HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como lavar calcinha corretamente: cuidados necessários

As calcinhas são peças delicadas e merecem atenção e cuidado na hora da lavagem

10 de janeiro, 2022

Suas calcinhas são amigas muito íntimas: independentemente do modelo, elas estão sempre com você e te conhecem a fundo — literalmente. Por isso, é importante cuidar delas com carinho e atenção para prolongar sua vida útil!

Para muitas pessoas, lavar as roupas é uma tarefa simples do dia a dia e, para alguns, até uma maneira de relaxar a mente. Mas quando falamos sobre calcinhas, a lavagem adequada é parte importante para manter a saúde íntima.  

Alimentação, relações sexuais, pH e umidade são alguns dos fatores que interferem na saúde da vagina, assim como os tecidos e substâncias que entram em contato com ela através da lingerie. Quando descuidamos desses pontos, abre-se espaço para infecções e alergias recorrentes. 

Por isso, hoje vamos te ensinar como lavar calcinhas de forma correta e mostrar alguns cuidados necessários para conservar suas roupas íntimas por mais tempo. Acompanhe!

Como lavar calcinha corretamente

O braço direito de uma mulher branca usando um tricô azul aparece colocando uma peça de roupa dentro de uma lavadora de roupas branca.
Aprenda o passo a passo para manter a conservação das suas peças.

Antes de entender qual é a melhor forma de lavar suas calcinhas, é importante separá-las. Da mesma forma que você não lava um vestido de seda junto com uma calça jeans, não é recomendado lavar todas as calcinhas juntas.

Algumas peças são mais delicadas que outras como, por exemplo, as calcinhas de renda ou com aplicações. Já as calcinhas de microfibra e algodão lisas podem ser lavadas na máquina tranquilamente. No caso de calcinhas delicadas e especiais, dê preferência à lavagem manual.

Independente do método que você precisa para a sua lavagem, nós listamos os passos para te ensinar a lavar as suas calcinhas no tanque ou na máquina. Vem ver!

Na máquina

  1. Coloque as calcinhas na máquina – se for lavar com outras peças, pode ser legal usar os saquinhos de lavanderia que protegem as calcinhas;
  2. Adicione sabão líquido neutro. Não precisa adicionar amaciante, tá bom?;
  3. Selecione o modo “roupas delicadas” ou similar na sua lavadoura;
  4. Respeite a temperatura da água indicada na etiqueta das peças;
  5. Aguarde o ciclo completo;
  6. Coloque-as para secar em um local seco, arejado e longe da poeira.

No tanque

  1. Coloque as calcinhas em uma bacia com água fria ou morna;
  2. Adicione sabão líquido neutro e mexa um pouco para misturá-lo com a água;
  3. Se permitido pelas instruções na etiqueta, deixe de molho por cerca de 1 hora ;
  4. Enxágue em água corrente e torça as peças com delicadeza;
  5. Pendure-as para que elas sequem em um lugar sem umidade.

Quem não possui uma máquina, lavar as calcinhas manualmente pode dar um pouco mais de trabalho. Apesar de exigir mais tempo, lavar esse tipo de peça à mão aumentará a vida útil das suas peças, viu?

5 cuidados necessários para lavar suas calcinhas

Varal com vários prendedores coloridos.
Para não estragar suas calcinhas e manter a saúde vaginal, alguns cuidados são essenciais.

Além de aprender como lavar suas calcinhas corretamente, é importante ficar de olho em outros cuidados adicionais para manter suas peças sempre novinhas, bonitas e funcionais.

Existem alguns hábitos na hora da lavagem que fazem as fibras das calcinhas se abrirem, deixando o tecido com um aspecto de gasto. Então, se você quer manter a usabilidade e beleza das suas lingeries, deve seguir alguns cuidados.

1. Cuidado ao misturar suas roupas íntimas com as de outra pessoa

Se você mora com outras pessoas com quem não compartilha uma vida íntima, é importante tomar cuidado para não lavar todas as peças juntas, sabia? Você pode estar se expondo a bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.

2. Pode lavar a calcinha no banheiro, mas com todos os cuidados

Lavar a calcinha durante o banho é uma prática bastante comum. Ela não chega a ser contraindicada, mas você deve fazer isso da forma certa. Lave suas calcinhas com sabão neutro e deixe o sabonete somente para lavar o corpo – não misture as coisas, viu?

O maior problema está em deixar a peça secando dentro do box, mas que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma calcinha secando pendurada na torneira! Porém, esse é um lugar super úmido, o que pode acabar resultando em fungos e bactérias.

Quando terminar de lavar suas calcinhas no banho, coloque-as para secar em um local bem arejado. Além disso, a água quente também não é boa escolha na hora da lavagem, então você deve evitar!

Em uma lavanderia, uma mulher de blusa longa branca e jeans segura o cesto de roupas azul com algumas roupas dentro.
Lavar as calcinhas exige atenção e cuidados especiais. 

3. Não use produtos de limpeza pesada

Alvejantes e produtos com cloro podem acabar com suas calcinhas! Além disso, eles podem prejudicar a sua saúde, sabia?

Escolha sempre produtos com pH neutro. Eles são mais gentis com as fibras delicadas e também são menos propensos a causar alergias e outros problemas.

Os amaciantes também danificam as fibras e eles não são necessários. Tente usá-los somente em roupas que realmente precisam de mais maciez, combinado? 

4. Evite lavar suas calcinhas com outras roupas

Colocar todas as roupas de uma vez na máquina pode parecer mais fácil, mas isso prejudica a conservação das suas calcinhas. Se você quer mantê-las novinhas, lave com peças também delicadas, para que a regulagem do ciclo da máquina seja adequada para a roupa íntima.

5. Sempre confira a etiqueta

Essa é uma dica que vale para qualquer peça de roupa. As etiquetas levam informações muito valiosas sobre a lavagem e conservação das peças. 

Dependendo do material usado na confecção, as instruções de lavagem podem ser diferentes. Por esse motivo, você deve prestar atenção em cada etiqueta para que suas peças se mantenham conservadas por mais tempo.

Agora que você já sabe como lavar e cuidar de suas calcinhas, veja também quais são os perigos do sutiã apertado e a importância de escolher o modelo perfeito para o seu tipo de seio

Para ficar por dentro de conteúdos e dicas sobre moda, lifestyle e beleza, veja outros posts aqui no nosso blog. Estamos sempre de olho nos assuntos mais quentes para trazer novidades para vocês.

E se você gosta de ficar sabendo as últimas novidades com antecedência, assine a nossa newsletter. Você receberá nossos conteúdos sempre em primeira mão na sua caixa de entrada. É só colocar seu e-mail no box aqui embaixo!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie