HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como ter uma rotina de cuidados com a pele? Te ensinamos!

Descubra o passo a passo para ter sua própria rotina de skincare.

16 de julho, 2021

Não existe uma idade definida para começar a cuidar da pele, mas uma coisa é certa: quanto antes, melhor!

Ter uma rotina de cuidados com a pele, carinhosamente conhecida como skincare, é fundamental para manter a saúde dela em dia. 

Essa rotina de cuidados é capaz de prevenir o envelhecimento precoce – com aparecimento de linhas de expressão – e também garante uma pele sempre hidratada e com uma luminosidade incrível.  

É uma etapa super importante do autocuidado que deve ser adicionada em sua listinha de hábitos saudáveis, além de trazer resultados incríveis a curto e longo prazo – interferindo de maneira positiva em nossa rotina! Afinal, quem não ama e gostaria de ter uma pele perfeita? 

No entanto, é super comum ter dúvidas na hora de começar essa rotina de cuidados, então se você se sente um pouco perdida, fique tranquila! Montamos um guia da skincare para te ajudar!

Rotina de cuidados com a pele: passo a passo

a imagem mostra uma mulher negra, de olhos castanhos e toalha no cabelo, com um algodão em disco para limpar a pele.
A limpeza é um dos passos mais importantes de uma rotina de cuidados com a pele. 

Para obter uma rotina correta, que traga os melhores resultados, é preciso saber qual seu tipo de pele, pois cada uma possui características diferentes.

São elas:

  • Oleosa: poros dilatados, propensão à acne e oleosidade no rosto todo;
  • Mista: é mais oleosa na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e também propensa à acne;
  • Seca: naturalmente ressecada e possivelmente sensível;
  • Normal: poros normais, poucos cravos e espinhas, luminosa e sem oleosidade excessiva.

Depois de observar o seu tipo de pele, você deve procurar por produtos adequados a ela. Por exemplo, se sua pele for oleosa, é ideal utilizar apenas produtos específicos que vão ajudar a controlar a oleosidade e fechar os poros. 

Recomendamos sempre consultar um dermatologista primeiro, mas é possível se atentar às indicações nos rótulos dos produtos.

Ter essa rotina de cuidados com a pele é fundamental para fazer com que ela permaneça saudável e com uma aparência bonita

Então, vamos ao passo a passo de como tornar o sonho da pele perfeita uma realidade!

Rotina de cuidados: Manhã

Como são períodos diferentes do seu dia, existe sim diferença entre a rotina da manhã e da noite – mas não são tantas! 

  1. Limpar

Esse passo é o mais importante e existem várias formas e tipos de produtos para isso. Mas, de forma geral, é interessante que você invista num gel de limpeza específico para o seu tipo de pele

Caso ela seja oleosa e com propensão à acne, os sabonetes costumam ser mais fortes para conseguir deixar a pele mais sequinha. Já os limpadores faciais indicados para peles mistas, normais ou secas são menos agressivos, pois não precisam da mesma potência.

Produtos para pele oleosa geralmente também são adstringentes ou possuem ácido salicílico na fórmula, que é um componente importante para combater a acne. Enquanto os produtos para os demais tipos de pele são hidratantes e fazem uma limpeza mais gentil, sem agredir a pele que já é sensível.

Dica: evite lavar o rosto com água muito quente, pois além de abrir os poros, também resseca a pele. 

  1. Tonificar

Logo após a limpeza, você pode adicionar um tônico facial, o que não é extremamente necessário, mas é capaz de equilibrar o pH do rosto e pode ser o diferencial na hora da absorção dos produtos. 

Outro ponto positivo em aplicar um tônico facial é que ele é um passo de tratamento e pode te ajudar com alguns benefícios extras! 

Existem três tipos principais:

  • Adstringente: ideal para pele oleosa, ajudando a eliminar cravos e espinhas, além de controlar a oleosidade;
  • Hidratante: pensado para pele seca, ou até mesmo mista e normal, hidratando sem pesar;
  • Calmante: indicado para todos os tipos de pele, pois possui uma ação anti inflamatória.

Esse produto normalmente é super leve e bem líquido. O tônico pode ser aplicado com algodão, mas para evitar desperdício, o jeito mais correto é colocar um pouco nas mãos limpas e dar batidinhas em todo rosto, deixando absorver. 

  1. Hidratar 

O terceiro passo é indispensável – inclusive se sua pele for oleosa!

A pele oleosa necessita de hidratação assim como as outras, já que quando hidratamos, estamos repondo a água da pele e isso não tem nada a ver com sua oleosidade.

Ao apenas lavar o rosto e pular a hidratação, você pode estar tirando toda a oleosidade natural da pele, fazendo com que a produção de sebo seja ainda mais intensa – o famoso efeito rebote

É por isso que também na hora de hidratar é importante ter os produtos certos em mãos.

No caso de peles sensíveis e secas é melhor utilizar um hidratante mais potente, em creme, para a proteção e retenção permanecerem por mais tempo.

E para seguir corretamente os cuidados com a pele oleosa, você pode optar por hidratantes em gel ou por um sérum – que é um dos queridinhos por ser super leve e deixa a pele sequinha ou com toque aveludado. 

  1. Proteger
a imagem mostra uma mulher branca de olhos castanhos, seu cabelo é castanho e está preto. Ela está passando protetor solar no rosto.
O protetor solar é indispensável na skincare, ele é o segredo para uma pele jovem e saudável!

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é um produto que não pode ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele. 

Ele é o ponto chave para prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.

Antes, era considerado um produto muito pesado, principalmente pelo pessoal da pele oleosa. Mas atualmente, existem protetores que são bem leves e confortáveis na pele.

E essa é uma etapa que muda quando adaptamos a rotina para a noite, vamos conhecer?

Rotina de cuidados: Noite

Antes de dormir, você deve fazer sua rotina de cuidados com a pele normalmente, e se quiser: adicionar alguns passos e produtos. 

Muitas vezes, mesmo lavando o rosto, ficam resíduos de protetor solar. A mesma coisa acontece com a maquiagem, por isso é ideal usar ou demaquilante ou cleansing oil no final do dia.

O cleansing oil é um produto relativamente novo aqui no Ocidente, mas com certeza já ganhou o coração de muita gente. Essencial na rotina de cuidados das orientais, ele derrete a maquiagem e o protetor solar, deixando a pele completamente limpa. 

Dependendo do tipo de cleansing oil é necessário lavar o rosto depois. Então, após esse passo, voltamos ao que temos pela manhã:

  • Cleansing oil;
  • Gel de limpeza;
  • Tônico facial;
  • Hidratante.

Durante a noite as células estão se regenerando, por isso, é ainda mais importante focar na sua pele, pois ela absorve mais os produtos.

Justamente por isso, muitas pessoas adicionam produtinhos na rotina da noite, geralmente de tratamentos mais específicos. Esses podem ser algum tipo de ácido, a vitamina C ou um hidratante mais potente.

Benefícios de uma rotina de cuidados com a pele 

Além de prevenir o envelhecimento precoce da pele, ter uma rotina de cuidados com a pele pode te trazer muitos outros benefícios, deixando sua pele radiante 24h por dia!

A lista é grande, mas podemos destacar alguns pontos importantes, que nem sempre estão visíveis, mas estão acontecendo. São eles:

  • Protege a pele (tanto da poluição, quanto dos raios solares);
  • Evita o ressecamento e controla a oleosidade, trazendo o equilíbrio perfeito;
  • Uniformiza a pele;
  • Combate linhas de expressão;
  • Hidrata e estimula a renovação celular da pele.

Sem falar na luminosidade e viço incrível que podem ser notados logo nos primeiros dias. Então, não espere para começar sua rotina de cuidados com a pele, ela faz bem para a mente e para o corpo como um todo!

Agora que você já conhece o guia completo de cuidados com a pele, que tal encontrar mais conteúdos sobre autocuidado e lifestyle em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie