HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Perfume feminino: guia básico para entender o seu

Já parou para pensar por que aquele seu perfume favorito é tão irresistível? Ah, não é só porque “o cheiro é bom”, tá? Por trás de cada borrifada, existem vários ingredientes, matérias-primas, intensidades e as famosas notas olfativas.

22 de janeiro, 2024

Ah, e não para por aí: um simples frasquinho tem o poder incrível de transformar momentos e eternizar memórias. Quem nunca sentiu o cheiro de um perfume e bateu aquela nostalgia de um momento bom ou de uma pessoa querida?

Fora isso, a fragrância que você usa diz muito sobre sua personalidade, viu? Pode até virar sua marca registrada! Por isso, fazer a escolha certa não é tão simples quanto parece. Mas pra te ajudar nessa missão, preparamos esse guia. Dá uma olhada!

Os 5 tipos de perfume de acordo com a intensidade

Você sabia que no universo dos perfumes, a combinação de água, álcool e fragrância cria aromas únicos? A concentração de cada ingrediente faz toda a diferença, influenciando na durabilidade e intensidade. Vamos dar uma olhada mais de perto nisso:

Parfum (Perfume, Extrato): com mais de 30% de concentração de fragrância, o Parfum é o VIP dos perfumes. É aquele que dura horas e deixa todo mundo perguntando por onde você passa: “Que perfume é esse?”

Eau de Parfum: com 15% a 25% de essência, o Eau de Parfum também traz uma presença marcante, perfeito para quem quer deixar um rastro menos intenso, mas inesquecível.

Eau de Toilette ou Deo Colônia: com 8% a 14% de fragrância, é a escolha ideal para quem gosta de algo mais leve. Perfeito para o dia a dia, sem exageros

Splash (Águas, Body Mist): com 3% a 5% de concentração, é aquela opção refrescante para quem quer só um toque de aroma.

Eau de Cologne: com até 3% de essência, é super suave, ideal para quem prefere algo quase imperceptível.

Outra coisa que vale a pena saber é que a fixação do perfume na pele não depende apenas da concentração. Os ingredientes também influenciam. Então, mais do que a quantidade, é a qualidade da essência que define a presença do seu perfume.

O que você precisa saber sobre notas olfativas

Entender as notas olfativas é como desvendar os segredos por trás do seu perfume favorito. Elas são os detalhes que dão vida e personalidade a cada fragrância. Vamos simplificar isso para você:

Cítricos: essas fragrâncias são tudo sobre frescor e vivacidade. Com toques de bergamota, limão e laranja, são ideais para quem adora se sentir renovada e pronta para o dia.

Amadeirados: estes são os perfumes com uma vibe mais séria e sofisticada. Com notas de madeiras nobres, são perfeitos para quem quer deixar uma impressão marcante em ocasiões especiais.

Aromáticos: com ervas como lavanda, tomilho, alecrim e manjericão, esses perfumes trazem um aroma natural e refrescante, ótimos para quem gosta de um toque mais discreto e elegante.

Orientais: com especiarias como baunilha e pimenta, esses perfumes misturam doçura e calor, ideais para momentos que pedem um aroma mais envolvente e sedutor.

Lembre-se, o perfume certo é aquele que faz você se sentir incrível. Não importa se é classificado como masculino ou feminino, o que vale é como ele te faz sentir. Então, escolha o aroma que mais combina com seu estilo e personalidade.

Mulher cheirando o pulso
Entender as notas olfativas é como desvendar os segredos por trás do seu perfume

Entenda o que são as notas de saída, corpo e base

Já reparou como um perfume muda de cheiro ao longo do dia? Isso não é por acaso, é pura estratégia dos perfumistas, que brincam com a química dos ingredientes para criar uma experiência que vai além da primeira borrifada. 

Os ingredientes que evaporam rapidinho, tipo os cítricos, aparecem logo de primeira mas logo se vão. Já os mais resistentes, como as madeiras, ficam por mais tempo, marcando presença. Essa evolução das fragrâncias é toda mapeada na pirâmide olfativa, que é dividida em três partes.

Notas de saída: são as primeiras impressões do perfume, aquelas que você sente logo após borrifar. Geralmente são frescas e cítricas.

Notas de corpo: é o coração do perfume, onde se revelam os aromas principais. Estas notas são mais duradouras e definem a personalidade da fragrância. Costumam ter elementos como flores, frutas e especiarias

Notas de base: são as últimas a aparecer, mas as que ficam por mais tempo. Com um toque mais marcante, elas são mais intensas. Só quem está por perto costuma sentir.

E aqui vai um detalhe interessante: mesmo que um perfume seja mais cítrico, isso não significa que ele não possa ter notas amadeiradas ou florais em sua composição. 

Como escolher o perfume certo para você

Na hora de escolher um perfume, é importante que ele combine com você em todos os sentidos. Para isso, uma ótima dica é deixar o perfume na pele por um tempo quando você for experimentá-lo. Assim, você consegue sentir todas as três etapas da fragrância: as notas de saída, corpo e base. E lembre-se, cada pele é única: o mesmo perfume pode ter um cheiro diferente em cada pessoa.

Também leve em conta o motivo pelo qual você está buscando um novo perfume. É para o dia a dia ou para aquela ocasião especial? Pensando nisso, vale a pena visitar uma loja. Os vendedores podem te dar um help para encontrar a fragrância que mais combina com o seu estilo e necessidades.

E se você já tem seus queridinhos, que tal dar uma olhada no que eles têm em comum? Muitas vezes, as notas de corpo, que são a alma do perfume, podem revelar muito sobre suas preferências olfativas. Entender isso pode te ajudar a descobrir mais sobre seu estilo pessoal e o que você realmente gosta em um perfume.

Mulher borrifando perfume no pescoço
Cada pele é única: o mesmo perfume pode ter um cheiro diferente em cada pessoa

E aí, preparada para encontrar o perfume que é a sua cara? 

A escolha perfeita está naquela fragrância que parece ter sido feita pensando em você. A boa notícia é que no The Lounge, você encontra uma seleção incrível de perfumes para todos os gostos e estilos. Seja qual for sua preferência, temos opções que vão encantar seus sentidos e complementar perfeitamente seu estilo. 

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie