As calcinhas são amigas para todas as horas. Elas estão sempre com a gente, em qualquer situação, e ainda são grandes aliadas de nossa saúde, por isso, é importante cuidar delas com carinho e atenção.
10 de janeiro, 2022As calcinhas são amigas para todas as horas. Elas estão sempre com a gente, em qualquer situação, e ainda são grandes aliadas de nossa saúde, por isso, é importante cuidar delas com carinho e atenção.
Mas você sabe como lavar calcinhas? Muitos acham que é só colocar na máquina junto das outras roupas, com o mesmo produto de limpeza, e pronto! Mas a verdade é que essas peças merecem um cuidado especial e a lavagem adequada faz toda a diferença.
Assim como a alimentação, os hormônios e o contato nas relações sexuais, a roupa íntima pode causar alterações na flora vaginal, abrindo espaço para infecções e alergias recorrentes.
Por isso, hoje vamos te ensinar a como lavar calcinhas corretamente, além de compartilhar dicas para conservá-las por mais tempo. Confira!
Listamos o passo a passo para lavar as suas calcinhas na máquina ou na mão. Vem ver!
Além de aprender como lavar as calcinhas do jeito certo, é importante ficar de olho em outros cuidados adicionais para manter suas peças sempre novinhas, bonitas e funcionais.
Existem alguns hábitos na hora da lavagem que fazem as fibras das peças se abrirem, deixando o tecido com um aspecto de gasto. Então, se você quer manter suas lingeries em bom estado, vale a pena seguir essas dicas:
Se você mora com outras pessoas com quem não compartilha uma vida íntima, é importante tomar cuidado para não lavar todas as peças juntas. Isso porque você pode estar se expondo a bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.
Quem nunca lavou a calcinha durante o banho, não é mesmo? Essa é uma prática bastante comum, que não chega a ser contra indicada, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes. Para isso não use shampoo ou sabonete corporal. Você pode usar sabonete neutro e até mesmo um sabão próprio para lavar peças íntimas, normalmente encontrado em farmácias.
E o principal: não deixe a peça secando dentro do box, combinado? É super tentador fazer isso, bate aquela preguicinha de pendurar no varal, mas o banheiro costuma ser um lugar super úmido e pouco ventilado, perfeito para o surgimento de fungos e bactérias.
Quando terminar de lavar suas calcinhas no banho, coloque-as para secar em um local bem arejado. Além disso, a água quente também não é boa escolha, então tente evitar!
Alvejantes e produtos com cloro podem acabar com suas calcinhas! Além disso, eles podem prejudicar a sua saúde, sabia?
Escolha sempre produtos com pH neutro. Eles são mais gentis com as fibras delicadas e também são menos propensos a causar alergias e outros problemas.
Ah, os amaciantes também danificam as fibras e eles não são necessários. Tente usá-los somente em roupas que realmente precisam de mais maciez, ok?
Colocar todas as roupas de uma vez na máquina pode parecer mais fácil, mas isso prejudica a conservação das suas calcinhas. Se você quer mantê-las novinhas, lave apenas com peças que também sejam delicadas, assim você pode regular a máquina para o ciclo adequado.
Essa é uma dica que vale para qualquer peça de roupa. As etiquetas levam informações valiosas sobre a lavagem e conservação das peças.
Dependendo do material usado na confecção, as instruções de lavagem podem ser diferentes. Por isso, fique de olho nas etiquetas para que suas peças se mantenham conservadas por mais tempo.
A secagem é tão importante quanto a lavagem. Pendure as calcinhas no varal, de preferência na vertical, e deixe a água escorrer naturalmente. Evite usar a secadora, ok?
Deixe secar na sombra em um local arejado. Guarde na gaveta só quando estiver completamente seca.
Se tiver outras dicas para manter as calcinhas sempre lindas, compartilhe com a gente! Vamos adorar saber mais.
Aproveite também para dar uma olhada em nossos conteúdos sobre os perigos do sutiã apertado e a importância de escolher o modelo de sutiã perfeito para o seu tipo de seio. Achamos que você pode gostar!