Saiba como dar os primeiros passos nessa técnica que é sinônimo de saúde e bem-estar!
27 de agosto, 2021Cada ano que passa, mais pessoas têm buscado nas práticas terapêuticas do yoga um refúgio para a correria e o estresse do dia a dia.
Muito mais que um simples exercício para o corpo, essa técnica milenar trabalha elementos que podem trazer inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental.
Além disso, ela não discrimina idade, peso, religião ou coisas do gênero – é uma atividade acessível e que pode ser praticada por todas as pessoas!
No entanto, se você não mora perto de um estúdio ou é do tipo que não tem muito tempo disponível na agenda, pode ser difícil encaixar esse exercício na sua rotina.
A boa notícia é que mesmo sem o auxílio de instrutores especializados é possível praticar yoga em casa e colher uma série de benefícios!
Portanto, acenda o incenso e estenda seu tapete: esse post é para você que está começando a se aventurar na arte do yoga e pretende iniciar as práticas no conforto do seu lar. Acompanhe!
Quando começam a praticar yoga, a maioria das pessoas pensa imediatamente nas melhorias físicas que a atividade promove.
E de fato, ela fornece um treino completo de baixo impacto, que fortalece e alonga diferentes partes do corpo, além de corrigir problemas de postura e equilíbrio.
No entanto, seus benefícios vão muito além disso!
A seguir, separamos alguns dos principais motivos que demonstram porque você deve praticar yoga em casa, e incluí-la imediatamente numa rotina de hábitos saudáveis.
O estresse é sem dúvidas um dos grandes males da vida moderna e um dos principais papéis do yoga é combatê-lo.
Estudos demonstram que a prática frequente de yoga reduz significativamente os níveis de cortisol, hormônio responsável pela irritação.
Além disso, a respiração profunda entre as posições ajuda a esvaziar a mente, produzindo uma sensação de alívio instantâneo, ideal para te relaxar depois de um dia cheio!
O foco no trabalho respiratório, em particular, faz do yoga um meio funcional de controle sobre a ansiedade.
Isto porque a prática enfatiza a importância de se conectar com o momento presente, ao mesmo tempo em que exercita constantemente a busca pela paz interior.
A técnica já foi usada em pesquisas envolvendo pacientes com transtorno de ansiedade generalizada e obteve resultados promissores.
Além dos benefícios para a saúde mental, praticar yoga em casa pode aliviar vários incômodos físicos, principalmente nos músculos e articulações.
A atividade é reconhecidamente terapêutica para promover melhorias de postura, diminuir dores na região lombar e outros problemas musculares em geral, sendo até usada em tratamentos como o da artrite e da fibromialgia.
Exercícios de alongamento já costumam resultar em uma série de benefícios para o nosso corpo e isso não poderia ser diferente com o yoga.
As diferentes posições promovem uma melhoria gradual na nossa flexibilidade, diminuindo a rigidez e contribuindo para a articulação física, especialmente em pessoas mais velhas.
Assim como a meditação, o yoga é uma filosofia de vida, que prega acima de tudo o autoconhecimento e a conexão física e emocional.
Sendo uma técnica que estimula a concentração e o desenvolvimento da sua consciência corporal, é um ótimo caminho para quem deseja alinhar corpo e mente, trazendo serenidade e um controle maior sobre o fluxo de pensamentos.
Uma das grandes vantagens do yoga sobre outras modalidades de exercício físico é justamente não demandar grandes espaços ou equipamentos específicos.
Qualquer ambiente da sua casa que ofereça um local tranquilo para concentração pode servir para as práticas.
O ideal é contar com um tapete próprio de yoga, que não costuma ser caro e pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de artigos esportivos.
Porém, nada te impede de improvisar com almofadas ou um colchonete fino – o importante é ter uma superfície confortável e que não seja espessa a ponto de atrapalhar seus movimentos.
Dito isso, é hora de conhecer algumas recomendações gerais para começar seu yoga em casa e executar as práticas com segurança!
O yoga tem tudo a ver com cultivar a conexão mente-corpo, então ouça e respeite seu corpo, especialmente quando ele precisar de uma pausa.
Praticando em casa é importante que você tenha um cuidado dobrado. Não se esforce além dos limites, e lembre-se que toda evolução requer paciência.
Então tudo bem não conseguir realizar de cara as posições mais complexas, – o importante é manter a frequência e buscar evoluir todos os dias, no seu tempo e ritmo.
Como vai estar alongando e flexionando seu corpo, é aconselhável fazer as práticas usando roupas que não restrinjam seus movimentos.
Por isso, evite peças justas que possam atrapalhar os exercícios. Dê preferência a tecidos que ofereçam alguma elasticidade, como algodão ou microfibras.
E já que estamos em casa, por que não fazer yoga de pijama? Na Loungerie, temos peças em viscose e elastano, dois tecidos leves e super confortáveis que são ótimos para a prática!
Assim como qualquer atividade física, não é recomendado que você pratique yoga sem ter consumido algum alimento nas horas anteriores.
Faça um lanche leve e saudável, como frutas ou barrinhas naturais, ao menos uma hora antes de cada sessão. Isso vai ser o suficiente para fornecer a energia necessária para que a prática seja bem executada!
Depois de conhecer os principais benefícios e conferir algumas dicas, é hora de começar a esticar seu corpo!
Abaixo, separamos quatro posições de yoga para iniciantes que podem facilmente serem feitas em casa.
Permaneça em cada uma das posições respirando profundamente sete vezes, alongando-se mais a cada inspiração e encontrando mais profundidade a cada expiração.
Legenda: Simples e prática, a pose de criança tem um papel fundamental numa rotina de yoga.
Alt text: Mulher realizando a posição criança na yoga, ela está em um cômodo da casa com plantas e seu tapete de exercícios.
Uma postura relaxante e tranquila de se fazer, que pode ser usada sempre que for necessário descansar o corpo entre uma posição e outra.
A pose de criança alonga suavemente a parte inferior das costas, quadris, coxas, joelhos e tornozelos, e relaxa principalmente a coluna, ombros e pescoço.
Fique de joelhos no chão e apoie o corpo sobre os calcanhares. Depois, solte lentamente seu peso à medida que estende os braços para a frente, se concentrando em relaxar os músculos da coluna e da parte inferior das costas.
Legenda: O cachorro olhando para baixo é uma das posições mais conhecidas do yoga moderno.
Alt text: mulher negra em sua sala de estar fazendo a posição cachorro olhando para baixo do yoga moderno.
Com um nome no mínimo curioso, essa pose fortalece a parte superior do corpo enquanto alonga os tendões da coxa, panturrilhas, glúteos e os arcos dos pés.
É uma excelente posição para aliviar pressões e dores nas costas, e também para trabalhar a flexibilidade dos ombros e do peito.
Com seus pés na largura do quadril, incline seu corpo até plantar as mãos no chão, na largura dos ombros. Flexione os joelhos enquanto caminha lentamente para frente, empinando o bumbum e buscando formar um triângulo com seu corpo.
Continue até onde conseguir, concentrando em distribuir seu peso nas palmas das mãos e levantar os quadris para cima e para trás, afastando eles dos ombros.
A prancha é uma posição bastante comum, até em outras modalidades de exercícios físicos.
Ela é de execução bem simples, mas exige força e estabilidade. Ajuda a fortalecer ombros, braços, pernas e toda a região do core, sendo um exercício fenomenal para a postura.
Suspenda seu peso com os braços esticados, como se fosse começar uma série de flexões. Estique totalmente suas pernas e projete os calcanhares para trás enquanto mantém o corpo alinhado.
Legenda: Uma posição indispensável até como forma de preparação para poses mais complexas.
Alt text: A imagem mostra uma mulher executando o balanceamento de mesa, postura do yoga, em cima de um tapete azul. Ela veste calça legging cinza e um top bege com uma faixa preta, e está no ambiente interno de uma casa, com pisos madeirados e cortinas brancas.
Talvez a posição mais desafiadora da nossa lista, o balanceamento de mesa é um exercício fundamental para quem está se iniciando no yoga.
Ele trabalha a coordenação e estabilidade do corpo, além de tonificar os músculos do abdômen e fortalecer a região lombar.
De quatro, levante o braço esquerdo para frente enquanto estica a perna direita para trás. Quando sentir o alinhamento entre os membros, mantenha o equilíbrio concentrando sua força no abdômen.
Depois de respirar, inverta a posição.
Agora que conferiu este pequeno guia para se iniciar nas práticas de yoga em casa, encontre muitos outros conteúdos sobre saúde, bem-estar e autocuidados em nosso blog!