HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Higiene do sono: qual a importância para a nossa saúde?

Higiene do sono: qual a importância dessa prática para a nossa saúde? Neste post vamos te contar tudo. Acesse o Blog Loungerie e descubra!

3 de abril, 2023

Você já ouviu falar sobre a higiene do sono? E sabe como ela ajuda você a ter noites melhores?

Bem, a higiene do sono é algo que vem sendo cada vez mais implementado pelas pessoas em seu dia a dia, com o objetivo de proporcionar um sono melhor e mais restaurador, impactando diretamente na saúde das pessoas já que dormir – e dormir bem – é essencial para o funcionamento do nosso corpo.

No texto abaixo, vamos falar um pouco mais sobre o que é a higiene do sono, como aplicá-la em sua rotina e também os resultados que ela oferece. 

Fique de olhos bem atentos e acompanhe!

Máscara de dormir em fundo cinza.
Uma boa noite de sono a aguarda!

Higiene do sono: o que é e como funciona?

Vamos mergulhar direto no assunto: o que é higiene do sono?

Higiene do sono é o termo comumente utilizado para se referir a um conjunto de práticas que visam adaptar o corpo para que durante o sono a experiência seja mais agradável, prazerosa e relaxante. 

No fim, são algumas regras que treinam e preparam você para ter um sono de maior qualidade.

Pense assim: temos uma rotina para fazer as coisas assim que acordamos, certo? 

E, embora tenhamos esse roteiro para o nosso dia, a nossa hora de dormir acaba não sendo tão regrada assim.

A ausência destas regras podem fazer com que você prejudique a qualidade do seu sono, impedindo que você descanse o seu corpo corretamente, atrapalhando algumas funções fisiológicas e dando aquela sensação de cansaço.

Todo mundo sabe que não há nada melhor do que uma boa noite de sono. E é por isso que as práticas da higiene do sono vem se tornando cada vez mais populares e recomendadas por profissionais da medicina. 

Higiene do sono: o que pode atrapalhar um sono restaurador?

Antes de falarmos no detalhe quais são as práticas de higiene do sono que podem te ajudar a dormir melhor, é importante que passemos por alguns comportamentos que podem prejudicar o seu sono, te deixando cansada e com aquela sensação de “acordar quebrada”.

Mulher pensativa em fundo azul.
O que atrapalha o nosso sono, afinal?

Um dos pontos mais conhecidos é como se alimentar bem antes de dormir pode prejudicar seu sono e até mesmo provocar pesadelos (embora isso não seja comprovado). 

Refeições pesadas antes de dormir fazem com que o seu corpo trabalhe mais intensamente durante a digestão, o que pode tirar a qualidade do seu sono e oferecer uma pior noite de descanso. 

Outro ponto é a realização de atividades físicas muito perto do seu horário de dormir, que podem estimular o corpo fazendo com que você pegue no sono com mais dificuldade e não descanse direito.

Na realidade, qualquer atividade estimulante antes de dormir pode ser prejudicial, inclusive o consumo de redes sociais. 

Muitas pessoas têm o hábito de ficar dando uma olhadinha nas redes sociais antes de dormir e o tempo que passamos na frente da tela pode dificultar que peguemos no sono e também desequilibrar a qualidade deste.

Higiene do sono: quais práticas posso aplicar no meu dia a dia para dormir melhor?

Vamos ao que interessa: quais as práticas de higiene do sono eu posso usar na minha rotina para que minha noite de sono seja prazerosa e restauradora?

Bem, na realidade, são coisas simples mas que fazem toda – toda mesmo – diferença.

Veja abaixo alguns pontos de atenção que você precisa ter antes de dormir.

Estabeleça horários e se atenha a eles

Um padrão de sono errático é péssimo para o nosso corpo. Por isso, defina um horário certo para dormir todas as noites. Escolha um momento que garanta pelo menos oito horas de sono todo dia. 

Pratique exercícios físicos regularmente

A atividade física é muito importante. Pratique pelo menos três vezes por semana, pelo menos quatro horas antes do seu horário definido para dormir.

Mulher praticando atividade física.
Praticar atividade física sempre é um bom conselho, não é?

Evite as telas antes de dormir

Pelo menos uma hora antes de dormir, evite ficar no celular ou exposto a televisão ou computador.

Não tire cochilos durante o dia

Os cochilos, apesar de serem prazerosos, podem prejudicar muito a qualidade do seu sono à noite. Evite-os ao máximo mas, se não conseguir, tente limitá-los a 45 minutos.

Esteja confortável

Dormir bem também envolve estar confortável em suas próprias roupas. Ou melhor, pijamas. Afinal, você pode dormir seguindo todas estas recomendações anteriores, mas se a sua roupa te deixar com frio, calor ou irritação, não há sono que resista. Por isso, usar uma bela e macia camisola, short doll ou robe fará toda a diferença também.

Mulher deitada usando pijama.
Estar confortável é uma regra importante também!

Muito mais que higiene do sono: conheça mais conteúdos aqui no Blog da Loungerie!

Saber sobre a higiene do sono e os seus benefícios é extremamente importante para garantir noites melhores em seu futuro. Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal explorar outros conteúdos disponíveis aqui no Blog da Loungerie e descobrir muito mais?

Temos diversos artigos sobre bem-estar, moda íntima, sexualidade e muitos outros assuntos relacionados ao universo feminino para você estar bem informada sobre tudo.
Não deixe também de acessar o site da Loungerie e conferir a grande variedade de peças íntimas disponíveis para te dar mais conforto e confiança!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie