HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O diálogo entre o empoderamento feminino e a moda

Você sabe qual a relação entre o empoderamento feminino e o universo da moda? Neste post vamos te contar tudo. Acesse o Blog Loungerie e saiba mais!

2 de março, 2023

As discussões sobre o empoderamento feminino se encontram cada vez mais frequentes visto que vivemos em uma sociedade onde a pauta feminina começa a ser tratada com a importância que ela merece. 

Dito isso, a moda tem uma influência muito grande quando falamos de empoderamento feminino já que é uma ferramenta de expressão e identidade muito importante.

Abaixo, entenda mais sobre o empoderamento feminino e a moda, além de como esses dois assuntos se relacionam entre si. 

Mulher usando roupas rosas e sorrindo.
Empoderamento feminino tem muito a ver com a moda!

Empoderamento feminino: saiba a importância

Muito se fala sobre o empoderamento feminino, mas você sabe qual a diferença que ele faz na vida de muitas mulheres? 

Bem, o empoderamento feminino visa trazer às mulheres uma confiança e poder que nunca foi atribuído à elas antes, por vivermos em uma sociedade patriarcal que coloca o homem como figura central de autoridade apenas. 

O empoderamento feminino também permite construir um senso de sororidade, incentivando-as a defenderem os seus direitos e liberdades. Esse ponto é muito importante pois mesmo hoje em dia vivemos em um contexto que ainda favorece rivalidades femininas ao invés de união.

Três mulheres reunidas em harmonia.
Sororidade, união ao invés de competição!

Empoderamento feminino e moda: entenda a relação

Como mencionamos anteriormente, o empoderamento feminino é um conceito que vem para ajudar a mulher a criar um senso de identidade e também a se expressar quanto ao seu gênero e seus direitos. 

Por ser uma ferramenta que ajuda na auto expressão, entendemos que a moda é um pilar fundamental do processo, pois também é um segmento que promove identidade e personalidade através de roupas e acessórios. 

Historicamente, vemos que as mulheres eram sujeitadas a um código de vestimenta que era imprático e até mesmo desconfortável, tudo pela estética e para agradar o masculino.

Mulher utilizando um espartilho desconfortável.
O espartilho já foi, tradicionalmente, vestimenta obrigatória das mulheres.

Conforme os anos foram passando e as mulheres foram ganhando mais direitos (como o direito ao voto e ao trabalho), vemos essas vestimentas mudarem, até chegarem a estes itens de identidade como vemos hoje.

A moda dá autonomia à mulher para se vestir como quiser e transmitir uma mensagem em relação a isso. 

“Me visto assim por que quero, por que gosto, porque assim sou eu”. 

Cada vez mais vemos afirmações como essas que nos dizem que a maneira de se vestir – a moda – é sim uma ferramenta de empoderamento feminino. E uma das mais importantes.

Em resumo, o empoderamento feminino é algo que existe para trazer autonomia, poder e liberdade para as mulheres, em qualquer lugar, a qualquer momento, sobre qualquer assunto, como a moda. 

Empoderamento feminino e o padrão estético

Agora que já falamos sobre moda e a sua relação com o empoderamento feminino, é importante discutir a influência do padrão estético nas mulheres.

Se libertar destes tipos de pressão é algo que pode ser caracterizado como empoderamento também, pois a mulher pode imprimir sua identidade sobre si mesma e se aceitar como é, eliminando a expectativa do outro para com o seu corpo.

É aqui que movimentos body positive se destacam pois estes incentivam que a mulher viva para si mesma e não para o outro, não cedendo a estes padrões de beleza que são irreais.

Aceitar suas curvas, estrias e “imperfeições” é um ato de empoderamento em si.

Mulher se abraçando e sorrindo.
Empoderamento feminino e a sua auto-aceitação!

Empoderamento feminino e sexualidade

Outro ponto muito relevante para o empoderamento feminino é o conforto adquirido com a sua própria sexualidade. O empoderamento vem para quebrar tabus e o sexo sempre foi um deles. E um dos grandes.

Uma mulher confortável com a sua própria sexualidade já foi motivo de muita repreensão no passado mas agora os tempos mudaram e as discussões são outras.

Agora, a mulher pode retomar seu poder e também reconhecer os seus desejos sexuais sem sentir vergonha, muito pelo contrário, pode até experimentar ter mais ousadia

A procura de lingeries mais sensuais, por exemplo, cresceu muito nos últimos tempos, pois as mulheres estão cada vez mais confortáveis com esse lado de si mesmas. 

Sexualidade não é motivo de vergonha para a mulher, é fonte de prazer e também de poder.

Já sabe a relação entre o empoderamento feminino e a moda? Descubra mais aqui no Blog da Loungerie!

O empoderamento feminino e a moda andam juntos e agora você sabe disso. Quer aprender mais sobre o universo feminino, sexualidade e moda intima? Conte com o Blog da Loungerie
Aqui você encontra muitos outros conteúdos como este para você se informar e se divertir. Não deixe também de visitar o site da Loungerie e conferir todos os produtos que temos disponíveis para você se sentir mais poderosa, bonita e confiante.

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie