HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Descubra os perigos da pressão alta na gravidez

Apesar de comum, essa condição pode trazer complicações como a pré-eclâmpsia.

20 de agosto, 2021

Sabemos que ao descobrir uma gravidez, diversos cuidados e preocupações que não existiam antes, passam a fazer parte da rotina. 

Por ser um período de muitas mudanças no corpo da mulher, a necessidade de cuidar da saúde ganha uma importância maior, pois o bebê sente tudo que a mãe sente! 

Diversos fatores contribuem para que a mulher desenvolva pressão alta na gravidez e esse é um problema muito comum em mães de primeira viagem. 

Por isso, é preciso conhecer bem esse assunto para ficar alerta! Ao longo do conteúdo, vamos tirar suas dúvidas sobre pressão alta durante a gestação, quais os fatores de risco e como controlar!

Conheça mais sobre pressão alta

Você sabe o que é pressão alta? Vamos te explicar! 

A pressão alta tem relação direta com nossa circulação! É quando o sangue que está circulando pelo nosso corpo faz uma força anormal por muito tempo na parede das artérias.

Dito isso, quando medimos nossa pressão, em casa ou no consultório médico, ela deve estar por volta de 12×8. Dependendo do caso, alterações nesse número já podem ser consideradas de risco! 

Isso deve ser analisado com cuidado, pois tudo que comemos pode influenciar no resultado, mas não se desespere. Essa alta na pressão pode acontecer pontualmente após uma refeição muito salgada, por exemplo. 

No entanto, quando falamos do período gestacional, esse problema deve ser monitorado

Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta na gravidez pode colocar a vida da mãe e do bebê em risco, pois é responsável pelo deslocamento precoce da placenta.

Mulher grávida de calça jeans e camisa social de manga longa azul bebê, sentada na maca do consultório, ao lado da sua médica, uma mulher de blusa e jaleco branco, calça preta e tênis branco. Ao lado, há uma máquina de ultrassom. A médica está mostrando seu tablet à paciente.
O pré natal é uma das partes mais importantes!

Quando a pressão não é tratada corretamente, ela pode evoluir para pré-eclâmpsia. Por isso, o pré-natal é super importante! 

Como é feito o diagnóstico?

O obstetra é o profissional responsável pelo pré-natal, portanto, em todas as consultas ele irá medir a pressão da futura mamãe e pedir diversos exames de rotina. 

Isso acontece porque a preocupação com o risco de uma pré-eclâmpsia e eclâmpsia é grande! 

Após a 20ª semana de gestação é natural que a pressão aumente um pouco e nesses casos está tudo bem se for algo exclusivo da pressão e não envolver perda de nutrientes pela urina. 

Para entender melhor os possíveis diagnósticos, vamos te explicar mais sobre os tipos de pressão alta e qual o risco na gravidez! 

Tipos de pressão alta

Existem três tipos de pressão alta durante a gravidez:

  • Pré-existente;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Hipertensão gestacional.

Se a gestante já for hipertensa, ou tiver pressão alta antes da  20ª semana de gravidez, chamamos de hipertensão crônica, que é um quadro pré-existente. 

Porém, se a pressão começar a aumentar após esse período, pode ser considerada pré-eclâmpsia ou hipertensão gestacional

Na pré-eclâmpsia, além da pressão alta, há a perda de proteínas pela urina – e esse problema acaba afetando também outros órgãos, como fígado e rins. Ela pode aparecer durante a gestação ou na fase do puerpério

Além de complicações mais gerais, essa condição também é responsável pela diminuição do número de plaquetas no sangue, colocando a vida da mãe e do bebê em risco.

Se não tratada corretamente pode causar sérias convulsões, que são chamadas de eclâmpsia. Porém, com cuidados e acompanhamento, há pouquíssimas chances disso acontecer.

Já na hipertensão gestacional, o que ocorre é apenas o aumento da pressão arterial, sem outras complicações. É preciso ficar atenta, mas geralmente é controlado com facilidade e desaparece após o puerpério. 

Sintomas que precisam de atenção

Os sintomas de pressão alta só aparecem quando ela sobe muito, mas fique de olho! São eles: 

  • Inchaço nas pernas e braços;
  • Dores na nuca;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Visão levemente embaçada.

É recomendado consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações graves.

Como evitar pressão alta na gravidez

Mulher grávida, loira de cabelos longos e ondulados. Ela está usando uma calça de moletom cinza claro, com uma blusa rosa claro curta aparecendo a barriga. Ela está sentada na cama, com um café da manhã nutritivo em sua frente. Há uma salada, pão e leite. Também há um mini vaso de flores junto do café da manhã, e atrás da menina há três almofadas.
Ter uma dieta balanceada durante a gravidez pode reduzir os riscos da pressão alta. (Foto: Reprodução Shutterstock / Nastyaofly)

Primeiro de tudo: não falte a nenhuma consulta do seu pré-natal! Elas devem ser prioridade, pois seu médico irá fazer todo acompanhamento da gravidez. 

Sempre fique atenta aos sintomas listados acima para contar ao seu médico durante as consultas, ou no dia a dia, dependendo do contato entre vocês. É super importante levar todos esses pontos à consulta. 

Uma alternativa para evitar ou controlar a pressão é consumir alimentos ricos em vitamina C. Diversos estudos constatam que ela pode reduzir até mesmo o diagnóstico de hipertensão.

Por isso, é importantíssimo que a futura mamãe tenha hábitos saudáveis, evitando o consumo de comidas gordurosas e salgadas, ou alimentos e bebidas que possuam cafeína, pois ela aumenta o ritmo cardíaco. 

E, é claro: beba muita água! Cerca de dois a três litros por dia. 

Se permitido pelo seu médico, pratique exercícios físicos! Existem casos, quando a pré-eclâmpsia é identificada, que o indicado é se manter em repouso quase absoluto. Portanto, sempre siga as recomendações médicas! 

Alguns exercícios físicos leves podem ser liberados para ajudar a manter a mulher com a saúde em dia, como yoga ou alongamento

Portanto, procure sempre se manter saudável e seguir todas as recomendações do obstetra. Além disso, caso haja o diagnóstico, faça o tratamento em conjunto com os hábitos saudáveis!

Agora que você conhece tudo sobre os perigos da pressão alta na gravidez, que tal conhecer mais sobre como evitar estrias nesse período? Confira mais em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie