HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Conheça os principais alimentos ricos em vitamina C

A vitamina é essencial para o funcionamento do organismo e pode ser encontrada com facilidade em vários alimentos!

30 de agosto, 2021

No universo das vitaminas existe todo um abecedário de substâncias que podem 

fazer a diferença em uma vida equilibrada e saudável.

Entre elas, se destaca a vitamina C. Um nutriente antioxidante que combate radicais livres, realiza síntese de colágeno e atua no fortalecimento do sistema imunológico – só para citar algumas funções.

Seus benefícios são tantos que é até fácil encontrar nas farmácias suplementos que isolam a substância. Porém, não existem motivos para gastar dinheiro nesses produtos quando podemos aproveitar alimentos tão gostosos e ricos em vitamina C!

E uma vez que ela não é produzida pelo corpo, é importante saber suas principais fontes para incluirmos numa dieta balanceada.

Quer conhecer os principais benefícios do nutriente e alguns alimentos ricos em vitamina C? Então continue conosco nas próximas linhas!

Por que consumir vitamina C?

Prato repleto de verduras, legumes e frutas; alimentos onde existe presença de vitamina C.
Entre as diversas funções que a vitamina C desempenha, se destacam a produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imunológico.

Sinônimo de saúde, a vitamina C dispensa apresentações!

O nutriente é uma das substâncias mais importantes para o bom funcionamento do organismo e um importante aliado de todos que procuram estar em dia com a própria saúde.

Além disso, a vitamina é particularmente indicada para pessoas ativas, sendo essencial numa rotina de hábitos saudáveis.

Entre seus inúmeros benefícios, separamos alguns dos principais motivos que vão te convencer a incluir alimentos com vitamina C no seu dia a dia:

Fortalece a imunidade

A principal e mais conhecida função da vitamina C é participar do processo de produção dos glóbulos brancos, responsáveis diretos pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Como combate os radicais livres, o nutriente fortalece as defesas naturais do organismo, ajudando a prevenir infecções e inflamações.

Previne o envelhecimento

Por estimular ativamente a formação das fibras colágenas, a vitamina C é uma importante agente rejuvenescedora da pele.

Suas propriedades antioxidantes desempenham um papel fundamental para a manutenção da firmeza e elasticidade do tecido cutâneo, auxiliando na cicatrização e corrigindo rugas e linhas finas.

Além disso, por reduzir a síntese de melanina, ainda melhora a luminosidade, promove o clareamento de manchas e favorece a uniformização do tom da pele.

Protege de doenças cardiovasculares

O consumo regular de vitamina C também pode auxiliar na diminuição do colesterol e na melhora das funções cardiovasculares.

Como demonstrou um estudo feito na Dinamarca, a ingestão da substância está relacionada à uma queda nas complicações que atingem o sistema circulatório, diminuindo inclusive os riscos de morte precoce.

Combate o estresse

Outro grande benefício que merece destaque é o efeito relaxante e desestressante da substância.

A vitamina C é responsável por diminuir os níveis de cortisol no sangue – o hormônio do estresse – e inibir boa parte de seus efeitos mais nocivos. 

Junto a isso, ela também estimula a produção de neurotransmissores que influenciam o nosso humor, como a serotonina, a adrenalina e a dopamina.

Consumo diário recomendado

Jarra de vidro e uma porção de laranjas, algumas inteiras e outras cortadas. Elas estão sobre uma superfície branca.
Com a grande variedade de alimentos ricos em vitamina C, não é nenhum desafio atingir as recomendações de consumo diário!

Depois de ver esses benefícios milagrosos, você pode estar se perguntando sobre o consumo de vitamina C recomendado para tirar proveito da substância.

Bem, a resposta é um pouco complexa. A quantidade de ingestão diária varia conforme alguns fatores, como idade, gênero e hábitos de vida.

De acordo com o blog Tua Saúde, a distribuição é feita dessa maneira:

Crianças e adolescentes

  • 0 a 6 meses: 40 mg
  • 6 a 12 meses: 50 mg
  • 1 a 3 meses: 15 mg
  • 4 a 8 anos: 25 mg
  • 9 a 13 anos: 45 mg

Mulheres

  • 14 a 18 anos: 65 mg
  • Acima de 19 anos: 75 mg
  • Grávidas: 85 mg
  • Amamentado: 120 mg

Homens

  • 14 a 18 anos: 75 mg
  • Acima de 19 anos: 90mg

Além disso, algumas situações excepcionais podem fazer o organismo demandar uma quantidade maior da vitamina.

É o caso dos fumantes, que precisam consumir pelo menos 35 mg além da dose diária recomendada, pois a nicotina elimina a vitamina C do corpo.

Outras disfunções, como diarréias e resfriados ou até períodos de pós-cirúrgico, podem aumentar a necessidade de consumo, de acordo com indicação médica.

7 Alimentos ricos em vitamina C

Visão aérea de uma porção de frutas em cima de um tronco cortado de árvore. É possível reconhecer laranjas, toranjas, limões taiti, limões sicilianos e maçãs.
A vitamina C está presente em todas as frutas e verduras, no entanto, alguns alimentos se destacam com maiores índices de concentração.

Rufem os tambores – chegou a hora de conhecer alguns dos alimentos com maior concentração de vitamina C!

Na lista que você confere a seguir, consideramos porções de 100g de cada alimento, assim não há confusão com as quantidades.

Então sem mais delongas, conheça 7 alimentos que são importantes fontes de vitamina C, com base nas informações do My Food Data:

Acerola

Pequena e de sabor ácido, a acerola é referência quando o assunto é vitamina C: são impressionantes 1678 mg da substância!

Quase um remédio natural, a fruta ainda conta com propriedades remineralizantes e antiescorbúticas, que combatem problemas no pulmão e no fígado. Além disso, ela também ajuda a prevenir doenças como a varicela e poliomielite.

Goiaba

Outra fruta rica em vitamina C é a goiaba, que possui 228 mg do nutriente.

Bem comum no Brasil, essa fruta tropical ainda apresenta bons teores de fósforo, ferro e cálcio, sendo muito benéfica para a redução do colesterol e controle da pressão.

Kiwi

Com poucas calorias, o agridoce kiwi é rico em nutrientes como potássio, folato e fibras, além da vitamina C, que está presente em 93 mg da fruta.

Pode ser um importante aliado na perda de peso, já que combate a prisão de ventre, mantém o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade.

Pimentão amarelo

O pimentão é um ingrediente coringa na culinária, marcando presença desde receitas de antepastos até saladas e molhos. 

O que pouca gente conhece são os benefícios que o vegetal traz para o organismo, que incluem a melhora da saúde cardiovascular até a prevenção de alguns tipos de câncer.

Todos os pimentões possuem boas quantidades de vitamina C, mas o amarelo é quem se destaca, com 128 mg do nutriente.

Morango

Muito presente em sobremesas, o morango também é uma importante fonte de vitamina C.

Com 59 mg da substância, a fruta também apresenta bons teores de fibras, antocianinas, ácido elágico, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6.

Laranja

O primeiro alimento que vem à mente quando se fala em vitamina C não poderia ficar de fora da lista!

Rica em potássio, magnésio, vitamina A e as do Complexo B, a laranja combate o colesterol ruim, controla a pressão arterial, estimula o sistema gastrointestinal e ainda melhora a circulação sanguínea.

Apresenta 53 mg de vitamina C.

Brócolis

Outro alimento rico em vitamina C que merece menção é o brócolis, que possui 89 mg do nutriente.

Versátil na cozinha, o vegetal também é importante fonte de substâncias como vitamina E, potássio, cálcio e fibras. Ainda melhora o funcionamento intestinal e a saúde do coração.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que a vitamina C é uma substância de propriedades hidrossolúveis. 

Basicamente, isso significa que você não precisa se preocupar em consumi-la além da conta: seu excesso sempre vai ser excretado pelo xixi, sem efeitos tóxicos para a saúde!

E agora que você conheceu alguns alimentos ricos em vitamina C, é hora de ir às compras e garantir que nunca faltem opções desse importante nutriente para o seu dia a dia.

Se você gostou desse post, continue lendo mais conteúdos sobre saúde e bem-estar em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie