Também conhecido como casamento intimista, esse tipo de comemoração vem ganhando o coração dos noivos.
8 de junho, 2021
Presente em muitos filmes de romance, o elopement wedding é muito conhecido nas telinhas! Ele representa aquele casal apaixonado que precisa fugir para se casar em segredo, por não ter a autorização dos familiares.
Esse estilo de casamento existe desde o século XVIII e hoje, graças aos casais modernos, o elopement wedding mudou seu significado. E com a pandemia, tornou-se uma tendência!
Devido a adiamentos e a restrição no número de convidados, muitos casais estão optando por algo mais íntimo: um casamento a dois.
Ele é completamente diferente de um casamento tradicional e super charmoso! Vamos explorar essa tendência para tornar esse momento tão inesquecível quanto ele merece?
Elopement wedding, também conhecido como casamento a dois, significa fugir para casar. Como já falamos, é um termo antigo e isso acontecia bastante quando casais queriam fazer a cerimônia longe dos familiares.
Porém, com o passar do tempo, o elopement wedding perdeu essa característica e passou a ser uma possibilidade para quem buscava um momento mais íntimo!
No elopement wedding temos apenas dois convidados: os noivos.
Além deles, o celebrante e um fotógrafo, ainda pode haver a presença de pouquíssimas outras pessoas, como pais ou amigos especiais, que aí têm o papel de testemunhas.
É uma grande aposta para os casais que desejam tornar o casamento um momento só deles, com uma cerimônia particular e intensa.
O elopement wedding é marcado por muita conexão e cenários incríveis, já que ele pode ser realizado em qualquer lugar!
Alguns casais preferem um cenário mais urbano, outros desejam se casar de frente ao mar. As possibilidades vão desde o alto de uma montanha até o jardim de casa.
Pela variedade de locais, o casamento a dois pode ser confundido com o destination wedding, mas eles são diferentes! No destination wedding os noivos e todos os convidados viajam para realizar o casamento em outro lugar, mas no elopement, apenas os noivos viajam.
Para tornar esse dia especial, existem algumas dicas que, se seguidas corretamente, é certo que o momento será inesquecível!
Por mais que esse estilo de casamento seja considerado mais simples e despreocupado, existem alguns pontos importantes que podem fazer toda a diferença!
A escolha do local é fundamental para tornar esse momento inesquecível! É interessante considerar lugares que são importantes para o casal e que tenham algum significado.
Pode ser uma cidade que vocês sonham em conhecer, um cenário que consideram fantástico ou um local que foi importante na sua história.O importante é que vocês tomem essa decisão juntos!
O nome do casamento diz tudo sobre uma das principais escolhas ao optar por ele: qual destino escolher?
O local escolhido deve ter a cara do casal, e de preferência, um espaço apropriado para realizar a cerimônia.
É interessante explorar lugares mais afastados, afinal, a natureza sempre nos proporciona as melhores paisagens.
O Brasil é, sem dúvidas, um dos países com as praias mais belas do mundo!
As ondas quebrando no mar e o sol se escondendo atrás do oceano no fim da tarde é um dos cenários mais bonitos, emocionantes e românticos para o elopement wedding.
É preciso verificar se o local possui autorização para realizar esse tipo de cerimônia, e se a resposta for sim, se joga!
Assim como a praia, é necessário verificar se há autorização para fazer a cerimônia no topo de uma montanha.
E nesse caso, ainda vai além: é preciso verificar se há segurança para subir até o topo da montanha.
Poucos cenários são tão incríveis como esse, que compete diretamente com a praia entre os mais escolhidos para realizar o elopement wedding.
Dependendo do destino escolhido, ele pode ter cenários incríveis de castelos históricos construídos há milhares de anos.
Além de proporcionar fotos únicas, esse castelo com certeza já presenciou outros casais apaixonados ao longo de todos esses anos de jornada.
O Castelo Batel, no Paraná, foi inspirado nos castelos franceses do vale do Loire. Construído em 1924, hoje é palco de eventos, como casamentos, e pode ser a escolha certa para seu casamento a dois!
Para evitar surpresas:
Definir a data é uma etapa importante porque se você está fugindo de lugares super populares e abertos ao público, é recomendável que você escolha datas fora de temporada.
Também se atente ao clima da cidade no mês escolhido! Você não quer sofrer com frio ou calor excessivo no dia mais importante da sua vida, né?
Considere lugares mais privados, para não prejudicar a intimidade da cerimônia com distrações. Afinal, o momento é só de vocês!
Mesmo que o lugar já esteja definido, contrate uma assessoria local. Ela tem um papel importantíssimo no elopement wedding.
A assessoria é quem vai cuidar de tudo para você naquela cidade e durante a cerimônia. No dia, você e seu noivo devem se preocupar apenas em curtir o momento!
Para que vocês não precisem se estressar com nada urgente, é fundamental programar tudo com antecedência – desde um simples café da manhã até a cerimônia de fato.
Uma dica é contratar profissionais experientes em elopement wedding. Não é porque vocês terão um casamento a dois que precisam fazer tudo sozinhos.
O celebrante, fotógrafo, maquiador e todos os fornecedores precisam ser contratados com antecedência para que estejam disponíveis na data desejada. É preciso entrar em contato com todo mundo antes mesmo de comprar a passagem.
O elopement wedding é mais econômico que um casamento tradicional. Mesmo realizando a cerimônia em outra cidade, investindo no vestido dos sonhos e contratando pessoas para auxiliar na organização, ainda sai muito mais em conta.
Sem as distrações e imprevistos que uma grande festa poderia causar, o casamento a dois se preocupa em fazer com que os noivos se concentrem um no outro e se permitam viver a intensidade do momento.
A troca de votos também é algo único no elopement wedding. A vantagem é que, para os mais tímidos, o ambiente fica mais confortável para a sinceridade que esse momento pede.
A família possui um papel importante em nossas vidas, e não comunicá-los pode fazer com que se sintam excluídos.
Mas lembre-se, vocês podem sempre conversar e explicar a preferência de vocês – e isso não significa que todos não podem comemorar juntos depois! Após o casamento, vocês podem celebrar com amigos e familiares.
Também há a possibilidade de realizar uma videochamada durante a cerimônia, para que todos assistam e participem de alguma forma. Sempre há um jeito!
O importante é aproveitar e fazer desse dia o mais especial possível!
Agora que você já conhece tudo sobre o casamento a dois, que tal conhecer drinks com espumantes para fazer parte da comemoração do seu elopement wedding?