HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Orgasmo feminino: mitos e verdades

Entre mitos e verdades, o que realmente sabemos sobre o orgasmo feminino? Será que é tão complicado quanto parece ou será que estamos apenas rodeadas de ideias ultrapassadas? Hoje vamos entender mais sobre o auge do prazer, afinal aprender sobre o assunto é essencial para uma vida sexual mais feliz e plena. E quem não quer isso, não é mesmo? Então, vem com a gente!

19 de janeiro, 2024

O que é o orgasmo feminino

Você já parou para pensar no que realmente acontece quando você atinge o orgasmo? O orgasmo feminino é aquele momento ápice do prazer, sabe? Acontece durante o ato sexual ou a masturbação e pode durar de 5 a 15 segundos. Em algumas mulheres, isso inclui a ejaculação feminina, com contrações musculares e tudo mais.

Segundo a psiquiatra Carmita Abdo, professora da Faculdade de Medicina da USP, o orgasmo é uma fase do ciclo de resposta sexual onde rola uma descarga de tensão — e, claro, um prazer muito característico acompanha essa descarga. É tipo uma explosão de sensações, com relaxamento e a liberação de substâncias como endorfinas e dopamina. As endorfinas nos dão aquela sensação de energia e conforto, enquanto a dopamina é tipo um high five do nosso corpo, dizendo “valeu a pena!”.

mulher deitada segurando o lençol com o cabelo sob a cama
Sabia que o orgasmo feminino pode durar de 5 a 15 segundos?

Mitos e verdades sobre o orgasmo

Existe muita coisa errada sobre o orgasmo feminino por aí, o que além de gerar desinformação, prejudica a vida sexual de muitas mulheres. Por isso, vamos te ajudar a entender o que é verdade e o que é mito quando se trata desse assunto. Veja só!

Tem mulher que nunca teve orgasmo — Verdade

Sim, isso é verdade e tem nome: anorgasmia. Essa condição afeta mais mulheres do que você imagina. Uma pesquisa da USP revelou que 55% das mulheres brasileiras não sentem o grand finale do prazer durante a relação sexual. Isso acontece desde questões físicas e emocionais, mas existem saídas, tá? Com informação, autoconhecimento e, às vezes, uma ajudinha profissional, dá para mudar a situação.

Só existe um tipo de orgasmo — Mito

Quem disse que orgasmo é tudo igual? Nada disso! O prazer feminino é um leque de possibilidades. Tem o clássico orgasmo clitoriano, mas também tem o vaginal, o anal (sim, é possível!), o mamário (acredite, seus seios podem ser mágicos) e até aqueles mais escondidinhos, como o ponto G e o ponto U, cada um com sua peculiaridade. Por que se limitar, né?

Orgasmo é só com penetração — Mito

Nada disso! A maioria das mulheres precisa de estimulação no clitóris para chegar lá. Esse pequeno grande herói é a chave para o prazer, mas muitas vezes fica esquecido na hora H. Em uma pesquisa realizada pela Pubmed foi confirmado o poder do clitóris na potencialização do orgasmo. Enquanto apenas 18% das mulheres já tiveram orgasmos apenas com penetração, 73% dizem que também precisam da estimulação clitoriana para isso acontecer.

Orgasmo faz bem para a saúde — Verdade

Acredite ou não, o orgasmo é um verdadeiro boost para sua saúde! Um estudo escocês, publicado na revista Biological Psychology, mostrou que ele ajuda a reduzir o cortisol, o famoso hormônio do estresse. E não para por aí: pesquisadores americanos descobriram que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de IgA, um anticorpo que nos protege contra gripes e resfriados. Então, além de ser uma delícia, alcançar o clímax é saúde, e quem somos nós para discordar da ciência?

Sexo anal não dá prazer — Mito

Quem disse que sexo anal não pode ser prazeroso? Juliana Thaísa, terapeuta, explica que com paciência, cuidado e, claro, bastante lubrificante, pode ser uma experiência incrível. O segredo está na preparação: o ânus precisa de estímulo para relaxar e ficar sensível. Beijo grego, carícias e dedos são ótimos para começar. Lembre-se, a penetração deve ser feita devagar. Além disso, a saliva não substitui o lubrificante, tá? 

Masturbação atrapalha ter orgasmo no sexo  — Mito

Mito alerta! Muito pelo contrário, a masturbação pode ser uma grande aliada para alcançar o orgasmo no sexo. A verdade é que conhecer o próprio corpo é meio caminho andado para o prazer. Uma pesquisa da Prazerela revelou que 74% das mulheres brasileiras têm orgasmo sempre que se masturbam. Isso mostra que se tocar é um jeito incrível de descobrir tudo que o seu corpo pode proporcionar.

Mulher tocando uma laranja com os dedos
Conhecer o próprio corpo é meio caminho andado para o prazer

Dicas para te ajudar a chegar lá

Com tantos mitos e verdades, parece até que chegar ao orgasmo é um grande desafio. Mas saiba que com as dicas certas pode ser mais fácil alcançá-lo. Veja o que pode te ajudar!

  • Vibradores: ajudam a explorar sensações que talvez você nem soubesse que existiam, seja sozinha ou acompanhada. Dá uma olhada nos modelos que temos no The Lounge.
  • Estimulação do clitóris: o clitóris é um grande amigo do prazer feminino. Uma estimulação direta e focada pode ser a chave para orgasmos inesquecíveis.
  • Uma noite romântica: criar o ambiente certo pode fazer toda a diferença. Luzes baixas, uma música suave, talvez um vinho… tudo para deixar o clima na vibe para o prazer.
  • Realizar fantasias sexuais: falar sobre e explorar fantasias pode fortalecer a conexão com o parceiro e abrir portas para novas formas de prazer. 
  • Confiança no relacionamento: a confiança é fundamental para um sexo satisfatório. Sentir-se segura e à vontade com o parceiro permite que você se entregue completamente à experiência.
  • Experimentar posições novas: mudar a rotina pode ser incrivelmente excitante. Experimentar novas posições pode ajudar a descobrir pontos de prazer que você nem sabia que tinha.
  • Lubrificantes: eles tornam tudo mais suave e prazeroso. Especialmente úteis em situações de secura vaginal, os lubrificantes são essenciais para um sexo confortável.
  • Sexo oral: o sexo oral pode ser extremamente prazeroso, sendo uma ótima forma de alcançar orgasmos intensos.
  • Explorar outras áreas erógenas: cada corpo é um mapa de prazeres a ser descoberto. Seios, pescoço, orelhas, interior das coxas… cada toque pode ser uma nova possibilidade.
  • Consultar uma sexóloga: conversar com uma profissional pode abrir novos caminhos para atingir o clímax. Ela pode ajudar a entender melhor seu corpo e suas necessidades.
Casal na cama com mulher segurando vibrador
Que tal um vibrador para apimentar a relação?

E aí, pronta para experimentar novas sensações? 

Viu só como o orgasmo feminino é um universo cheio de possibilidades? Explorá-lo é um ato de amor próprio e autoconhecimento. Lembre-se que o mais importante é se sentir confortável e confiante na sua busca pelo prazer. 

Na Loungerie, acreditamos que cada mulher tem seu próprio caminho para uma vida sexual positiva, e estamos aqui para apoiar você em cada passo dessa jornada maravilhosa. Confira mais conteúdos que podem ajudar a explorar sua sexualidade em nosso blog.

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie