HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Os perigos do sutiã apertado

O sutiã apertado pode causar diversos problemas à saúde, aprenda como descobrir se sua peça está no tamanho ideal.

23 de julho, 2021

Se você se identifica com as mulheres que adoram usar o sutiã um pouco mais apertado como um “truque de moda”, pare imediatamente para ler esse conteúdo!

Algumas pessoas acreditam que ao utilizar a peça mais justa, os seios vão ficar mais firmes, mas isso pode ser bastante prejudicial e trazer problemas para a saúde.

O sutiã é muito mais que um item de moda, ele é um acessório que deve trazer beleza e conforto na mesma proporção e precisa servir perfeitamente em quem o veste. 

Porém, grande parte das mulheres ainda usam sutiãs apertados, tanto intencionalmente, por estética, ou por falta de conhecimento mesmo. 

Muitas pessoas não sabem como tirar as medidas do corpo corretamente e acabam comprando o que dá a maior – e mais falsa – sensação de sustentação.

E é sobre isso que falaremos hoje, os perigos do sutiã apertado – como descobrir que a peça não é do tamanho ideal e como nunca mais errar!

Como saber que o sutiã está apertado demais?

No tamanho ideal, o sutiã irá valorizar e dar suporte aos seios – tudo de maneira bem confortável. Se ele estiver menor, você provavelmente vai sentir!

Além disso, existem algumas dicas que, ao observar, você irá conseguir entender se suas peças são ou não do tamanho correto.

  1. Seu sutiã fica subindo nas costas 

Além de ser super desconfortável, isso indica que você comprou uma peça menor que o necessário! O correto é que a angulação da alça esteja perfeitamente reta, em 90º, com a parte do fecho – assim, ele não fica subindo nas costas.

  1. O sutiã deixa marcas 

Se você perceber que ao tirar o sutiã ficam marcas avermelhadas abaixo dos seios, significa que ele está apertado demais. Em casos de sutiãs com arame, isso pode ser ainda mais grave, pois dificulta a circulação no local.

  1. Ombros machucados 

Para as mulheres com seios maiores, entendemos que a necessidade de sustentação é ainda maior! Por isso, você pode conhecer as melhores opções no conteúdo sobre tipos de sutiã

Porém, mesmo com o modelo de sutiã perfeito, você pode comprar o tamanho errado e sofrer com as alças! Se você perceber que seus ombros estão ficando machucados por causa delas, fique atenta, pois é um indicativo de que está mais apertado do que deveria.

Algumas mulheres chegam até a retirar a alça para aliviar o desconforto, mas é interessante ressaltar que nem toda peça foi pensada para ser um tomara que caia – e isso pode causar dores nas costas.

Consequências do sutiã apertado

a imagem mostra uma mulher de cabelos loiros e ondulados, branca, com um body preto de renda.
É preciso que todas as suas peças que tenham sustentação nos seios, estejam também no tamanho correto, assim como bodies e blusas que tenham bojo.

Se você se identifica com os tópicos anteriores, fique alerta! Usar a peça muito apertada pode trazer muitos problemas, principalmente se você faz uso há muito tempo. 

Essas são algumas consequências que o sutiã apertado pode causar:

  • Má postura; 
  • Mobilidade limitada; 
  • Alteração na biomecânica da coluna.

Quando a peça é menor do que deveria, prejudica muito a postura. Isso acontece porque além de fazer pressão na coluna, o sutiã apertado também faz com que a mulher tente aliviar a dor ficando curvada para frente. 

E isso pode se tornar um costume, mudando a biomecânica das costas.

Além de não funcionar muito bem, afinal, ele também limita a movimentação, pode causar desconforto para respirar e até mesmo dificultar a circulação sanguínea no local.

É mito: sutiã apertado e o câncer de mama

Possuímos diversos sistemas de drenagens nos seios, que podem ter sua eficiência reduzida pelo uso de lingeries do tamanho errado. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o sutiã apertado não é uma causa de câncer de mama.

Um estudo realizado em 2014 pela American Association for Cancer Research, comprovou que o mau uso desse acessório não está relacionado ao risco de câncer de mama.

Mas é fato que, independente disso, ele pode causar dores constantes na coluna e nos músculos, além de criar hábitos nada saudáveis, como o costume de se manter sempre curvada. 

A má postura pode trazer outros problemas mais sérios, como dores de cabeça, no estômago e também fadiga. 

Então, saiba como escolher o tamanho ideal do acessório para não passar por isso!

Como acertar no tamanho do sutiã?

A imagem mostra três modelos posando para uma campanha de fotos da Loungerie.
Não importa o estilo, a Loungerie possui o sutiã perfeito para você!

Na hora de escolher o sutiã ideal é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Existe um passo a passo de como escolher o tamanho correto, medindo o busto, altura dos ombros e tamanho da taça.

Além de fazer você se sentir bem, ele deve ser a peça responsável por te deixar segura e confortável, mesmo que os propósitos sejam looks e ocasiões diferentes.

Por isso, se você deseja escolher o sutiã perfeito, se atente aos conteúdos sobre tipos de sutiãs e como tirar as medidas corretas do corpo, assim garantimos que você vai sempre acertar!

O ideal é sempre vestir o sutiã antes de comprá-lo, porém as políticas de higiene de muitas lojas não permitem, além de não ser uma boa opção para quem compra online. 

Veja o passo a passo para descobrir se seu sutiã está do tamanho correto e não errar na compra dos próximos:

  1. Você deve conseguir respirar normalmente. Inspire e expire para verificar se ele não irá te incomodar e não está te apertando;
  1. Você deve conseguir fazer todos os movimentos, sem se sentir presa. Experimente levantar os braços para ver se a peça sobe, pois se subir, também está apertada demais; 
  1. Você deve observar se ele está encaixado corretamente no corpo e não saindo do lugar conforme os movimentos. As alças também não podem pressionar os ombros para baixo;
  1. Atrás, as alças não podem estar puxando o fecho para cima, devendo ficar confortáveis e retas.

Agora que você já conhece tudo sobre os perigos do sutiã apertado, temos uma dica: a Loungerie, além de fornecer as medidas de todas as peças, possui um provador virtual em cada produto. 

Isso faz com que você compre sem medo, pois ele tira suas medidas de acordo com o provador virtual e te indica o tamanho do sutiã perfeito! 

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer mais sobre sensualidade e autocuidado em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie