HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Lingerie sustentável: unindo meio-ambiente e sensualidade.

Lingerie sustentável: você sabia que é possível combinar sustentabilidade e sensualidade juntas em um só look? Acesse o blog Loungerie que te contamos!

16 de janeiro, 2023

Assuntos como moda consciente e lingerie sustentável vêm crescendo em popularidade, principalmente na última década, mas na realidade, este assunto não é nada novo.

Todos nós gostamos muito de comprar roupas novas e experimentar diferentes modelos, cortes e tecidos, mas muitas vezes esquecemos que este modelo de consumo tem impactos ao meio ambiente, que precisam ser minimizados.

Mas você realmente sabe o que é moda consciente e a diferença que a lingerie sustentável faz dentro de todo este processo? Se não sabe, vamos descobrir aqui neste artigo! 

Preste bem atenção e tire as suas dúvidas a respeito do tema, afinal, ser consciente e cuidadosa com o nosso planeta é responsabilidade de todo mundo. Acompanhe!

Gaveta de sutiãs Loungerie, com uma vela aromática ao lado.
Como consumir com consciência? Nós vamos te contar!

Moda consciente: o que é e quando esta discussão começou?

Antes de entrarmos no detalhe sobre lingerie sustentável, primeiro precisamos entender o que é a moda sustentável e por que este assunto veio à tona e quando. 

Em primeiro lugar, é necessário entender que moda consciente é diferente de moda sustentável, mas ambas se complementam.

A moda consciente diz respeito a todo um movimento que procura incentivar as pessoas a comprarem roupas de maneira responsável, visando combater a compra compulsiva e excessiva que é marcante em nossa sociedade atual. 

Lixão a céu aberto.
Tudo o que é jogado fora de modo irresponsável vai parar em algum lugar assim.

Neste movimento, colocam-se holofotes na curta vida útil de determinados produtos e também a cultura de descarte que possuímos.

Quando falamos de vida útil falamos do tempo que uma peça de roupa dura antes de sofrer avarias significativas. Este curto tempo – por conta de materiais baratos e processos de produção em massa – contribui para o descarte dessas peças, que fica cada vez mais acelerado.

A moda consciente também traz destaque para a acumulação excessiva de roupas sem necessidade, levando a um aumento de produção de roupas que pode gerar grandes consequências para o meio ambiente, já que a indústria têxtil é uma das que mais poluem, atualmente. 

Agora, quando falamos de moda sustentável, estamos falando da produção de roupas e lingeries com materiais sustentáveis e processos de produção ambientalmente menos impactantes, minimizando a emissão de carbono e o consumo de água que é gerado para formar tecido. 

É aqui que nascem vertentes da moda como o upcycling, que visa criar peças de roupa com materiais reaproveitados, tanto de outras roupas quanto de outros objetos plásticos, entre outros.

Porém, um ponto muito importante ao falarmos de moda sustentável é que embora as roupas sejam feitas com processos menos nocivos ao ambiente e de materiais ambientalmente responsáveis, a qualidade e conforto se mantêm como principais objetivos, não deixando a desejar em nenhum destes aspectos.

Tecidos sustentáveis, o que são? Conheça as principais características destes materiais.

Os tecidos das peças de lingerie sustentável são produzidos de maneira ecológica e amigável ao planeta. Mas, o que são estes tecidos realmente? E quais são estas características que os colocam como uma solução viável para um problema tão real? 

Bom, podemos começar falando sobre seu caráter biodegradável, que é um dos pontos principais quando falamos de lingerie sustentável ou qualquer outra peça de roupa feita desses materiais.

Por serem biodegradáveis, o processo de descarte fica muito mais eficiente, já que a matéria irá se decompor mais rapidamente diminuindo o volume de lixo produzido. Aqui também é facilitada a possibilidade de reciclagem. Um ótimo exemplo do que estamos falando é a coleção de calcinhas e sutiãs Be Kind, da Loungerie, feita com materiais reciclados em parte de sua composição.

Podem ser considerados materiais sustentáveis os tecidos compostos de fibras naturais. Entre as fibras naturais estão, principalmente, o algodão orgânico, linho, modal, laranja ou bananeira, ou até mesmo as sintéticas – desde que sejam produzidas com produtos químicos recicláveis. 

Em resumo, são tecidos sustentáveis aqueles que oferecem um baixo impacto ambiental em qualquer etapa de sua cadeia de produção e que usam agentes químicos sustentáveis, além de serem biodegradáveis e recicláveis.

Quais são os tecidos sustentáveis mais comuns?

Agora que você conhece as principais características de tecidos sustentáveis, veja abaixo alguns dos principais materiais encontrados em lojas de roupas e lingeries. 

Dessa forma, comprar conscientemente ficará muito mais fácil. 

Modal.

O modal é um dos tecidos mais utilizados na confecção de lingerie sustentável. Assim como a fibra de bananeira ou a fibra de laranja, o modal tem a celulose como principal matéria prima.

Em comparação com o algodão comum, o modal precisa de vinte vezes menos água para ser produzido, além de utilizar produtos químicos recicláveis durante o seu processo de confecção.

Microfibra biodegradável.

Em comparação com os próximos materiais que você vai ver abaixo, a microfibra biodegradável é feita de materiais sintéticos, não podendo ser obtida através de meios naturais.

Porém, ainda assim, é uma opção quando falamos de tecidos e lingeries sustentáveis já que é feita com fibras de poliamida biodegradável enquanto a microfibra normal é produzida com com poliéster, poliamida, acrílico ou viscose.

O grande diferencial da microfibra biodegradável é justamente a sua decomposição muito mais veloz. Enquanto a microfibra comum leva aproximadamente 50 anos para se decompor, a biodegradação da microfibra biodegradável acontece em até três anos.

Algodão orgânico.

Produtos orgânicos têm crescido em popularidade recentemente, sendo incorporados principalmente na dieta. Porém, na moda eles também têm um papel importante, principalmente quando falamos de sustentabilidade.

É seguro dizer que o algodão orgânico é mais sustentável do que o algodão comum, que tem como principais desvantagens o gasto de água necessário para sua produção, que ainda é alto e também sujeito a uma grande quantidade de agrotóxicos, extremamente nocivos para o meio ambiente. 

Plantação de algodão.
Algodão orgânico: alternativa sustentável, sem dúvidas.

Em seu aspecto orgânico – isto é, produzido sem agrotóxicos – o solo é melhor preservado, reduzindo os impactos que seriam gerados caso produtos químicos fossem utilizados. E, mais uma vez, podemos citar uma das coleções da Loungerie como exemplo: a linha de sutiãs Underwire Be Kind Cotton, feita com 100% de algodão orgânico.

Fibra de bananeira.

Aqui, no Brasil, é muito comum vermos tecidos compostos de fibra de bananeira, já que é uma planta de regiões tropicais úmidas que prospera em nosso território. 

No caso deste tecido, ele é originado do tronco da árvore da bananeira, que é conhecida por ser um material muito resistente, natural e também biodegradável, facilitando o descarte e a reciclagem.

Apesar de resistente, o tecido de fibra de bananeira não deixa a desejar em conforto já que ao toque ele lembra muito o algodão e também a seda, tecidos famosos por suas texturas agradáveis.

É comum que encontremos a fibra de bananeira em roupas mais leves, como robes, quimonos e até mesmo em algumas lingeries sustentáveis. 

Fibra de laranja.

Para quem não é familiar com o mundo da moda, roupas produzidas pela fibra de laranja podem parecer um verdadeiro mistério, principalmente para quem está acostumado com tecidos sintéticos. 

A fibra de laranja é criada através da celulose encontrada no bagaço das laranjas, que são descartados pelas fábricas de suco; dessa forma nada é desperdiçado.

Em relação à textura do tecido, ele é extremamente leve e suave, se assemelhando à seda em muitos aspectos. Também possui um acabamento acetinado, o que deixa este tecido muito bonito.

Linho.

Sem dúvidas, o linho é um dos tecidos sustentáveis mais famosos. Além de ser extremamente confortável, as roupas feitas com este tecido são muito elegantes e bonitas. Afinal, este material é utilizado principalmente na confecção de roupas sociais.

Amostra de tecido feito com linho.
Linho, um tecido incrível.

O que muitos não sabem é que esta fibra tem sua origem em plantas herbáceas e o que é ainda mais interessante é que sua produção não requer o uso de qualquer agrotóxico.

Outro motivo pelo qual o linho pode ser considerado um tecido sustentável é o baixo consumo de água que esta fibra requer para ser produzida e também transformada em tecido.

Lingerie sustentável pode ser lavada na máquina?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes quando falamos de lingerie de maneira geral, não apenas de lingerie sustentável.

Para saber as condições ideais para lavagem de sua lingerie, procure observar primeiro a sua etiqueta. Lá, você terá as principais especificações do tecido e também algumas orientações.

Caso você precise utilizar a máquina, opte por lavar as lingeries e outras peças íntimas separadamente e utilizar um sabão detergente específico para peças delicadas, além de configurar a sua máquina para o ciclo leve ou suave.

Máquina de lavar roupas ao lado de um cesto de roupas.
Se você for lavar suas lingeries na máquina, lembre-se de configurá-la para o ciclo leve ou suave.

Na dúvida, para preservar as suas peças por mais tempo opte pela lavagem a mão, que é menos agressiva do que a máquina.

Outra recomendação é que você utilize apenas a água fria, já que a água quente pode danificar o tecido e também desbotar a cor caso a sua peça de roupa seja colorida. 

Gostou do nosso conteúdo? Navegue pelo nosso blog e site e descubra ainda mais!

Entendeu e tirou todas as suas dúvidas sobre moda consciente e lingerie sustentável? Aproveite para percorrer o blog da Loungerie e conferir muitos outros textos relacionados ao universo feminino e à moda íntima.

Não deixe também de visitar o nosso site e descobrir todas as peças de roupa que temos disponíveis para você. São muitos modelos e conjuntos para você vestir o que te deixa mais confortável e confiante.

Afinal, não há nada mais bonito do que uma mulher segura de si, não é?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie