HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Decoração boho: 7 inspirações para aderir à estética na sua casa

Estampas, cores e muito verde fazem parte desse estilo singular

21 de fevereiro, 2022

O estilo boho carrega uma estética única e irreverente. Ele tem várias expressões, sendo as principais delas na moda e na decoração, dois universos que andam lado a lado. 

Quando o assunto é decoração boho, pensamos logo naqueles ambientes com carinha de Pinterest, não é mesmo? Mas sabia que ela pode sair da rede social e ir para dentro da sua casa? Veja nossas dicas para decorar seus ambientes com esse estilo!

O que é boho? O que isso significa?

A palavra boho nasceu da expressão bohemian chic, que significa boêmio chique. Esse estilo está ligado à liberdade, à expressão de ideais e a uma atitude singular de se expressar.

Ele surgiu no começo dos anos 2000 e bebe de várias fontes, como o hippie, um movimento que surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos. O boho é descolado, descomprometido e leve. É o “paz e amor” mais sofisticado, digamos assim.

O boho pode ser muito observado na moda, uma expressão que chama bastante atenção. Porém, ele também se estende à decoração, resultando em espaços belíssimos, aconchegantes e super agradáveis.

Principais elementos da decoração boho

Foto de um escritório em casa com a decoração boho. Há uma mesa de madeira encostada na parede, com um computador e cadernos, uma poltrona em veludo verde com uma manta na frente e várias plantas e quadros na parede.
Alguns elementos são marca registrada do estilo boho. (Foto: Reprodução/Pinterest/Casa de Valentina)

Anote os elementos mais frequentes nos ambientes com decoração boho:

Cores nada minimalistas

Se o estilo minimalista é marcado por poucas cores neutras, o boho vai na contramão. Quem aposta em uma decoração nesse estilo, geralmente escolhe muitas cores para compor um ambiente, mas elas precisam fazer sentido juntas, viu?

Os tons terrosos aparecem com frequência na decoração boho, assim como os tons de bege. Azul-marinho, verde oliva e outros tons menos saturados também fazem parte da paleta de cores deste estilo decorativo.

Estampas de personalidade

Quando falamos em decoração boho, a primeira estampa que nos vem à cabeça é a estampa “étnica”. O que poucos sabem é que não é muito legal nomear esse tipo de padronagem como “étnica”, afinal, de qual etnia estamos falando?

Existem diversas estampas apropriadas pela estética boho que surgiram em países africanos, asiáticos, americanos e por aí vai… As estampas mais conhecidas são o Kilim, inventado na Turquia, o Ganado, dos Estados Unidos, e o Ikat, que ainda tem origem incerta, mas possivelmente nasceu no Peru.

Texturas variadas

Como dissemos, o estilo boho se diferencia da estética minimalista, então a ideia é ter mais informações e também um peso visual maior. 

Apostar em elementos de diferentes texturas é um artifício certeiro para deixar o ambiente ainda mais interessante. Essa mistura de texturas pode vir através da mistura de tecidos, por exemplo.

Almofadas e mantas

Um dos pilares da decoração boho é o aconchego. O ambiente precisa transmitir aquela sensação de conforto, de relaxamento e de paz. Então, as almofadas e mantas são itens indispensáveis em qualquer ambiente que segue a temática boho.

Essas peças são interessantes porque possuem dupla função: trazer conforto e dar um toque de estilo ao ambiente. Afinal, almofadas e mantas podem ser confeccionadas em diversos materiais e em inúmeras cores.

Tapetes

Outro item que traz conforto e aconchego a qualquer ambiente é o tapete. Ele também é ótimo para cômodos de chão frio, deixando tudo mais quentinho. Você pode apostar em um bem grande, para cobrir boa parte do espaço, ou apenas de apoio em algum canto.

Uma ideia legal é investir em um tapete colorido que traga personalidade ao ambiente. Dessa forma, ele funciona como uma moldura para o restante da decoração. Fica incrível!

Plantas 

Além de trazerem um toque de verde natural à decoração, as plantas também são capazes de trazer vida a qualquer ambiente. Se você não tem muitas habilidades para cuidar delas, existem ótimas opções artificiais que cumprem com a função estética.

Se mesmo assim você quer ter plantas naturais, algumas espécies exigem menos cuidados. A samambaia, a espada de São Jorge, os cactos e as suculentas, por exemplo, são boas opções para quem deseja investir menos tempo cuidando das plantinhas.

Objetos decorativos

Nenhuma decoração fica completa sem os objetos decorativos, não é mesmo? Aposte em objetos feitos em palha, couro, madeira, penas, crochê, tricô… Tudo que tem essa estética do feito à mão combina perfeitamente com a decoração boho.

As cestas e os murais em macramê têm feito muito sucesso entre os adeptos da decoração boho. Esses itens, mais uma vez, colaboram com a estética do aconchego, de algo mais quente e confortável. 

7 ideias para apostar na decoração boho

Selecionamos 7 inspirações maravilhosas para você ver na prática como os elementos da decoração boho podem ser inseridos nos ambientes. Vem ver!

1. O verde oliva é chique e aconchegante

Foto de uma sala com estilo de decoração boho. O chão é de tábuas de madeira, com um tapete em linho claro, há um sofá em veludo verde e um puff em couro marrom. Há almofadas, mantas e plantas espalhadas e uma mesa de centro.
Essa cor é versátil e combina com tudo. (Foto: Reprodução/Pinterest/The Happy Hideout)

Esse tom de verde é elegância pura! Ele pode estar presente em objetos maiores, como é o caso desse sofá, ou em detalhes pontuais, como em almofadas, mantas e outros itens de decoração.

2. A decoração boho pode ir para outros ambientes

Foto de um quarto boho. O chão é de madeira escura, há um tapete étnico em branco e preto, uma cama branca com roupa de cama branca e mantas por cima, as paredes são em tons claros, com plantas e um espelho redondo.
Já imaginou dormir em um quarto desses todos os dias? (Foto: Reprodução/Pinterest/Le Journal de la Maison)

A sala é um ambiente que recebe bastante atenção em termos de decoração, fazendo com que outros cômodos fiquem de lado. Que tal voltar os olhos para o quarto e apostar na estética boho para decorar esse cantinho tão especial?

3. O tapete é o protagonista desse ambiente

Foto de um hall de entrada no estilo boho, com chão de madeira, um tapete étnico em cores claras, um móvel de madeira com tela, plantas espalhadas, um espelho redondo e um puff.
Esse objeto faz toda a diferença em qualquer cômodo. (Foto: Reprodução/Pinterest/Le Journal de la Maison)

Adicionar um tapete na decoração sempre traz uma surpresa positiva. Ele é como se fosse a cereja no topo do bolo, que faz com que tudo fique ainda mais harmonioso e bonito. Nesse caso, a textura e a estampa foram as responsáveis por esse efeito.

4. Boho pode ser chique sim, por que não?

Foto de uma sala boho, com chão de madeira, um tapete étnico colorido, um sofá em veludo mostarda,  uma mesa de centro preta, poltrona em tela e um puff branco. A parede de destaque é azul-petróleo e há alguns quadros e plantas.
O estilo boho chic alia a elegância a esse lado mais hippie. (Foto: Reprodução/ Pinterest/Mommy Thrives)

Você pode adicionar um toque mais chique à sua decoração boho através de objetos modernos, com uma estética mais contemporânea. Misturar estilos e ainda assim se manter dentro da proposta boho é super possível!

5. Um toque de verde aqui, outro ali…

Foto de um hall de entrada no estilo boho. O chão é de madeira, há uma passadeira em estampa étnica em preto, cinza e branco, plantas penduradas e no chão e um quadro rosa apoiado na parede no chão.
Nada melhor que plantas para trazer um toque de verde. (Reprodução: Pinterest/Apartment Therapy)

As plantas são bem-vindas em qualquer estilo decorativo, mas no boho ela é ainda mais. O toque de natureza tem tudo a ver com o aconchego que essa estética propõe, então as plantinhas são praticamente indispensáveis.

6. Materiais naturais são a cara da boho decor

Foto de uma parte de sala em estilo boho. Há um tapete étnico em marrom e branco, um banco de madeira sendo usado como mesa e em cima tem livros, quadros, um chapéu de praia e embaixo cestos em palha e almofadas mostarda.
Nada melhor que materiais naturais para trazer um ar mais artesanal à decoração. (Foto: Reprodução/Pinterest/Casa Vogue)

Seguindo a mesma ideia das plantas, inserir materiais naturais no seu ambiente com decoração boho é uma ótima ideia. Invista em itens de palha, de madeira, de corda, de fio de algodão… Tudo que tem essa pegada mais artesanal.

7. Adicione pontos de cor

Foto de uma sala boho colorida, com tapete claro, sofá em veludo rosa queimado, mesa de centro em madeira, com várias revistas e objetos por cima, nas paredes vemos quadros diversos e plantas.
As cores da boho decor são a alma desse estilo. (Foto: Reprodução/@HEARTZEENAHOME)

As estampas são a cara da decoração boho! Quando elas são coloridas, em tons menos saturados, mais ainda. As cores transmitem mais aconchego e também deixam o ambiente mais alegre, então pode usar à vontade.

Aproveite e salve suas inspirações favoritas para reproduzir aí na sua casa! Conheça também o feng shui e veja como ele pode te ajudar a ter um ambiente com mais harmonia e paz.

Fique sempre de olho em nosso blog para acompanhar conteúdos valiosos sobre lifestyle, moda, beleza e vários outros assuntos! Assine também a nossa newsletter para receber primeiro todas as nossas novidades. 

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie