfatórios, ele é mais intenso e invasivo. É necessário agredir a pele, para que ela produza colágeno em sua reação. Esses tratamentos provocam um estímulo para a produção de colágeno e preenchimento da área. 

Porém, é importante ressaltar que uma vez formadas, as estrias brancas são difíceis de se eliminar cem por cento. 

Mesmo com um novo processo de cicatrização, agora de dentro para fora, ele provavelmente apenas irá suavizar sua aparência, deixando a pele menos marcada e enrugada.

É por isso que a prevenção é o meio mais confiável e assertivo para evitar estrias na gravidez! Desde a descoberta, é importante criar uma rotina de cuidados e hábitos saudáveis para evitá-las. 

Como evitar estrias na gravidez 

Mulher negra, de costas, segurando uma flor rosa claro. Ela usa uma calcinha e sutiã na cor branca.
O cuidado com a hidratação da pele é fundamental para prevenir o aparecimento de estrias na gravidez. 

Agora que você já conhece o problema e o que causa ele, está na hora de definir os cuidados necessários para escapar! Separamos 5 dicas infalíveis para evitar estrias na gravidez:

  1. Beba água 

É fundamental beber pelo menos dois litros de água por dia para ajudar a manter o corpo e a pele hidratados. Beber água frequentemente faz com que a pele hidratada tenha mais elasticidade, diminuindo as chances das fibras de colágeno se romperem, evitando a formação de estrias. 

  1. Cuide da hidratação da pele 

Hidrate a pele com cremes hidratantes ou óleos vegetais específicos (de preferência recomendados por um profissional dermatologista).

Fique atenta aos rótulos dos produtos, pois alguns não são indicados para gestantes. E a vitamina E em sua composição é um diferencial positivo.

A vitamina E é responsável por promover uma hidratação profunda e diminuir as chances do aparecimento de estrias. Os óleos vegetais e óleos essenciais também são aliados na prevenção de estrias na gravidez. 

Não descuide da hidratação! Sabemos que no último trimestre o cansaço é algo bem frequente, mas essa é a fase que o bebê mais se desenvolve. Portanto, é essencial hidratar a pele após o banho todos os dias! 

  1. Faça massagens 

Ao fazer a aplicação dos cremes, faça movimentos circulares no local. Uma leve massagem pode ajudar na circulação sanguínea e também fazer com que o produto efetivamente penetre na pele.  

  1. Escolha a roupa íntima adequada 

É importante que a escolha do sutiã adequado seja feita com muita atenção, afinal, os cuidados com os seios vão desde a hidratação até a escolha do sutiã perfeito

Ele deve oferecer alta sustentação e principalmente conforto. É necessário que seja maior para que a futura mamãe tenha mais liberdade. 

A linha Maternidade da Loungerie é focada principalmente em sustentação, conforto, praticidade e é claro, muita beleza! No caso da gestação, nós indicamos o uso do sutiã todo em renda Maternity Quail, pois ele é perfeito para usar até mesmo na fase de amamentação! 

  1. Tenha uma alimentação balanceada 

Algumas vitaminas fazem a diferença, como a vitamina C, que ajuda na hidratação do corpo e promove uma maior absorção de colágeno. Tenha em sua rotina uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, para que seu corpo consiga manter a saúde da pele em dia. 

Agora que você já sabe tudo sobre como evitar estrias na gravidez, que tal dar uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie