HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O que pode estar bagunçando seu ciclo menstrual?

Você conhece os fatores que podem bagunçar o seu ciclo menstrual? Confira a seguir o artigo que preparamos para te ajudar a compreender melhor esse processo!

28 de julho, 2023

Embora seja parte da vida das mulheres, ainda existe muita desinformação sobre o ciclo menstrual, já que este momento natural ainda pode ser considerado tabu entre alguns grupos de pessoas.

Mas, é com a internet, e textos como este, que encontramos algo em que podemos nos apoiar para conhecermos mais sobre o nosso corpo e como ele funciona. 

Quer entender um pouco mais sobre o ciclo menstrual e o que pode afetá-lo? Fique bem atenta no texto abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Mulher feliz segurando um calendário.
Quer aprender mais detalhes sobre o ciclo menstrual? Continue a leitura!

Quanto tempo dura o ciclo menstrual?

Os livros dizem que os ciclos menstruais duram exatamente 28 dias mas a realidade pode ser um pouco diferente. 

Representação do número 28.
Será que os ciclos menstruais sempre duram 28 dias?

Você sabia que apenas de 10 a 15% das mulheres têm ciclos de exatamente 28 dias? É mais comum que os ciclos sejam irregulares, não fechando exatos 28 dias.

Quando falamos de ciclos irregulares falamos de pelo menos 20% das mulheres. Dessa forma, cada caso é um caso já que todos os corpos são diferentes.

Por que é importante conhecer o ciclo menstrual?

É importante que toda mulher conheça o ciclo menstrual para que elas estejam mais conscientes de seu corpo e como ele funciona. Cada organismo é único e saber seus funcionamentos evita alguns desconfortos.

O que pode desregular o ciclo menstrual?

Existem alguns fatores que podem alterar o ciclo menstrual e é importante conhecê-los para que o seu corpo funcione bem.

Sem dúvidas o estresse (e as mudanças de rotina) é um dos principais fatores que podem interferir em um ciclo menstrual, assim como as mudanças de peso e a má alimentação. 

Mulher estressada olhando o seu laptop.
O estresse é uma porta de entrada para muitos problemas de saúde.

Por isso, uma alimentação saudável e uma rotina fixa com baixos níveis de estresse são ideais para a saúde feminina.

Doenças e alterações na tireóide podem interferir com os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual, acarretando alterações em todo o processo. Similarmente, medicamentos e anticoncepcionais também podem ter esse efeito.

Sabia que o abuso de álcool e o cigarro também podem bagunçar o ciclo menstrual? 

Copo com bebida alcóolica.
O álcool não deve ser consumido de forma exagerada!

Estudos mostram que mulheres fumantes têm 41% mais chance de ter cólicas intensas e 60% mais chance de apresentar problemas reprodutivos do que as não fumantes.

O que muita gente não sabe é que exercícios físicos intensos também podem afetar o ciclo. Não é por acaso que 3 a 66% das atletas possuem amenorréia, o nome clínico para a falta da menstruação. 

Entendeu sobre o seu ciclo menstrual? Descubra mais sobre si mesma com outros conteúdos da Loungerie.

Entender o próprio ciclo menstrual é importante para que se tenha saúde. Quer descobrir mais conteúdos como este sobre o corpo feminino e outros temas dentro deste universo?

Navegue pelo nosso blog e também pelo site da Loungerie e descubra!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie