HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Dia da Mulher: saiba tudo sobre essa data tão importante!

Dia da Mulher: você conhece qual a origem e importância desta data tão significativa ao redor do mundo? Acesse o Blog Loungerie e descubra!

7 de março, 2023

Todo ano, no dia 08/03 (oito de março), é celebrado o dia da mulher, também conhecido como dia internacional da mulher, já que esta data é reconhecida por muitos países, não somente no Brasil.

Apesar do dia da mulher ser muito conhecido atualmente, ainda percebemos a falta de um pouco de informação sobre sua importância histórica e também sobre as lutas que as mulheres tiveram – e ainda têm – através dos anos para ter reconhecimento de sua cidadania e também controle sobre seus corpos.

Quer entender mais sobre o dia da mulher e o que ele representa? Acompanhe abaixo e saiba tudo sobre esta data comemorativa que está marcada em muitos calendários ao redor do mundo! 

Desenho de uma mulher segurando um buquê de flores.
Viva o Dia da Mulher!

Dia da mulher: conheça a origem e também o raciocínio por trás da escolha desta data

Para falar sobre a origem do dia da mulher é importante primeiro dar um passo para trás e contextualizar o cenário.

O dia 08 de março foi escolhido pois, neste mesmo dia em 1917, na Rússia, ocorreu uma manifestação com mais de 90 mil mulheres que lutavam e reivindicavam direitos trabalhistas e também melhores condições de vida. 

Foto histórica do protesto de mulheres em São Petersburgo, durante a Revolução Russa, em 1917.
Protesto das mulheres em São Petersburgo, em 1917, durante a Revolução Russa.

Naquela época, as mulheres eram a principal força de trabalho, pois os homens estavam majoritariamente lutando na Primeira Guerra Mundial, contra a Alemanha. 

Por conta deste acontecimento e deste movimento importante das mulheres russas, mundialmente esta data foi escolhida como o dia da mulher, como um símbolo do empoderamento feminino e da luta das mulheres por direitos.

Dia da mulher: conheça algumas conquistas femininas que embora pareçam comuns hoje em dia, são muito recentes

É comum que a gente esqueça que alguns direitos e liberdades que as mulheres possuem hoje eram inconcebíveis cem anos atrás ou até mesmo há cinquenta ou trinta anos.

Que tal conhecer algumas das conquistas femininas mais marcantes dos últimos séculos aqui no Brasil? Com certeza você vai reconhecer algo que é indispensável em seu dia a dia que até algum tempo atrás era mal visto ou considerado tabu.

Direito ao voto

O direito feminino ao voto sempre foi uma discussão ao longo dos séculos, desde que o modelo democrático foi adotado pela maior parte do mundo. 

Globalmente, esta discussão se intensificou no século 20 (isso mesmo, não tão longe assim!) com o sufrágio, um movimento que reivindicava o direito ao voto pelas mulheres.

Embora a conversa e a luta pelo voto feminino tenha começado antes aqui no Brasil, apenas em 1932 – durante o governo de Getúlio Vargas – que foi concedido este direito às mulheres brasileiras. Contudo, neste momento, o voto ainda não era um dever e sim facultativo.

O voto como dever cívico, para as mulheres, foi oficializado em 1934, apenas dois anos depois. 

Curiosidade: Sabe quando as mulheres receberam o direito ao voto em outros países? 

  • Argentina: 1947
  • Estados Unidos: 1920
  • Inglaterra: 1918
  • Alemanha: 1918
  • Nova Zelândia: 1983

Direito a métodos anticoncepcionais

A discussão sobre métodos anticoncepcionais sempre foi muito polêmica, principalmente por motivos religiosos, porém é algo cada vez mais comum e importante entre as mulheres.

A prerrogativa da mulher para escolher quando quer engravidar é um aspecto muito importante quando falamos de empoderamento feminino.

Desde a década de 60, quando a pílula anticoncepcional chegou ao mercado, essa discussão tem se intensificado e a criação de diversos métodos alternativos também ocorreu, visando minimizar os impactos sobre o corpo da mulher.

Os efeitos dos anticoncepcionais e a busca por métodos contraceptivos com menos reações adversas são pautas quentíssimas que estão cada vez mais em alta, tanto nas redes sociais quanto em grupos de conversa.

Mulher observando vários métodos contraceptivos.
Hoje, a oferta de métodos contraceptivos é muito maior!

Direito à vida

Infelizmente os crimes contra a mulher são comuns, já que o machismo e a misoginia são problemas que ainda perduram em nossa sociedade. 

Contudo, cada vez mais estão sendo criados mecanismos para proteger estas mulheres contra abusos, violência doméstica, estupros e outros tipos de agressões.

Um desses mecanismos é a Lei Maria da Penha, que foi aprovada em 2006. O nome é uma homenagem a Maria da Penha que, em 1983, foi hospitalizada após sofrer diversos ferimentos realizados por seu marido.

Esta lei brasileira de proteção à mulher já foi considerada pela ONU como a terceira melhor lei contra a violência doméstica no mundo. 

Dia da mulher: como o empoderamento feminino, celebrado nesta data, modela a rotina das mulheres de hoje?

O dia internacional da mulher é uma data que visa celebrar mulheres, simbolizar sua luta por direitos e também empoderá-las para que possam exercer suas liberdades, que foram reprimidas por muito tempo.

Esse ponto do tabu, do que é esperado de uma mulher e do que a mulher pode fazer é uma das principais questões que é colocada em evidência não só nesta data, mas de maneira geral.

Conheça abaixo alguns aspectos do universo feminino que eram foco de repressão mas que agora vem sendo cada vez mais naturalizados e abraçados por mulheres que se sentem confortáveis consigo mesmas e com sua sexualidade.

Sexo fora do casamento

Por muito tempo, muito tempo mesmo, a relação sexual para a mulher era limitada apenas para fins reprodutivos e só acontecia após o matrimônio.

Para estas mulheres, neste tempo, era inconcebível a ideia de se ter prazer no sexo. Era algo que tinha como finalidade apenas agradar ao marido e conceber crianças.

Porém, isso mudou. Cada vez mais vemos mulheres que se sentem confortáveis com sua própria sexualidade e assumem isso. São mulheres decididas que escolhem com quem querem ter relações e o que estas relações significam. 

Masturbação e o uso de vibradores

Como mencionamos acima, o sexo sempre foi um tabu para a mulher. A masturbação e o auto prazer então? Nem se fala.

Mas essa realidade vem sendo contestada cada vez mais. Antigamente era comum que as mulheres nem conhecessem seus próprios corpos. Não sabiam como eles funcionavam, como era sua fisiologia, onde sentiam prazer ou onde deveriam estimulá-lo para alcançar a gratificação sexual.

Hoje em dia, as mulheres procuram entender mais os seus corpos e os vibradores têm grande parte nisso. 

Diversos vibradores e acessórios sexuais expostos lado a lado.
Você já tem o seu vibrador?

Existem diversos modelos de vibradores para que a mulher escolha o que preferir, já que cada vagina é diferente e responde a diferentes estímulos. 

A masturbação feminina é um ponto fundamental para o que chamamos de liberdade sexual e é algo saudável, natural e que não deve ser um tabu. 

Absorventes e coletores menstruais

A discussão sobre menstruação sempre foi polêmica, principalmente pelo desconforto que o assunto causa em homens, já que não aprenderam a ver este processo como natural.

Mas a menstruação é uma realidade que afeta todas as mulheres. Dessa forma, este assunto deve ter a importância necessária, assim como os recursos para dar suporte à mulher durante este período do mês.

É aqui que a criação de absorventes e coletores menstruais se mostra tão importante pois eles atendem aos cuidados necessários que a menstruação exige.

Infelizmente muitas mulheres ainda se encontram em um estado de pobreza menstrual. 

Você sabe o que é isso?

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, de recursos e até de conhecimento por parte das mulheres para cuidados envolvendo a própria menstruação.

Por isso a distribuição de informação e recursos é tão importante para que as mulheres tenham o suporte necessário; afinal esta discussão não é importante apenas no dia da mulher mas no ano todo.

Moda e lingeries

Quando falamos de empoderamento feminino e sobre as mudanças que as mulheres tiveram nos últimos tempos, não podemos deixar de lado a moda e também as lingeries.

Por muito tempo, as mulheres eram obrigadas – pela sociedade e pelo padrão estético – a se vestirem de uma determinada maneira que podia ser não tão prática assim e, também, desconfortável.

Atualmente, vemos uma maior liberdade para que as mulheres se vistam como quiserem e como se identificam, sendo uma ferramenta muito importante de expressão e identidade.

E isso também serve para as peças íntimas. 

Agora que as mulheres se encontram cada vez mais conscientes e entusiasmadas por sua sexualidade, vemos as lingeries não só como um artifício estético mas também como um item de empoderamento e de confiança.

As lingeries deixaram de ser utilizadas para agradar apenas o seu parceiro e começaram a ser usadas para benefício próprio, para se sentirem bem consigo mesmas e também para expressar a sensualidade e sexualidade que possuem dentro de si.

Mulher de lingerie bege sorrindo.
Toda mulher tem sedução dentro de si!

Sabe tudo sobre o dia da mulher? Descubra mais aqui no Blog da Loungerie!

Agora que você sabe mais sobre o dia da mulher, sua origem e o que ele representa para a população feminina, que tal descobrir ainda mais sobre este universo de empoderamento, beleza e sensualidade?

Descubra aqui no nosso Blog muitos outros conteúdos sobre temas diversos que com certeza irão te entreter e ensinar, sendo uma ótima escolha para quem quer explorar mais a sua própria beleza e confiança.
Não deixe também de visitar o site da Loungerie e conferir as mais lindas e variadas peças de lingerie que temos disponíveis. Uma mulher confortável consigo mesma e se sentindo bonita é algo que não passa despercebido. Aproveite!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie