HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Precisamos falar sobre o câncer de mama

Vem com a gente conversar sobre o câncer de mama de peito aberto? Essa discussão é muito importante e não dá pra ficar de fora!

15 de outubro, 2023

Conhecimento é poder! E quando o assunto é câncer de mama, entender como se prevenir faz toda a diferença. Falar sobre o câncer de mama é muito importante, não só no Outubro Rosa mas durante o ano todo!

Vamos desmistificar o câncer de mama? Dá uma olhada em alguns números

Muitas mulheres podem achar a realidade do câncer de mama um pouco distante, mas os números mostram que a doença é bem mais comum do que se imagina.

Você sabia que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), de todos os casos de câncer diagnosticados no mundo, cerca de 25% são de mama? Pois é, esse número é bastante significativo! 

Um ponto chave (e importantíssimo!) para ter mais sucesso em seu tratamento é o diagnóstico precoce. 

Inclusive, o câncer de mama tem chances de cura em aproximadamente 95% dos casos em que ele é descoberto nos estágios iniciais. É por isso que o diagnóstico precoce é o melhor cenário.

A importância da prevenção: cuidar de si é prioridade

Os números sobre a doença ajudam a reforçar que cuidar da saúde deve ser uma prioridade para todas as mulheres.

Existem muitas ações importantes que podemos fazer para reduzir as chances de desenvolver o câncer de mama ou realizar um diagnóstico precoce. Confira:

O autoexame de Mama: se conhecendo para se proteger

O autoexame de mama é uma prática que permite que as mulheres conheçam seus corpos através da observação e toque dos seios. É um grande aliado para combater o câncer de mama.

Com ele, é possível detectar quaisquer mudanças nos seios, como caroços, inchaços, alterações de cor ou textura da pele e corre já pro médico caso detecte algo fora do normal.

É super recomendado que o autoexame de mama seja feito todo mês, tá? Não perca nenhum, é muito importante. 

autoexame de mama
Faça o autoexame com frequência!

A mamografia: o papel fundamental da detecção precoce

Além do autoexame, a mamografia é um exame crucial para a detecção precoce do câncer de mama. 

Ela é uma radiografia das mamas capaz de identificar lesões que ainda não podem ser percebidas pelo toque. As diretrizes de saúde recomendam que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia anualmente. 

Mas não se engane, o câncer de mama também pode atingir mulheres com menos de 40 anos, fique sempre atenta!

A detecção precoce por meio da mamografia pode aumentar bastante as chances de tratamento eficaz e salvar vidas.

Mulher fazendo mamografia
Atenção, o autoexame não substitui a mamografia!

Hábitos que ajudam a reduzir as chances de desenvolver o câncer de mama

Nós vimos ao longo do artigo que o câncer de mama é uma doença bastante perigosa, mas você sabia que de todos os casos 17% poderiam ser evitados através de hábitos de vida saudáveis? Veja abaixo alguns desses hábitos que salvam vidas!

Praticar atividades físicas

Além de fazer muito bem para nosso corpo e mente, ter uma rotina com exercícios físicos contribui muito para a diminuição de chances de desenvolver diversas doenças. 

Mas não se preocupe! Nós sabemos que para quem ainda não está habituado, implementar uma rotina de exercícios pode ser algo desafiador. Por isso, comece com aqueles exercícios que te proporcionem prazer. Aqui vão algumas dicas: andar de bicicleta, caminhadas, natação, dança e musculação. Vamos nos mexer! 

Evitar consumo de álcool

Consumir álcool em excesso é um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras doenças. De acordo com o Observatório Global do Câncer, 4,1% dos novos casos de câncer em 2020 foram atribuídos ao consumo de álcool.

Amamentar até o 6° mês de forma exclusiva

Essa dica vai para as mamães que estão no período de amamentação. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as mulheres que já amamentaram por pelo menos 6 meses possuem 22% menos chances de desenvolver câncer de mama em relação às mulheres que nunca amamentaram. 

Procure amamentar por no mínimo 6 meses, mas se for possível mantenha a amamentação até os 2 anos ou mais.

Duas mulheres usando pijamas
O Câncer de Mama não te define

Conscientização e educação: espalhando o conhecimento

Devemos falar sobre o câncer de mama durante todo o ano, nos educando e educando os outros sobre a importância da prevenção, dos exames regulares e de um estilo de vida saudável.

Cada uma de nós tem um papel importante nessa missão: espalhar informações precisas, incentivar exames regulares e promover um ambiente de apoio e compreensão para todas as mulheres.

Por isso, não tenha medo de  ter essa  conversa com as mulheres da sua família e as suas amigas, ok? Todas nós estamos juntas nisso! 

Se informar sobre o câncer de mama: um passo na direção certa!

Falando sobre o câncer de mama, estamos dando um passo na direção certa. Estamos espalhando informações, quebrando tabus e promovendo a conscientização. 

Lembre-se, a prevenção é uma forma de amor próprio. Cuidar de si é um gesto de carinho e responsabilidade consigo mesma e com aqueles que nos amam. 

Vamos enfrentar o câncer de mama com informação, prevenção e apoio mútuo. Estamos juntas nessa jornada!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie