HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

5 hábitos saudáveis e fáceis para você incluir na sua rotina

Conheça as principais dicas para ter uma rotina mais saudável e mudar sua vida!

7 de junho, 2021

Construir e manter uma rotina saudável em meio à agitação do dia a dia pode parecer impossível, quase que um super desafio, fazendo a gente acreditar que não há tempo para cuidar da nossa saúde e bem estar.  

A verdade é que muitas vezes escolhemos dar prioridade a outras atividades em nome de todas obrigações que temos durante o dia, deixando a saúde física e emocional de lado. 

Auto-sabotagem que fala, né? A própria. Nos esquecemos que nossas ações do cotidiano, que transformamos em hábitos, impactam diretamente em diversos aspectos da nossa vida – de forma positiva ou negativa. 

E para alcançar uma vida saudável, aquela que está em nossos sonhos, precisamos ficar atentas ao que costumamos fazer em nossa rotina. 

É fundamental que nossos hábitos diários sejam pensados a curto e longo prazo, para uma maior qualidade de vida, ok? Como sabemos que essa rotina cheia de equilíbrio é uma construção, separamos cinco hábitos saudáveis para você incluir facilmente no seu dia-a-dia. Confira:

5 hábitos saudáveis fáceis para incluir na rotina

Mulher branca, com tatuagens, de toalha em sua sala bebendo uma xícara de chá com uma toalha no cabelo também.
Alimentação saudável, melhoria do sono e adquirir hobbies podem mudar seu dia a dia.

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem mudar sua vida! Confira a lista que preparamos para você descobrir por onde começar:

  1. Alimentação saudável e equilibrada 
Alimentação saudável, temos um prato preto com alimentos saudáveis, como frango, tomate e rúcula.
Fazer escolhas melhores na alimentação é um hábito saudável que reflete muito positivamente a longo prazo.

Sabemos que é bem mais fácil recorrer a alimentos industrializados e fast food no dia a dia corrido, mas é muito importante prestar atenção no tipo de comida que consumimos. 

Nossa alimentação reflete diretamente em nosso corpo – não apenas fisicamente -, assim como em nossa mente, energia e humor. 

E fique atenta: alimentação saudável não é dieta! É uma forma de vida e também um hábito que podemos construir, reconhecendo as necessidades nutricionais do nosso organismo e fazendo escolhas melhores.

Isso significa trocar algumas preferências e buscar alternativas mais saudáveis, o que em primeiro momento pode parecer bastante trabalhoso, mas que com um pouco de determinação, se torna recorrente e super fácil.

Um exemplo é ter comidas congeladas naturais em casa para fugir da tentação de pedir um fast food quando a fome bater. Ou beliscar algumas castanhas ao invés de abrir um saco de salgadinho. 

  1. Tenha um dia mais ativo 
Foto de uma mulher loira fazendo yoga sobre um tapete estampado.
Teve um dia estressante? Experimente fazer alguma atividade física!

Você não precisa necessariamente escolher um esporte ou se inscrever em uma academia para começar a ter hábitos saudáveis. Para tornar seu dia mais ativo você só precisa buscar formas de se movimentar mais durante o dia a dia. 

Você pode trocar o elevador pelas escadas, se alongar rapidamente pela manhã, levantar mais vezes para buscar água fresca ou aproveitar a caminhada até o mercado e padaria – qualquer atividade funciona

Ter uma rotina mais ativa faz bem não só fisicamente, como também mentalmente. Uma das melhores formas para relaxar após um dia estressante é fazendo alguma atividade física e movimento o corpo.

  1. Valorize seu sono
Mulher deitada, de olhos fechados, se espreguiçando em sua cama pela manhã. Dormindo.
Uma boa noite de sono influencia todo seu dia, por isso dormir bem é uma das etapas mais importantes.

Assim como ter um dia mais ativo é um dos pilares essenciais para ter uma vida equilibrada, a qualidade do seu sono também é. 

Uma ótima dica para uma noite perfeita de sono é cultivar um ritual antes de dormir. Assim, nosso corpo se acostuma a esse momento e vai se preparando para se desligar. 

Se todas as noites você se desconectar das redes sociais, preparar um chá e ler um livro na cama por alguns minutos, o seu corpo vai identificando que o momento de dormir se aproxima e já começa a relaxar.

  1. Exercite sua mente e corpo
Em uma biblioteca, há uma mulher entre duas prateleiras, observando os livros que estão no alto. Ela tem cabelos curtos e ruivos, é branca e usa um vestido florido.
Seja ler, tricotar ou praticar alguma atividade física, ter um hobby é um dos hábitos saudáveis mais divertidos!

Com tantas obrigações da vida adulta, separar um tempinho para fazer algo simplesmente por prazer é também um ato de autocuidado. Cultivar um hobby em seu dia a dia é um dos hábitos saudáveis mais fáceis e divertidos de incluir na rotina!

Um hobby pode ser qualquer atividade simples que possa ser realizada no seu tempo livre, desde algo que te estimule intelectualmente, como leitura, palavras cruzadas e xadrez, até alguma atividade física, como musculação, yoga ou corrida.

Hobbies trazem a sensação de realização, impulsionam nosso cérebro e diminuem o estresse, além de ser uma ótima distração.

Se arrisque e se permita sair da bolha, encontrando novos temas que possam despertar seu interesse e até mesmo criar novas paixões. 

  1. Reserve um tempo para você 
Em um banheiro, uma mulher está deitada na banheira lendo um livro.
Mesmo com a correria do dia a dia, é importante separar um tempinho só para você!

Hábitos saudáveis entram no grupo de boas práticas relacionadas ao autocuidado. Quando escolhemos ter uma rotina mais positiva e nos preocupamos com nossas ações, isso é refletido em nossa vida. 

Muitas vezes a correria faz com que nos deixemos de lado e nos preocupemos apenas com fatores externos, como família, trabalho e estudos. Mas é extremamente importante olhar para dentro e cuidar de nós mesmas.

Por isso, reserve um tempo exclusivamente para você. Seja cuidando da sua pele e do seu corpo, fazendo um spa day caseiro, se desligando das redes sociais ou fazendo uma caminhada, esqueça o resto do mundo e foque apenas em você mesma. 

Como adaptar hábitos saudáveis em sua rotina

Mulher trabalhando em sua mesa, com um notebook.
Hábitos saudáveis podem ser facilmente incorporados em sua rotina, basta ter dedicação e paciência.

Os estudos sobre hábitos e sua relação com nossa saúde datam desde a Grécia Antiga. Porém, foi apenas no século 20 que essa discussão se fortaleceu e confirmou que hábitos saudáveis impactam diretamente em nossa saúde física e emocional. 

Somar os bons hábitos ao seu dia a dia, além de melhorar a disposição e humor ao liberar os chamados “hormônios da felicidade”, também minimizam o risco de doenças físicas e emocionais.

Mas, sabemos que não é fácil fazer mudanças em uma rotina já estabelecida. É fundamental entender que adotar hábitos saudáveis diariamente é uma ação que requer tempo, dedicação e um profundo respeito pelo seu corpo e seus limites. 

Comece devagar. Vá aos poucos incorporando novas atividades em seu dia a dia e fazendo escolhas melhores. Com um pouco de paciência, seu corpo vai se acostumando com essas mudanças e transformando elas em hábitos. 

E o mais importante: não desista!

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o universo Loungerie em nosso blog!

 

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie