HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Contamos tudo o que você precisa saber sobre aromaterapia!

Conheça a técnica natural que promete diminuir a ansiedade e até mesmo ajudar na concentração.

7 de junho, 2021

A aromaterapia se tornou uma tendência nos últimos tempos, mas a verdade é que é mais antiga do que pensamos. Você sabia? Ela está entre os métodos de cura naturais mais antigos já criados pela humanidade. 

Uma das primeiras constatações de sua utilização é de 4.300 a.C, no Egito. O uso de óleos essenciais extraídos de plantas era feito pelos terapeutas da época para diversas finalidades, principalmente, no tratamento de infecções.

Segundo um estudo feito por arqueólogos britânicos, publicado no Journal of Archaeological Science, o uso desses óleos também era fundamental nos mais famosos rituais, como o de embalsamamento e mumificação.

Além do Egito, diversas outras civilizações antigas chegaram a incluir o que conhecemos hoje como aromaterapia em sua medicina. No entanto, essa prática só foi reconhecida como tratamento terapêutico a partir do século XX.

E você, sabe o que é aromaterapia e quais são seus benefícios? Vamos te explicar!

O que é aromaterapia?

Segundo a International Federation of Aromatherapists, a aromaterapia pode ser definida como “a arte e a ciência de misturar óleos essenciais extraídos naturalmente para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo, da mente e do espírito”.

Esses óleos essenciais são obtidos através de processos de extração de plantas aromáticas. Cada óleo possui uma propriedade terapêutica específica e eles são capazes de auxiliar em diversas condições de saúde

Eles são identificados por nossos receptores olfativos e processados pelo cérebro, que deve associar determinados aromas a emoções específicas

Benefícios de praticar aromaterapia

Ervas e flores que são matéria prima para os óleos essenciais, todos estão em cima de um tecido branco.
Conhecida desde o Egito antigo, o que chamamos hoje de aromaterapia é uma ciência terapêutica que combina aromas e sensações.

Atualmente, a aromaterapia é reconhecida no Brasil como uma prática integrativa, complementar à medicina tradicional e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Os óleos essenciais podem ser benéficos no tratamento de dores musculares, transtornos de pele e até mesmo problemas relacionados ao estresse, pois alguns possuem propriedades relaxantes. A aromaterapia também é usada como tratamento preventivo à depressão e à hipertensão.

Essa técnica natural combina o aroma liberado pelos óleos essenciais com o estímulo cerebral que ele deve causar. Com isso, podemos aliviar os sintomas de ansiedade, dores, asma e até mesmo pequenos resfriados.

Seu objetivo é promover o bem estar e fortalecer nosso sistema imunológico.

Óleos essenciais mais famosos e suas propriedades 

Existem diversos tipos de óleos essenciais que podem ser usados na aromaterapia, cada um com propriedades e benefícios diferentes. Separamos os 5 principais óleos mais utilizados em tratamentos e que são bem fáceis de encontrar em aromatizadores e velas. 

Jasmim

Flores de jasmim de baixo para cima, ao fundo há o céu com tons azuis e rosados.
Jasmim é uma flor com excelentes propriedades calmantes, relaxantes e até mesmo rejuvenescedoras.

Diretamente ligado ao nosso humor, esse aroma floral tem propriedades calmantes, que ajudam a combater o estresse e a insônia, além de promover o bem estar. 

Pinho e Cedro

Pinheiro bem de perto, em foco suas folhas.
Além de ação antioxidante, o pinho possui propriedades bactericidas cientificamente comprovadas.

Esses aromas muito parecidos, são conhecidos como florestais. Eles são capazes de reduzir o estresse, melhorar problemas respiratórios e dores de cabeça.

Lavanda

Flor de lavanda bem de perto.
A flor de lavanda possui propriedades calmantes e pode ajudar com a insônia.

Responsável por diminuir a frequência cardíaca, a lavanda possui um efeito relaxante, que pode ajudar com problemas de insônia.

A planta também é muito utilizada também no tratamento da ansiedade e como relaxante muscular. 

Alecrim

Alecrim florido, essa a planta possui ramos verdes e flores azuis.
O alecrim é um ótimo antibiótico natural, sendo muito eficaz contra bactérias.

O alecrim é indicado para aqueles momentos em que precisamos de mais foco em alguma atividade. Suas propriedades estimulam nossa capacidade cerebral, aumentando nossa energia e reduzindo o cansaço.

Rosa Mosqueta

Planta rosa mosqueta, com folhas em verde escuro e frutas vermelhas.
A planta rosa rubiginosa é conhecida popularmente como rosa mosqueta.

A rosa traz um maior relaxamento para o corpo, sendo uma aliada no combate à insônia. E por seu poder potencializador de desejos, ela também está associada à sensualidade.

O óleo essencial de rosa mosqueta também é muito utilizado em produtos de cuidado com a pele, pois possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Como fazer aromaterapia em casa

Os óleos essenciais, apesar de serem produtos naturais, pedem pelo mesmo cuidado de outros medicamentos. Se administrados de forma errada, alguns óleos podem causar irritação na pele e até queimaduras.

Por isso, caso você não tenha experiência com o assunto ainda, o ideal é investir em produtos já prontos, como velas e aromatizadores!

Assim, você pode sentir os efeitos da aromaterapia de forma segura.

Aromatizadores e Velas

A imagem mostra um difusor aromatizador da loungerie. É um frasco de vidro com varetas de fibra de algodão.
Além de objetos de decoração e de contribuírem para um cheiro agradável, os aromatizadores trazem os benefícios da aromaterapia de forma fácil para sua casa. 

O uso de aromatizadores e velas está entre os métodos mais fáceis e seguros de fazer o uso correto da aromaterapia em casa, pois eles atuam diretamente e de forma eficiente no nosso olfato.

A Loungerie, além de ser a marca do sutiã perfeito, sabe bem a importância dos aromas para criar um clima ideal. Se você já foi em uma de nossas lojas ou comprou algo em nosso site, entende o que estamos falando!

A nossa Coleção Spring Signature conta com três aromas diferentes, pensados para momentos especiais. Cada fragrância traz velas em dois tamanhos e um difusor, para se encaixar em qual for sua preferência.

E para completar, as artes das embalagens são exclusivas e se transformaram em cadernos e cartões. Ótimas opções de presente!

Fragrância Aventus: 

A Aventus é uma fragrância reconhecida por ser marcante. É perfeita para utilizar como vela! 

Com um topo frutado, em sua composição há também a presença de jasmim, baunilha, âmbar e rosa.

Por isso, é ideal para momentos relaxantes e mais sensuais, pois abaixa a tensão e desperta desejos.

Se você é uma pessoa ousada ou que está afim de aventuras, sem dúvidas é a escolha perfeita! 

Fragrância Flor de Lavanda: 

Reconhecida pela sua suavidade, a fragrância Flor de Lavanda é perfeita para usar em um difusor e compor o ambiente da cozinha ou sala. 

Por ter em seu coração notas de alecrim, suas propriedades ajudam na concentração e foco, sendo uma boa opção para escritórios ou áreas de estudo.

A presença de lavanda promove tranquilidade e a laranja e bergamota trazem frescor!  

Fragrância Fantal: 

Se você deseja tornar o ambiente mais agradável, essa é a escolha perfeita para decorar ambientes internos e externos da casa! 

Com aromas cítricos e um fundo amadeirado e profundo, a fragrância Fantal é ao mesmo tempo suave e intensa, como um frescor poderoso e misterioso.

Agora que você já sabe tudo sobre aromaterapia, corre para nosso site conferir todas as opções em produtos para deixar sua casa mais perfumada! 

E se quiser mais conteúdos sobre bem-estar, veja mais aqui no blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie