HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Como lavar sutiã? Aprenda como preservar suas peças por mais tempo lavando-as da maneira certa!

Você sabe como lavar sutiã? Com tantos modelos e formatos, qual será a forma correta de lavá-los? Acesse o blog Loungerie e nós vamos te contar tudo!

16 de janeiro, 2023

Entender como lavar sutiã é essencial para que você possa manter as suas peças em boas condições por mais tempo, preservando sua funcionalidade, estética e também conforto, atributos fundamentais para qualquer mulher. 

Sem dúvidas, existem diversas maneiras de lavar sutiã, cada uma com o seu mérito e também com o seu uso específico, já que peças íntimas de diferentes tecidos requerem diferentes cuidados.

Abaixo, vamos explicar em mais detalhes como lavar sutiã e também dar algumas dicas que farão toda a diferença no seu dia a dia. Não deixe de acompanhar atentamente para não perder nenhuma informação. Acompanhe! 

Sutiã preto com detalhes em renda
Afinal, como lavar os sutiãs?

Como lavar sutiã: alguns cuidados antes de realizar a lavagem de suas peças íntimas.

Antes de entrarmos no assunto principal, é importante entender que alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar essas peças íntimas na máquina ou mesmo antes de lavá-las à mão. 

Separe as suas peças.

Muitos sutiãs e calcinhas também são conhecidos como peças delicadas, por conta de seu tecido. Entre as peças delicadas estão as peças de linho, seda, lã e peças bordadas ou com apliques.

Portanto, antes de começar a lavagem de roupas, entenda os tecidos das suas principais peças e lave-as de acordo com sua necessidade. Na dúvida, lave seus sutiãs e calcinhas separados das demais peças e, preferencialmente, à mão, já que a máquina pode desgastar a peça.

Sutiãs separados e organizados.
Deixe seus sutiãs separados antes de iniciar a lavagem, fica mais fácil para você se organizar!

Como saber qual peça é delicada ou não? Observe a etiqueta! Todas as informações relacionadas à composição do tecido e as indicações de lavagem estarão nela.

Outro ponto de atenção fundamental é o momento de secar as suas peças de roupa íntima. Veja abaixo.

Sutiã na secadora? Nem pensar. Dê preferência à secagem ao ar livre.

Independente do tipo de sutiã e também de seu material, evite colocar sua roupa íntima para secar na secadora.

A alta temperatura que este eletrodoméstico atinge pode danificar o tecido, desgastando ou encolhendo-o, estragando a peça ou deixando-a mais desconfortável. 

Por isso, opte por estender suas peças de roupa íntima – sutiã e calcinhas – ao ar livre e deixe-as secar naturalmente. Dessa forma, você garante que elas durem por mais tempo e mantenham suas características normais. 

Como estas são peças delicadas, todo cuidado é pouco; desde o início da lavagem à secagem e também com o detergente utilizado durante todo o processo.

Sutiãs secando ao ar livre pendurados no varal.
Seque seus sutiãs ao ar livre!

Utilize um detergente específico para melhores resultados.

Algumas marcas de detergente – em pó ou líquido – tem um produto especificamente para a lavagem de peças delicadas, com componentes menos agressivos e que mantêm melhor a integridade da roupa.

Muitas vezes, um detergente muito forte pode acabar danificando o tecido e isso pode ser muito problemático, ainda mais se for utilizado repetidamente em um curto período de tempo.

Por isso, após entender como lavar sutiã, considere o investimento em detergentes e amaciantes específicos para peças íntimas e outras roupas mais delicadas.

Quer utilizar a máquina de lavar? Escolha uma configuração mais gentil.

Como enfatizamos bastante ao longo do texto até agora, os sutiãs e calcinhas são peças íntimas consideradas delicadas. 

Por isso, é muito importante que, ao decidir utilizar uma máquina de lavar para fazer a lavagem, você escolha uma configuração mais gentil, com um ciclo suave.

Muitas máquinas oferecem essa opção. Caso a sua não tenha esta configuração disponível, opte pela lavagem à mão e evite qualquer possibilidade de desgaste do sutiã, seja ele esportivo, com bojo ou de renda.

Máquina de lavar roupas.
Escolha um modo de lavagem suave.

Não utilize água quente.

Uma das perguntas mais frequentes na hora de lavar sutiãs é se devemos utilizar água quente durante o processo. 

Não é recomendado que se utilize água quente para fazer a lavagem, pois ela pode danificar o tecido e também desbotar as cores do sutiã, caso ele seja preto ou colorido. 

Dessa forma, opte pela água fria e elimine as possibilidades de estragar o seu sutiã.

Organize suas peças por cor.

Essa dica serve tanto para as peças de roupa íntima quanto roupas normais. Separar por cor impede que o pigmento seja transferido na hora da lavagem e acabe manchando suas peças. 

Peças com tons intensos podem soltar a tinta e acabar realizando bastante estrago, principalmente em suas peças mais neutras.

Não torça os seus sutiãs.

Após lavar as suas roupas, é normal que se torça as peças para eliminar o excesso de água antes de pendurar as roupas para secar. Quando se utiliza a máquina de lavar, a centrifugação é responsável por este processo.

Na lavagem a mão – método preferido para lavar sutiãs – deve-se torcer com as mãos assim que realizar o último enxágue. Mas, isso é contraindicado no caso de peças delicadas e, principalmente, se elas possuírem bojo.

A torção pode danificar a estrutura do sutiã e estragá-lo permanentemente. Evite torcer.

Como lavar sutiã: entenda como lavar cada tipo de sutiã da maneira correta.

Em muitas lojas de sutiã, como a Loungerie por exemplo, é possível encontrar uma grande variedade de modelos de sutiã, cada uma específica para cada uso e preferências pessoais.

A seguir, entenda alguns direcionais para realizar a lavagem correta dos principais tipos dessa peça íntima e também descubra como lavar sutiã de maneira eficiente. 

Como lavar sutiã esportivo?

O sutiã esportivo, também conhecido como top esportivo, é uma peça que não requer tanto cuidado quanto os outros modelos de sutiã.

Por ser desenvolvido para dar suporte em atividades de alta intensidade, o seu material é mais resistente e pode ser lavado na máquina com outras peças de roupa. 

Porém, cuidado nunca é demais; escolha um ciclo leve e também retire o bojo – caso ele tenha um – para evitar que ele seja danificado durante a centrifugação. 

Como lavar sutiã com bojo?

O sutiã com bojo tem como principal finalidade dar mais suporte e também levantar os seios, destacando seu formato e também dando mais volume. 

Para isso, ele conta com uma estrutura em arame que modela o sutiã para que ele ofereça tudo o que precisa. 

Sutiãs com bojo espalhados.
Confira nossas dicas de lavagem para sutiãs com bojos.

Os aros que o sutiã de bojo possui podem ser danificados caso seja lavado na máquina, ainda mais em um ciclo intenso. Por isso, opte por lavar este modelo de sutiã à mão, para evitar qualquer tipo de dano à estrutura de suporte do sutiã de bojo. 

Porém, se a sua única opção for utilizar a máquina para lavar sutiã de bojo, existem alguns cuidados que podem ser tomados para que a integridade da peça seja mantida. Veja abaixo:

  1. Feche os ganchos do sutiã de bojo;
  2. Utilize um saco de lavagem para prevenir desgastes e atritos com outras peças de roupa;
  3. Use o ciclo mais gentil de sua máquina;
  4. Escolha sabão neutro – ou específico para peças delicadas – na lavagem;
  5. Não use a secadora; deixe o sutiã de bojo secar naturalmente, ao ar livre.

Como lavar sutiã modelo tomara que caia?

O sutiã tomara que caia não possui alças e oferece sustentação através de uma estrutura – normalmente de silicone – que fica ao redor dos seios.

Por conta do silicone – material que pode ser desgastado com facilidade ao ser lavado na máquina – a indicação principal é que você lave o sutiã tomara que caia à mão.

Normalmente, as indicações dadas para a lavagem do sutiã com bojo também se aplicam ao sutiã tomara que caia. Siga as instruções dadas e você não terá nenhum problema. 

Como lavar sutiã bralette?

O sutiã bralette vem ficando cada vez mais popular entre as mulheres, sendo utilizado à mostra, compondo looks mais ousados e sensuais. 

Uma das principais características do bralette é que ele é um sutiã sem qualquer tipo de estrutura de sustentação, sendo feito apenas de tecido, muita vezes de renda, que é ainda mais delicada.

Por isso, procure sempre lavar o seu sutiã bralette à mão e com água fria, para não danificar o tecido de nenhuma forma.

Lavou seu sutiã e ele manchou? Descubra como tirar manchas com facilidade!

Agora você sabe como lavar sutiã, que tal descobrir uma dica essencial que vai te ajudar muito durante a sua rotina?

Em sutiãs brancos ou de cores mais claras é comum que ocorram manchas. Por isso, é importante que você deixe os seus sutiãs de molho antes de prosseguir com a lavagem.

Caso a mancha não saia após o molho, procure utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Esfregue o sutiã gentilmente com as mãos ou com uma escova com cerdas macias, para evitar danificar o tecido.

Você pode repetir este processo várias vezes, caso necessário.

Gostou do nosso conteúdo? Confira muito mais aqui no blog da Loungerie!

Descobriu como lavar sutiã? Entenda muito mais sobre o universo feminino e de lingeries aqui no blog da Loungerie. 

São muitos conteúdos disponíveis para você entender mais sobre como escolher suas peças íntimas e também como preservá-las por mais tempo.

Navegue por nosso blog, visite o nosso site e descubra!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie