HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

5 benefícios do óleo de rosa mosqueta

Conheça mais um óleo essencial que vai transformar a aparência da sua pele!

15 de setembro, 2021

Se você é uma entusiasta do mundo do skincare, já deve estar acostumada a descobrir produtos revolucionários que trazem benefícios milagrosos para a pele.

Pois então se prepare, porque o post de hoje vai te apresentar mais um deles!

O óleo de rosa mosqueta é uma substância cada vez mais popular no meio dermatológico, graças às suas propriedades hidratantes e terapêuticas.

Usado desde o tempo dos antigos egípcios como parte de uma rotina natural de cuidados com a pele, esse óleo possui quase todos os componentes nutritivos e antienvelhecimento que você pode imaginar! 

Com alta concentração de ácidos graxos e vitaminas, os benefícios do óleo de rosa mosqueta incluem a hidratação profunda da cútis, aumento da produção de colágeno e regeneração das paredes celulares da pele.

Esse é mais um daqueles produtos de beleza que sempre esteve debaixo do seu nariz, e se você ainda não conhecia seus benefícios, vai se culpar por não ter experimentado antes!

Vamos conhecê-los?

O que é o óleo de rosa mosqueta?

Planta rosa mosqueta, ou rosa-canina, já sem pétalas e exibindo o fruto do qual o óleo de rosa mosqueta é obtido. Ela está numa região de mata densa, altamente arborizada.
O óleo de rosa mosqueta é extraído dos frutos e sementes desta planta!

Antes de começarmos a falar dos benefícios do óleo de rosa mosqueta – que são muitos! -, é interessante conhecer um pouco mais sobre a origem desse óleo essencial.

Ao contrário do óleo de rosa convencional, que é obtido através das pétalas da flor, o óleo de rosa mosqueta é extraído dos frutos e sementes da planta de mesmo nome, também conhecida como rosa-canina.

Originária da Europa, a rosa mosqueta encontrou nos Andes chilenos o ambiente ideal para seu desenvolvimento, por conta do clima frio da região.

Suas flores são brancas e rosadas e, quando as pétalas caem, produzem um fruto avermelhado de forma oval. É das sementes dele que o óleo é extraído!

Apreciado desde os tempos antigos, o óleo de rosa mosqueta conta com valiosas propriedades vitamínicas, antivirais, antibacterianas e antifúngicas.

Inclusive, é frequentemente usado como ingrediente veicular para outros óleos essenciais, que possuem composição mais agressiva e são muito intensos para serem aplicados diretamente na pele. 

Benefícios do óleo de rosa mosqueta

Frasco de óleo de rosa mosqueta sobre uma superfície branca decorada com diversas pétalas rosadas.
Reconhecidamente terapêuticos, os benefícios do óleo de rosa mosqueta são utilizados há séculos!

Por ser um óleo de origem vegetal, o óleo de rosa mosqueta apresenta grande capacidade de infiltração na derme, penetrando até nas regiões cutâneas mais profundas.

Essa característica, alinhada a forte concentração de componentes terapêuticos, traz uma série de benefícios para a saúde geral da pele. Confira a seguir alguns dos principais:

Hidrata e protege

O benefício mais popular do óleo de rosa mosqueta é o papel que ele desempenha na hidratação natural da pele.

Graças às suas propriedades antioxidantes, a substância combate os radicais livres e age fortalecendo as paredes celulares, retendo a umidade e impedindo a saída excessiva de água. 

Ao mesmo tempo, protege as células contra doenças e danos, especialmente aqueles causados pela exposição excessiva ao sol. O óleo é ultra-eficaz no combate ao fotoenvelhecimento e ainda ajuda a reduzir os efeitos negativos dos raios UV.

Esfolia e renova a pele

A forte presença de vitamina A e C fazem do óleo de rosa mosqueta um excelente esfoliante natural. Isto porque os dois nutrientes, quando combinados, promovem a renovação e regeneração celular da cútis.

Além disso, as propriedades adstringentes do óleo ajudam a fechar os poros e iluminar a pele, intensificando seu brilho e dando um novo aspecto de vivacidade. 

Por essas características, é uma opção de cosmético muito bem-vindo para o seu spa day!

Aumenta a produção de colágeno

A principal função do colágeno é dar firmeza à pele e, conforme envelhecemos, é natural que o corpo reduza gradualmente a produção dessa proteína, o que favorece o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Por agir estimulando a formação de colágeno, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar sua pele a recuperar a elasticidade e o frescor de antes, combatendo o envelhecimento.

Um estudo demonstrou que a substância é admiravelmente capaz de inibir a produção de MMP-1, enzima responsável por reduzir a produção de colágeno no organismo.

Já numa outra pesquisa, voluntários que utilizaram o óleo por oito semanas apresentaram uma melhora expressiva na aparência de rugas e pés de galinha.

Atenua marcas de cicatrizes

A capacidade de suavizar marcas e cicatrizar feridas é outro grande benefício do óleo de rosa mosqueta.

Devido a alta concentração de ácidos graxos e antioxidantes, a substância age como um catalisador dos processos de regeneração celular, sendo uma solução potencial para amenizar, inclusive, marcas de estrias.

Num estudo de 2015, participantes com cicatrizes pós-cirúrgicas apresentaram bons resultados após doze semanas aplicando óleo de rosa mosqueta nos locais de incisão.

Reduz o estresse

Abandonando o campo estético, o óleo de rosa mosqueta também é uma substância que pode ser utilizada na aromaterapia!

Essa técnica milenar, que busca promover o bem-estar e a saúde do corpo, é reconhecidamente eficaz para tratar problemas relacionados ao esgotamento e estresse.

Devido às propriedades da substância, a inalação do óleo de rosa mosqueta é particularmente eficaz para reduzir a pressão arterial e normalizar a saturação de oxigênio no sangue, que na prática se traduz num intenso efeito tranquilizante.

Como usar?

Mãos e parte dos braços de uma personagem feminina oculta espirrando um conta-gotas na palma da mão. O fundo é uma superfície cor de argila.
Assim como outros óleos vegetais, o óleo de rosa mosqueta é comumente utilizado de maneira tópica.

O óleo de rosa mosqueta é mais frequentemente usado com aplicação direta nas áreas da pele onde se pretende extrair seus múltiplos benefícios.

A substância é segura para os diferentes tipos de pele, no entanto, é fundamental que você se certifique que não possui nenhuma alergia antes de começar a usá-la.

Para isso você pode realizar um teste simples: aplique uma pequena quantidade do óleo sobre uma região e observe como seu corpo reage.

Se ao fim de algumas horas sua pele não mostrar sinais de irritação, é provável que o uso da substância esteja liberado para você!

Para aproveitar os benefícios do óleo de rosa mosqueta, uma orientação geral é aplicá-lo duas vezes ao dia, misturado com seu hidratante de uso diário. Essa dica é para amenizar o cheiro forte da substância, que pode incomodar olfatos mais sensíveis.

Especialistas também comentam que seu uso, principalmente na forma pura, deve ser feito preferencialmente à noite, para evitar eventuais reações aos raios solares.

Já para a utilização aromática do óleo de rosa mosqueta, basta simplesmente pingar algumas gotas junto à fragrância presente no seu difusor aromatizador!

E por falar neles, você já conhece a linha Spring Signature da Loungerie? Nossa coleção traz velas e difusores exclusivos, além de aromas marcantes pensados para momentos especiais.

Cada fragrância tem nuances e sensações únicas, com diferentes aplicações para cada ambiente. Além dos proveitos aromáticos, são uma ótima opção para você desfrutar dos benefícios do óleo de rosa mosqueta!

Por fim, recomendamos uma visita ao seu médico dermatologista antes de incluir qualquer novo produto na sua rotina de skincare. 

Essa ainda é e sempre será a melhor forma de garantir segurança para você e para a saúde da sua pele!

E agora que você conheceu os principais benefícios do óleo de rosa mosqueta e seus usos, que tal continuar lendo sobre saúde e bem-estar em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie