Você sabia que existem vários tipos de preservativo e que eles vão muito além do modelo tradicional que todos conhecem? Tem camisinhas de vários tamanhos, texturas e materiais, para todos os gostos e necessidades.
6 de junho, 2024Mas o preservativo não é apenas uma questão de preferência pessoal. Segundo o Ministério da Saúde, além de prevenir a gravidez indesejada, o uso de camisinhas é o método mais eficiente para prevenir HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Para te ajudar a entender as diferenças entre os tipos de camisinhas e a escolher a melhor opção para você e sua parceria, preparamos um guia cheio de informações. Afinal, segurança e prazer podem (e devem!) andar juntos.
Existem vários tipos de preservativos masculinos, cada um com características específicas para atender cada preferência e necessidade. Dá uma olhada:
Além do tamanho convencional de 52 mm de largura, existem outras medidas que atendem os diferentes “portes”:
Os preservativos podem ser feitos de materiais variados. Aqui estão os tipos mais comuns:
Os preservativos com texturas e relevos são uma ótima opção para aumentar o prazer durante o sexo. Eles proporcionam sensações únicas que podem tornar a experiência ainda mais estimulante e divertida.
Que tal experimentar algo bem parecido ao contato com a pele, mas sem comprometer a proteção? Os preservativos finos ou ultrafinos são feitos exatamente para isso.
Para aumentar o prazer sensorial, alguns preservativos vêm com lubrificantes que oferecem uma sensação deliciosa de frio ou calor.
Quer deixar o momento mais saboroso? Tem preservativos com gosto de morango, uva, chocolate, hortelã e muito mais. Com eles, o sexo oral fica ainda mais gostoso.
Os preservativos com espermicida oferecem uma camada extra de proteção. Eles são revestidos com substâncias que inibem a ação dos espermatozoides.
Os preservativos com gel retardante têm uma substância que aumenta a duração da relação sexual, pois o homem pode levar mais tempo para ejacular.
A escolha entre camisinha feminina ou masculina é pessoal. Ambas são eficazes para evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Cada uma tem suas características e vantagens, saiba quais são elas:
Prós
O preservativo feminino dá mais controle à mulher. Ela pode ser inserida até 8 horas antes da relação, assim não interrompe o calor do momento. Além disso, oferece proteção extra contra algumas ISTs, pois cobre parte da vulva.
Contras
A camisinha feminina costuma ser menos comum e mais cara que a masculina. Outro detalhe é que ela pode fazer barulho durante o sexo.
Prós
O preservativo masculino costuma ser mais fácil de encontrar. Existe uma grande variedade de opções (tamanhos, texturas, materiais). Também é bem discreta e silenciosa durante o uso.
Contras
Precisa ser colocada no momento da ereção e pode diminuir a sensibilidade para alguns homens.
O preservativo é um método muito eficaz na prevenção da gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Mas ele não é o único método disponível:
Escolher o preservativo ideal pode transformar sua experiência, proporcionando conforto e segurança. Lembre-se de seguir as instruções para garantir sua eficácia na prevenção de gravidez e ISTs. Quer aprender mais sobre assuntos como esse? Confira outros conteúdos no blog da Loungerie!