HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Guia completo do Destination Wedding

Se você deseja viajar para realizar o casamento, saiba mais em nosso guia completo do Destination Wedding!

18 de agosto, 2021

Já pensou em comemorar seu casamento durante um final de semana inteiro em um lugar com paisagens espetaculares? Se sim, você precisa conhecer o destination wedding!

Não existem limites para esse estilo de cerimônia. Seja em uma praia brasileira, castelo europeu ou até mesmo em um cassino em Las Vegas, você pode escolher o lugar que quiser e deixar a festa com a cara do casal.

Aqui, você encontrará tudo que precisa saber sobre o destination wedding, para comemorar o famoso “sim” em lugares inesquecíveis e ao lado das pessoas que gosta.

Como funciona o Destination Wedding?

Em tradução livre, destination wedding significa casamento de destino. Os noivos escolhem uma cidade para realizar a cerimônia e viajam para o local junto com os convidados.

Por ser um pouco recente no mundo dos casamentos, a maioria das pessoas lembra apenas do termo “pé na areia”, mas as possibilidades são infinitas! Você pode escolher o cenário que desejar.

Além disso, com três dias de festa é possível conhecer a história, pontos turísticos, bares e restaurantes da cidade. Isso fora a comemoração do casamento! 

A viagem pode ser programada com vários passeios e atrações para os noivos e seus convidados, mas você sabe como organizar esse tipo de casamento? Vem com a gente!

Como organizar um Destination Wedding

O nome já diz tudo, né? Primeiro, é preciso definir o destino! Nosso principal conselho é que você se atente às opções de lugares de acordo com sua preferência e pesquise muito.

Tudo depende da personalidade e gosto do casal. Portanto, pensem em que tipo de cenário vocês gostariam e procurem um lugar com essas características. 

Existem muitos grupos na internet que falam sobre a experiência de realizar um destination wedding em diversos locais, então vocês podem ler e conversar sobre a experiência de outro casal. 

E aqui vai um checklist básico do que você precisa saber ao organizar seu casamento fora:

  • Local;
  • Quantidade de convidados;
  • Transporte – como você e seus convidados irão chegar lá;
  • Hospedagem;
  • Organização e decoração.

Tenha a ajuda de uma cerimonialista

Uma dica importante é: contrate alguém para ficar responsável pela organização! Não deixe essa parte de lado, é essencial ter uma pessoa ou uma equipe responsável pelo evento. 

Se casamentos mais tradicionais já são difíceis de organizar sozinha, imagina fazer isso à distância, né? 

É muito difícil dar conta de tudo e contratar pessoas especializadas nesse estilo de evento pode ser a solução para que seus dias sejam reservados para curtir. 

E como sabemos que o mais importante – e mais difícil – é justamente a escolha do local, vamos te apresentar um pouco mais sobre o destination wedding no Brasil e no exterior!

Destination Wedding no Brasil

O Brasil é um país com 27 estados, então não faltam paisagens belíssimas para realizar seu casamento em território nacional!

Considerando que temos de norte a sul do país para explorar e decidir onde fazer a cerimônia, existe uma imensa variedade de cenários. Desde aquele clima frio em cima da montanha ou um dia quente de praia, não faltam opções!

Existem diversas vantagens em realizar o destination wedding no Brasil, por exemplo: 

  • Maiores chances dos convidados comparecerem;
  • Cultura semelhante;
  • Mesmo idioma;
  • Transporte mais barato;
  • Não há diferença de fuso horário ou necessidade de um documento específico – como passaporte e visto.

Fica tudo mais fácil, né? Veja como é encantador o casamento em Trancoso!

Trancoso, Bahia

Casamento em Trancoso, uma praia localizada na Bahia. Há um mini altar, montado sob a areia de frente ao mar. Há um arco quadrado de flores brancas com folhas verdes, e o casal está no centro se beijando. A noiva está com um vestido branco rendado, com um véu grande. Ela é branca e possui o cabelo preto. O noivo é branco e possui cabelo preto também, e usa uma roupa social na cor cinza.
O casamento em Trancoso é, sem dúvidas, marcado por uma vista incrível. (Reprodução: Constance Zahn / Pinterest)

Trancoso, na Bahia, possui uma das praias mais bonitas do país! Sem dúvidas, o clima e paisagem perfeitos para seu destination wedding

Além disso, é nesse distrito que está localizada a Igreja do Quadrado, um dos lugares mais antigos do país, datando a época do descobrimento do Brasil.

É um lugar simples, mas cheio de história e com um cenário muito romântico.

Destination Wedding no exterior

Para realizar um casamento fora do Brasil é preciso organizar o evento com um ano de antecedência, no mínimo! 

Por ser uma viagem mais cara e ter uma disponibilidade de voos menor, você precisa comunicar os convidados o quanto antes. E não se esqueça de contratar uma equipe responsável pelo evento – afinal, ele será realizado bem longe de casa.

Em relação aos documentos, consulte as autoridades brasileiras e também as do país escolhido para se certificar dos documentos necessários e deixar isso resolvido.

Geralmente, é preciso estar com os passaportes, certidões de nascimento e de estado civil, mas alguns países podem solicitar documentações específicas. 

O Brasil considera válidos os casamentos realizados em outro país, mas é preciso registrar a união no consulado brasileiro e depois em um cartório. 

O processo no cartório é parecido com um casamento civil, mas você deve fazê-lo o quanto antes, pois depois de 180 dias não é mais permitido.

Destination Wedding na Itália

Castello di Velona, em Montalcino, na Itália. É possível ver a piscina, um deck com sofás brancos e o castelo no fundo.
No alto, com vista para lugares incríveis, o Castello di Velona é um dos pontos turísticos mais desejados para o destination wedding. (Reprodução: site Castello di Velona)

De maneira geral, fazer seu destination wedding na Itália é vantajoso, pois brasileiros que pretendem viajar para o país por até 90 dias não precisam de visto

É apenas  importante se atentar à validade do passaporte, que deve ser de no mínimo seis meses. 

E um dos lugares mais desejados nesse estilo de casamento, quando feito na Itália, é o Castello di Velona, construído no século 11. 

Esse castelo fica localizado em Montalcino, na região da Toscana, e possui uma das vistas mais encantadoras e românticas para um casamento, com colinas e vinhedos ao redor. 

Pontos de atenção para o planejamento

Existem alguns pontos de atenção na hora de preparar um destination wedding, já que você, provavelmente, estará longe do local da festa.

Convidados

Noiva, com vestido branco rendado tomara que caia, ela é uma mulher negra e usa o cabelo preso num coque. Suas madrinhas, duas de cada lado da noiva, estão com a cabeça encostada nela e seguram suas mãos.
É importante avisar os convidados com antecedência para que eles estejam presentes nesse momento especial. (Reprodução: POPSUGAR / Pinterest)

Normalmente, o destination wedding é um casamento mais reservado que o tradicional. Ele não chega a ser intimista, como o elopement wedding, mas não são muitos convidados. 

Por envolver uma viagem e gastos mais elevados, é comum que nem todos possam participar e apenas as pessoas mais próximas do casal se disponham a estar nesse momento.

Não há a necessidade dos noivos pagarem a estadia dos convidados – isso depende muito da condição financeira do casal. No entanto, é preciso levar essa questão em consideração também e é interessante pensar em opções para eles.

Para que as pessoas consigam se organizar e estejam presentes no dia, é preciso antecedência. Por ser uma festa que demanda tempo de organização, você pode mandar um save the date aos convidados por volta de um ano antes.

Assim, todos terão tempo de sobra para se planejar e viajar na época da festa para o lugar que ela será realizada. 

Local 

Não é apenas o local relacionado à cidade que é importante na hora de planejar seu casamento, mas sim o ambiente que a festa será preparada

Por não ser um modelo tradicional, você pode fazer sua festa em algum restaurante ou casa de show da cidade, assim como também alugar um espaço somente para os seus convidados, com direito a buffet e decoração.

Por isso, pesquise e se informe! Procure um lugar que tenha a infraestrutura necessária para receber vocês e seus convidados e oferecer tudo que você precisar. 

Geralmente, as festas são realizadas em hotéis especializados nesse tipo de evento e eles já ficam responsáveis por tudo: decoração, comida, música e tudo que você tem direito!

Também é interessante criar um cronograma para os outros dias de viagem. Cada detalhe importa!

Data

Casal de noivos em frente a um estabelecimento, num cenário urbano e chuvoso. A noiva está do lado esquerdo, ela é branca de cabelos castanhos e presos, usa um vestido volumoso e está de lado olhando para o noivo, segurando um guarda-chuva. O noivo está de calça preta, camisa branca de manga longa e também segura um guarda-chuva.
Para evitar surpresas procure épocas do ano em que o clima se mantenha agradável.

Além da necessidade do save the date e de um local apropriado para a festa, pesquise como é o clima da cidade! Nada pior que planejar um casamento na praia, por exemplo, e chegar lá na época mais chuvosa do ano.

Por isso, essa é uma etapa muito importante do planejamento e a data do seu destination wedding deve ser bem pensada para agradar o gosto do casal. Não temos como controlar o tempo, mas com isso podemos evitar surpresas! 

Agora que você já sabe tudo sobre destination wedding, que tal conhecer mais sobre o casamento em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie