HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O que é feng shui e como ele pode revolucionar seu lar

É possível transformar sua casa seguindo as regras do feng shui

28 de setembro, 2021

Você sabia que existe uma arte milenar capaz de transformar seu lar em um ambiente harmonioso e repleto de boas energias? Prazer, Feng Shui!

Se você ainda não conhece, chegou o momento de entender melhor o que é e como colocá-lo em prática para renovar os espaços da sua casa ou até mesmo do trabalho.

Esse é um guia prático do Feng Shui e vamos falar um pouquinho sobre o que é, onde surgiu e como aplicá-lo no dia a dia para proteger sua casa das energias negativas!

Afinal, o que é Feng Shui? 

A tradução literal de Feng Shui é vento-água, mas vai muito além de apenas essas duas palavras. 

Esse conceito surgiu na China antiga, como uma filosofia que buscava usar a força energética das cores, materiais e objetos diferentes para harmonizar o ambiente.

Além de equilibrar as energias do local, essa técnica também age de forma terapêutica, pois promove o bem estar de quem vive na casa, transformando o dia a dia dessas pessoas. 

E o Feng Shui é colocado em prática através de algo que adoramos: decoração! Não existe nada melhor do que unir uma decoração moderna, bonita e agradável à essa técnica que ajuda em diversos aspectos da vida.

Usar materiais diferentes, formas e elementos específicos em cada lugar da casa pode fazer com que a energia dela flua com naturalidade e não fique estagnada em nenhum espaço.

E para entender melhor o Feng Shui, é preciso também entender o que é o Baguá. Vamos explicar mais abaixo!

Você sabe o que é o Baguá?

Esquema octagonal, com cada lado do Baguá, sendo eles: sucesso - ao topo, e a seguir completando os oito lados, temos relacionamento, criatividade, amigos, espiritualidade, família, prosperidade.
Seguindo o Baguá, fica mais fácil fazer as mudanças da sua casa! (Reprodução: Pinterest / Casa.com.br)

Dentro do conceito de Feng Shui, existem diversas vertentes que o explicam de formas diferentes ou focam em um elemento específico. 

Entre elas, há a Escola do Chapéu Negro do Feng Shui, que conseguiu definir diversas áreas da vida e o que precisa ser harmonizado nelas de acordo com as técnicas. Isso inclui quais cores a representam, qual forma, elemento, planta – para chás – e cristais. 

Não é segredo que pedras e cristais possuem um grande poder energético que pode transformar nossas vidas, porém quando associados ao Feng Shui como um todo, seu poder é potencializado! 

O Baguá é um mapa octogonal que nos mostra as prioridades de mudanças de acordo com cada área da vida! Passaremos por cada uma delas:

Sucesso

O sucesso é representado pela cor vermelha, independente de sua intensidade! E não há nenhuma surpresa, certo? E como plus, também é representado pelo elemento fogo. 

Sua forma é triangular, as plantas indicadas são alecrim e louro e seus cristais são ágata e granada – que são pedras do equilíbrio da aura! É perfeito para a sala de estar.

O sucesso é a visão do mundo sobre você, como você é reconhecido. Além de trazer vitalidade e elevar a autoestima de quem está no ambiente. É um Guá poderoso e também fornece proteção, representando a luz e poder!

Relacionamento

Quarto com uma cama no centro. Sua decoração é rosa e em tons brancos e verdes - com as plantas acima do guarda roupa.
Você pode unir elementos e cores na decoração dos espaços. (Reprodução: Pinterest / Decoholic)

O Guá do relacionamento possui como principal cor todos os tons de rosa e nos ambientes é perfeito para halls de entrada e quartos! Pode ajudar a harmonizar a vida do casal, além de expressar alegria e jovialidade. 

Seu elemento é a terra, sua forma quadrada, a planta principal é o hibisco e o cristal é o quartzo rosa – a pedra do amor!

Criatividade

Banheiro de paredes e chão todo em mármore branco, com detalhes em dourado.
O mármore branco é uma ótima opção para sair do óbvio.

A criatividade, por incrível que pareça, é representada pelo branco – pois todo processo criativo se inicia numa “tela em branco”. 

É a cor perfeita para lugares pequenos, como banheiros, e também pode ser utilizada como complemento em quartos, salas e cozinhas. 

É ideal para entrar em contraste com outras cores, como o vermelho, azul e preto.

A criatividade é simbolizada por pedras brancas, seu elemento é o metal e formas circulares são bem vindas – como vasos de flores redondos e quadros do mesmo formato. Suas plantas são duas, a salsa e a zínia.

É muito relacionado à sua cabeça estar aberta para resolver possíveis problemas futuros. 

Amigos

Simbolizado pela cor cinza, o Guá dos amigos é considerado o principal quando falamos de equilíbrio, pois temos o preto e o branco se misturando para formar essa cor.

O cinza pode parecer neutro demais, porém quando associado a outras cores traz uma decoração moderna e muito marcante! 

É a cor ideal para ambientes bem abertos e iluminados, como a cozinha e área externa, e se combinado com tons de verde, fica muito bonito.

Seu elemento também é o metal, as formas são ovais, sua planta é a margarida e o cristal, a ametista – pedra ligada à sabedoria e proteção!

Trabalho

Mesa de trabalho branca, com diversos materiais de papelaria organizados em nichos com textura de mármore.
Vai planejar seu espaço de trabalho? Deixe o preto sempre em contraste!

O trabalho é a área da nossa vida representada pelo preto. Seu elemento é a água e seu cristal é a turmalina negra – pedra que purifica e protege.

Essa cor significa uma forte conexão espiritual, profundidade intelectual e muita sabedoria. Por isso, o preto está relacionado à profissão – que para os chineses, significa sua missão de vida. 

O ideal é combiná-lo com outras cores, como o branco ou até mesmo outros tons – porém claros. Também é interessante deixá-lo presente em todos os ambientes, mas procure sempre fazer com que ela esteja em contraste.

Espiritualidade

A espiritualidade é representada pela cor azul, lilás e verde. A essência dessas cores transmite paz, tranquilidade e harmonia.

Além da cor, sua forma é predominantemente quadrada, a planta é a arruda e a pedra é a lápis lazúli – uma pedra azul que eleva a força espiritual.

É ideal para lugares que precisam de concentração, seja uma sala que você costuma usar para meditar, estudar ou até mesmo o quarto, pois também amplifica seu conhecimento e paz interior.

Família 

O Guá da família é representado pela cor verde. Seu elemento é preferencialmente a madeira, sua planta é a hortelã e sua pedra, a amazonita, que afasta as energias negativas, fortalece a intuição e nossa tolerância para lidar com pessoas diferentes de nós. 

É ótimo para os quartos, pois renova as energias e pode marcar um novo ciclo – seja de qualquer mudança. Representa sua relação com seus familiares e também como você lidou com situações no passado.

Pode ajudar a florescer projetos, realizar sonhos e iniciar novas etapas da vida!

Prosperidade

Representado pela cor roxa ou púrpura, a prosperidade possui a madeira como elemento principal. Sua forma é oval, sua planta é o manjericão e seu cristal é a malaquita – pedra responsável por fortalecer nossa intuição.

Por isso mesmo é muito próxima ao Guá da espiritualidade, pois pode ajudar a fazer uma meditação profunda e se conectar com você mesmo.

É perfeito para ambientes de trabalho, para ajudar no foco, e também em ambientes de muita intimidade, como o quarto ou banheiro. 

Benefícios do Feng Shui

É importante destacar que o Feng Shui não começa a funcionar da noite para o dia – a técnica tem muito a ver com a vivência! 

É preciso querer e estar disposto a manter esse estilo de vida. Por isso, vamos explicar algumas regras para que o Feng Shui funcione antes:

  1. Mantenha as portas dos banheiros fechadas sempre – a energia do banheiro é uma que não deve circular pela casa, pois não precisamos mais dela!
  1. Quebrou? Se não der para consertar, jogue fora! – não devemos guardar objetos quebrados;
  1. Tente ao máximo deixar a casa arrumada, principalmente nas entradas dos cômodos;
  1. Não deixe torneiras pingando, pois a água representa abundância e uma torneira vazando é algo ruim; 
  1. Plantas em todos os cômodos! É preciso se aproximar da natureza, mesmo vivendo longe dela.

E agora, com essas regras sendo aplicadas ao dia a dia, conheça alguns dos benefícios que o Feng Shui pode trazer à sua vida.

Os ambientes da nossa casa estão muito ligados às emoções que temos em nosso dia a dia. Sendo assim, você pode considerar que sua vida irá mudar muito depois dessa técnica milenar:

  • Maior contato com a natureza pode ajudar no bem estar
  • Aumento da criatividade e concentração;
  • Mais prosperidade no trabalho;
  • Melhores noites de sono;
  • Melhora da intuição;
  • Estímulo do autoconhecimento.

Além dessa lista de benefícios, uma casa bem arrumada e bem decorada por si só já faz uma imensa diferença no dia a dia!

Se você gostou desse conteúdo, que tal conhecer mais sobre chás, os queridinhos do autocuidado? De acordo com o Baguá, as diversas plantas servem para despertar áreas diferentes da nossa vida! 
Existem esses e outros conteúdos semelhantes em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie