HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

4 benefícios do alongamento no dia a dia

O alongamento traz diversos benefícios para o corpo e a mente, descubra como começar a praticar!

8 de junho, 2021

Dar uma boa espreguiçada quando acordamos e uma esticada nas costas durante a tarde parecem fazer milagre em nossa disposição para encarar as tarefas do dia a dia, não é mesmo?

O alongamento é uma prática que pode ser realizada por qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer lugar! 

Os benefícios do alongamento são muitos e estão ligados à qualidade de vida, pois podem ajudar a melhorar a saúde, além de aliviar a tensão muscular. 

Fazer dessa prática uma rotina pode ajudar na execução de movimentos básicos presentes no dia a dia, como abaixar para pegar um objeto que está no chão. 

Porém, o alongamento precisa ser feito da maneira correta, ou pode trazer dores e problemas à postura. Conheça agora os benefícios do alongamento e técnicas especiais que podem ajudar a praticá-lo!

Quatro benefícios do alongamento

Antes de falar sobre os benefícios do alongamento, precisamos entender o que é e para que serve esse tipo de exercício.

Basicamente, o alongamento é um conjunto de movimentos voltados para aumentar a flexibilidade muscular e reduzir o risco de lesões antes e depois de atividades físicas mais pesadas.

Essa é uma maneira fácil de exercitar o corpo a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, já que não é necessário um espaço muito grande para se alongar. 

O ideal é praticar todos os dias, ou pelo menos algumas vezes na semana, para obter melhores resultados e melhorar a qualidade de vida, pois os benefícios do alongamento para a saúde são vistos a curto e longo prazo.

1. Aumenta a flexibilidade

Mulher branca, de cabelo rosa claro, se alongando em um tapete preto. Ela está com um pé na cabeça, olhando para cima.
As atividades físicas são grandes aliadas de uma vida saudável e os benefícios do alongamento podem ser percebidos no dia a dia.

A flexibilidade é considerada uma capacidade física, assim como equilíbrio e força. Porém, para alcançá-la é necessário treino diário. 

E o alongamento é perfeito para desenvolver a flexibilidade, pois alongando os músculos, eles se tornam mais flexíveis. 

A falta dela pode dificultar tarefas diárias e movimentos funcionais do nosso corpo, por mais simples que eles sejam. 

Além disso, fazer alongamento diariamente pode melhorar seu desempenho em atividades físicas, diminuir dores que antes eram crônicas e ainda evitar uma possível lesão durante um exercício mais pesado. 

É por isso que ele deve ser feito mesmo que você não faça outras atividades. Alongar os músculos significa fortalecê-los também, ele faz com que a amplitude de qualquer movimento seja maior e mais segura. 

2. Melhora a postura

Entre os benefícios do alongamento, um dos mais significativos a longo prazo é a melhora da postura. 

Nós costumamos ficar sentados por muito tempo e na maioria das vezes com a postura errada. Isso pode desencadear problemas sérios no futuro, sabia? 

Além da questão estética, dores nas costas, no pescoço e lombar podem aparecer e são extremamente desconfortáveis.

Em casos mais sérios, é necessário fazer sessões de Reeducação Postural Global (RPG). Os bons hábitos podem prevenir isso ou até melhorar a postura e um dos mais importantes é o alongamento. 

Alongar o corpo todos os dias reduz a tensão corporal e, consequentemente, evitar que dores ou desconfortos apareçam, melhorando a postura. 

Parece ser uma atitude simples, mas com uma postura correta você pode eliminar aquelas dores nas costas que aparecem todos os dias, diminuir os riscos de lesões na coluna e ajudar na oxigenação do corpo.

3. Relaxa o corpo e a mente

Duas mulheres fazendo alongamento juntas. Elas estão num cenário iluminado, com chão marrom escuro e parede de mármore branco.
Você também pode incluir as pessoas do seu convívio nessa atividade, chamando todos para fazer uma sessão de alongamento.

Ao praticar o alongamento, a sensação de bem-estar vem instantaneamente, sabia? 

Ele é capaz de fazer seus músculos relaxarem, além de aumentar a disposição para o resto do dia. Por isso, pode ser feito tanto de manhã para dar um gás no ânimo, quanto à noite antes de dormir para relaxar o corpo. 

É interessante colocar uma música calma, se possível faça uso da aromaterapia e cromoterapia durante esse momento. Assim, você pode transformar o alongamento em um ritual diário para começar bem o dia. 

É ideal usar os óleos essenciais que possuem propriedades relaxantes e abusar das cores que trazem essa mesma sensação de paz, para conseguir atingir a experiência perfeita. Isso também pode te ajudar na concentração!

É por isso que os benefícios do alongamento também podem ser vistos a curto prazo. Afinal, ele promove o relaxamento dos músculos tensionados, traz a sensação de bem-estar e alivia dores.

4. Diminui o risco de lesões

Uma das funções do alongamento é preparar o corpo para atividades físicas posteriores, mas antes existe uma etapa tão importante quanto ele: o aquecimento.

O ideal é se alongar após uma sessão de aquecimento, pois você pode se machucar se esticar os músculos frios. 

Dito isso, é interessante fazer alongamentos antes e depois da atividade física, pois eles aumentam a amplitude de movimento, dão mais agilidade e lubrificam as articulações, reduzindo o atrito entre elas.

Entretanto, alguns cuidados são necessários. É importante destacar que quando praticado em excesso, pode forçar a musculatura e causar danos, por isso: não exagere! 

Pratique o necessário, de forma segura e, é claro, respeitando sempre seu corpo e seus limites. 

Como começar?

Primeiro de tudo: crie uma rotina! Separe um tempo na agenda para realizar esses exercícios e não perca o foco.

Para garantir que o alongamento será feito com segurança, você pode utilizar a Internet! 

Hoje em dia, algumas academias oferecem treinos gratuitos feitos por seus profissionais, como é o caso do projeto Treine Em Casa, da SmartFit.

Separamos algumas dicas importantes para começar:  

Esforce-se pela simetria;

 A genética de cada pessoa é diferente, portanto, concentre-se em ter a mesma flexibilidade dos dois lados do corpo. 

Trabalhe a respiração durante o exercício

Respire normalmente, e mantenha cada movimento por cerca de 30 segundos.

Faça movimentos suaves;

Qualquer movimento mais rígido ou rápido pode prejudicar seu alongamento, por isso sempre faça com calma e muita suavidade.

Exercícios fáceis para começar seu alongamento

Alguns exercícios básicos são capazes de relaxar a nossa mente e corpo durante o alongamento. 

Se você não sabe por qual começar, não tem problema. Separamos três exercícios fáceis e rápidos de incluir na sua rotina!

Torcer as costas

Mulher fazendo o alongamento conhecido como: torcer as costas. Ela está em uma academia, sentada no chão.
O movimento de torcer as costas deve ser feito para os dois lados, esquerdo e direito. (Reprodução: MZStock / Shutterstock)

Os benefícios do alongamento são muitos e você já os conhece, mas esse exercício específico é capaz de aumentar a flexibilidade e longevidade da coluna vertebral. 

Estique uma das pernas e cruze a outra e direcione o tronco para o lado da perna flexionada. Fique nessa posição por pelo menos 30 segundos e não force, tá bom? Deixe o seu corpo alongar naturalmente, no tempo dele! 

Mantenha o movimento natural e o ideal é sentir os músculos tensionados. Se você sentir dor é um indicativo ruim de que provavelmente o alongamento está indo longe demais, então é melhor ir devagar. 

Braços alongados para cima

Mulher com os braços para cima se alongando. Ela está em um cômodo bem aberto de uma casa, em cima de um tapete, o ambiente também possui iluminação natural.  A mulher está com uma calça larga azul, blusa de frio e gola alta branca, cabelos castanhos.
Alguns exercícios são tão fáceis que podem ser feitos até mesmo no trabalho.

Esse exercício é o mais simples de todos! Nele, você trabalha principalmente os ombros e é ideal para aliviar tensões nesta região. 

Ele permite variações, como inclinar o corpo para a lateral esquerda e direita. Você deve manter essa posição por 30 segundos para alongar os músculos, assim como os outros. 

Postura da meia-cobra

Mulher na postura da meia-cobra, que é: deitar-se de bruços, colocar a palma da mão no chão e empurrar o corpo para cima, inclinando a cabeça para trás.
A postura da meia-cobra pode ser feita facilmente em casa, e é perfeita para se alongar antes de dormir, pois trabalha muitas partes do corpo.

A postura da meia-cobra é muito conhecida na Yoga. Esse exercício de alongamento trabalha os ombros, costas, abdômen, tórax e quadris. 

Você deve se deitar em um colchonete, ou pode improvisar com um cobertor para deixar a superfície macia. Deixe os pés juntos e alongue os braços na lateral do corpo. 

Depois, coloque a palma da mão no chão e se alongue para cima, com a cabeça inclinada para trás. Fique nessa posição de 20 a 30 segundos!

Vista-se adequadamente

A escolha de uma roupa confortável pode te ajudar na hora de fazer o alongamento. Para que você consiga aproveitar bem esse exercício, é importante vestir uma roupa que não limite suas movimentações!

Mulher branca e loira com um top preto da coleção da Loungerie.
O Top Triângulo Microfibra Bonded está disponível em três cores: preto, azul marinho e branco.

A melhor escolha para qualquer atividade física é o famoso Top! Ele ajuda a controlar a movimentação dos seios, por trazer conforto e segurança para o local. 

A Loungerie, além de ser a marca do sutiã perfeito, possui opções de tops extremamente confortáveis e maravilhosos! 

Sem dúvidas, a melhor escolha é o Top Triângulo Microfibra Bonded, da coleção Lavínia, ele possui três opções de cores e encaixa perfeitamente no corpo, além de ser versátil e moderno. 

Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios do alongamento, como fazê-lo com segurança e quais os mais fáceis de incluir na rotina, que tal conhecer 5 hábitos saudáveis e fáceis de incluir na rotina?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie