HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Você sabe quais são os alimentos ricos em vitamina D?

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo e pode ser encontrada em diversos alimentos

8 de outubro, 2021

Será que você está se alimentando bem? Existem diversas vitaminas que são essenciais ao nosso organismo, e caso elas estejam faltando, nosso corpo não funciona tão bem quanto deveria. 

A alimentação, de maneira geral, representa um papel muito importante quando falamos de hábitos saudáveis e autocuidados. No entanto, ela pode ser considerada complementar quando falamos da vitamina D!

Nesse conteúdo, falaremos sobre o motivo e contexto que fizeram a vitamina D ser descoberta, qual sua importância e como ter uma alimentação rica nessa vitamina.

Descubra mais a seguir!

O que é?

Um frasco de vitamina D com embalagem escrita em francês, em cima de uma mesa branca.
Você sabia que a vitamina D, mesmo com o nome, não é uma vitamina?

No século XX, com os diversos casos de raquitismo – doença que atrofia os ossos e tem relação com a desnutrição -, médicos e bioquímicos se juntaram para tentar descobrir sua cura. 

Em 1916, Harry Steenbock, que era um bioquímico, professor e pesquisador na Universidade de Wisconsin, descobriu que o sol poderia ser o grande remédio para essa doença e mesmo sem entender o motivo, realmente funcionava.

Algum tempo mais tarde, em 1922, o bioquímico Elmer McCollum conduziu um estudo com alimentos consumidos por noruegueses – que curiosamente não tinham nenhum caso de raquitismo – e descobriu essa nova substância, que ele chamou de vitamina D. 

Com o passar dos anos, ao ser estudada melhor, descobrimos que a vitamina D não é uma vitamina, e sim um hormônio esteróide que pode ser sintetizado pelo nosso corpo

E foi assim que toda a história do sol fez sentido. Esse hormônio passa a ser produzido quando nossa pele entra em contato com os raios ultravioletas (UV) – os mesmos que tentamos fugir com o uso diário do protetor solar!  

Como a maioria das pessoas têm estilos de vida muito corridos e passamos muito tempo dentro de casa ou escritório, esses momentos de banho de sol acabaram ficando mais raros e assim, a vitamina D passou a ser sintetizada em laboratório, para evitar sua deficiência.

Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento de diversos processos que acontecem em nosso organismo, vamos conhecer mais sobre suas funções? Descubra a seguir!

Para que serve a vitamina D?

A lista de benefícios da vitamina D é enorme e seria praticamente impossível viver sem ela.

O hormônio ajuda na absorção de cálcio fosfato, sendo essencial para os ossos – tanto quando estamos no processo de crescimento e formação óssea, quanto prevenindo possíveis doenças e desgastes.

Além disso, pode agir em diversas áreas do corpo, ajudando no combate a inflamações, cuidando do coração, estômago e até prevenindo doenças degenerativas, como Alzheimer

Como já falamos, a lista é extensa, então anota aí os benefícios da vitamina D:

  • Saúde e fortalecimento dos ossos e dentes;
  • Redução nos riscos de impotência sexual;
  • Regulação dos níveis de cálcio e fosfato no organismo;
  • Prevenção e controle da hipertensão;
  • Diminuição do risco de doenças, como diabetes, câncer, alzheimer, etc;
  • Ajuda no processo de crescimento e fortalece os músculos;
  • Aumento da imunidade;
  • Ajuda com espasmos musculares, diminuindo casos de cólica menstrual;
  • Redução de inflamações;
  • Combate de doenças autoimunes (lúpus, artrite e psoríase);

Sabendo dessa enorme lista de benefícios, já entendemos que é impossível viver sem essa substância. Porém, como os alimentos são complementares, como fazer com que a quantidade de vitamina D fique sempre equilibrada?

Como conseguir vitamina D?

Mulher branca de olhos azuis com um feixe de luz no rosto. Tomando sol por causa da vitamina D.
É recomendado tomar sol pelo menos de 15 a 20 minutos por dia. (Reprodução: Pinterest / intothegloss)

Antes de tudo, é importante falar que nossa maior fonte de vitamina D é o sol. Porém, com a evolução rápida das cidades e mudança nos estilos de vida, estamos cada vez mais longe dessa exposição.

Passamos mais tempo em lugares fechados, com muito protetor solar e vamos pouco a lugares abertos, pois as ruas são repletas de prédios que barram a entrada da luz solar. 

Então, a primeira dica é: tome banho de sol!

Como os alimentos representam apenas 20% da vitamina D que precisamos, é necessário tomar banho de sol diariamente para manter seus níveis sempre equilibrados.

Se você tiver pele clara, 15 a 20 minutos por dia são suficientes e lembre-se: não use protetor solar! O protetor solar pode bloquear em até 98% a entrada dos raios solares.

Já se você tiver pele escura, esse pode ser considerado o tempo mínimo de exposição, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção da vitamina D. O ideal seria de 30 minutos a 1 hora de banho de sol – também sem o protetor solar.

E como precisamos estar desprotegidos, o horário ideal para esse momento é antes das 10 horas ou depois das 15 horas.

Caso a exposição solar não seja feita, é importante que sua dieta seja equilibrada, sempre com alimentos ricos em vitamina D para que não haja nenhum problema de saúde futuro. 

Se seus níveis de vitamina ficarem baixos, já foram descobertas mais de duas mil funções que podem ser prejudicadas em seu organismo. Por isso, descubra agora os alimentos ricos em vitamina D para incluir já na sua rotina saudável!

Alimentos ricos em vitamina D

Uma tábua de madeira com diversos niguiris de salmão e outros peixes. Ao lado, há uma tigela com molho shoyu.
Salmão, o queridinho da comida japonesa, é rico em vitamina D!

Agora que você conhece todos os benefícios e também a importância de ter uma dieta rica em vitamina D, descubra os alimentos mais famosos por carregarem esse hormônio importantíssimo para o nosso corpo!

É interessante começar esse tópico afirmando que a maioria dos alimentos com vitamina D são de origem animal, o que dificulta um pouco essa absorção através de alimentos quando falamos de pessoas vegetarianas e veganas – por isso, é ainda mais importante a exposição solar!

Confira as opções mais famosas:

  • Salmão;
  • Gema de ovo;
  • Carnes – frango, peru e porco;
  • Iogurte;
  • Leite fortificado;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Bife de fígado;
  • Queijo – cheddar, suíço e outros queijos fortificados;
  • Cogumelos; 
  • Sardinha;
  • Laranja.

Precisamos destacar que, além da vitamina D, existem outras que também são necessárias para nossa saúde, como é o caso da Vitamina C.

Sendo assim, busque sempre uma rotina mais saudável, com alimentação equilibrada e momentos de lazer ao ar livre – para tomar sol! 

Agora, que tal conhecer mais sobre saúde e bem-estar? Em nosso blog, existem diversos conteúdos sobre o tema, inclusive tudo sobre yoga em casa para iniciantes!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie