Você já teve aquela surpresa desagradável de encontrar um sangramento fora do período menstrual? Saiba que você não está sozinha. O escape menstrual é mais comum do que se imagina e pode acontecer por diversos motivos. Entenda melhor o que é e quais são as principais causas!
30 de julho, 2024O escape menstrual, também chamado de spotting, é tipo um “pequeno vazamento” que pode surgir em diferentes momentos do ciclo. Ele tem algumas características, como:
Será que aquele sangramento leve e inesperado é só um escape menstrual ou a menstruação está chegando? Sempre bate a dúvida, mas tem um jeito de identificá-lo.
O ciclo menstrual costuma durar cerca de 28 dias, começando no primeiro dia da menstruação, que normalmente dura de 3 a 7 dias. O spotting aparece de surpresa nesse intervalo entre as menstruações. Para diferenciar os dois, fique de olho na duração e na intensidade do sangramento.
Se ele for leve e acabar logo, provavelmente é um escape. Mas se o sangramento aumentar e durar alguns dias, provavelmente é a menstruação dando as caras.
Para te ajudar a entender o que está acontecendo com seu corpo, separamos as principais razões por trás do spotting:
Os métodos contraceptivos hormonais, como pílula, DIU, implante ou injeção, podem causar escapes menstruais, especialmente nos primeiros meses de uso. É como se o seu corpo estivesse se adaptando à nova rotina.
Se você usa pílula anticoncepcional, o spotting costuma desaparecer em cerca de dois meses. Mas, se persistir, pode ser que a pílula não seja adequada para você. Ah, esquecer de tomar a pílula também pode causar escapes!
Doenças como a síndrome do ovário policístico, pólipos uterinos e miomas também podem causar sangramentos inesperados. Fique atenta a outros sintomas como cólicas fortes, ciclo irregular, fluxo menstrual intenso ou dor durante a relação sexual.
Algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar sangramento de escape. Observe se tem outros sintomas como corrimento vaginal, dor durante a relação sexual e ardência ao urinar.
O spotting também pode ser um dos primeiros sinais da gravidez, causado pelas alterações hormonais. Na maioria dos casos, não é motivo para preocupação, mas se o sangramento for intenso ou vier acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, procure um médico.
Pode acreditar, o estresse pode sim bagunçar seus hormônios e causar escapes menstruais. Em períodos muito tensos, o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, costuma aumentar, o que pode atrasar a ovulação ou até mesmo fazer a menstruação “sumir”.
Na maioria das vezes, sim! Geralmente, ele só indica que algo mudou na sua rotina e logo desaparece sozinho.
Mas, como nosso corpo é cheio de surpresas, é importante ficar de olho. Então, quando ele surgir, pergunte-se:
Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, ou se você estiver preocupada, marque uma consulta com sua ginecologista. Ela vai te ajudar a entender o que está acontecendo e te dar as orientações certas.
Por ser leve, o escape menstrual pode ser facilmente controlado com um absorvente diário. Mas que tal aproveitar a oportunidade para experimentar uma alternativa mais confortável e sustentável?
Os produtos da Be Kind são ótimas opções para o dia a dia, tanto para spotting quanto para a menstruação normal. Existem dois formatos: o pad, que é um absorvente de tecido para ser colocado sob a calcinha e a calcinha absorvente.
Ambos têm camadas ultra absorventes, antimicrobianas e impermeáveis, garantindo segurança para você se sentir livre e protegida em todos os momentos.
A tecnologia da Be Kind permite que eles sejam reutilizáveis, o que é ótimo para o planeta e para o seu bolso. Além disso, eles são respiráveis, evitando odores indesejados e a sensação de abafamento.
O escape menstrual é um sinal do seu corpo e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação. Mas se você tiver dúvidas ou o sangramento for frequente, intenso ou acompanhado de outros sintomas, não deixe de procurar uma ginecologista, combinado?
Para continuar se informando sobre saúde e bem-estar feminino, que tal conferir outros artigos interessantes no blog da Loungerie. Lá você encontra dicas, informações e curiosidades sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher.