HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Colorimetria: saiba como usar a técnica na maquiagem

Sabe quando você vê alguém com uma make linda e se questiona como pode ter combinado tanto com a pessoa? Pois é, isso não acontece à toa. A colorimetria na maquiagem é um segredinho que os profissionais usam para fazer mágica com os pincéis.

7 de março, 2024

A missão dessa técnica é realçar o que você tem de melhor ou disfarçar aquilo que prefere esconder. Vamos aprender mais sobre o assunto? 

Como funciona a colorimetria na maquiagem?

A colorimetria na maquiagem se baseia na teoria das cores para criar makes que se combinam e contrastam entre si. O objetivo é criar harmonia e equilíbrio visual. Para isso, a técnica gira em torno do círculo cromático, separado em 12 cores-chave.  

Começando com as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as secundárias (verde, laranja e roxo), que surgem da mistura das primárias. 

Já as terciárias aparecem quando misturamos uma cor primária com uma secundária, que está bem ao lado dela no círculo, por exemplo: vermelho-arroxeado (vermelho + violeta) e azul-esverdeado (azul + verde).

Para ficar mais claro, dá uma olhada na imagem abaixo:

Círculo cromático
Círculo Cromático – Fonte: Toda Matéria

Entendendo tons e subtons de pele:

Para entender a colorimetria na maquiagem também é importante saber o que é o tom e subtom da sua pele. O tom é a própria cor da sua pele, já o subtom é uma nuance, uma cor de fundo, que fica em evidência. O subtom pode ser:

  • Quente: se sua pele é mais amarelada ou alaranjada;
  • Frio: se sua pele ter nuances rosa ou azul;
  • Neutro: quando os tons quentes e frios são bem equilibrados, e não dá para perceber a diferença.
Três mulheres com diferentes tons de pele
O tom é a própria cor da sua pele, já o subtom é uma nuance, uma cor de fundo

Alguma vez, você já notou que a base aplicada fica muito amarela ou vermelha na pele? Isso acontece quando o subtom do produto não corresponde ao seu. 

Por isso, identificar qual é o seu pode ajudar muito. Mas como saber isso? Quando estiver sem maquiagem, veja se sua pele pende para o amarelo (quente) ou azul (frio). 

Pessoas com pele mais pigmentada geralmente têm subtons quentes, enquanto pele clara tendem a ter subtons frios.

Sabendo disso, fica mais fácil escolher produtos que realçam sua beleza natural e até corrigir uma base comprada na subtonalidade errada.

Influência das cores análogas e complementares

Quando olhamos o círculo da colorimetria, dá para observar duas combinações fundamentais. São elas:

  • Cores análogas: ficam lado a lado no círculo cromático, criando combinações suaves e harmoniosas. Ideal para um visual mais sutil;
  • Cores complementares: ficam do lado oposto à outra no círculo, e oferecem bastante contraste. São perfeitas para neutralizar imperfeições. 

Quer um exemplo? Um corretivo verde pode disfarçar a vermelhidão da pele, enquanto tons amarelados ou alaranjados podem deixar as olheiras ainda mais azuladas. 

Mulher passando corretivo
O corretivo alaranjado é indicado para corrigir olheiras azuladas

Aplicando a colorimetria: dicas para cada tipo de pele

Agora que você sabe o que é colorimetria, vamos ver como você pode usar na prática?

Valorizando o seu olhar

Sombras em cores complementares à cor dos seus olhos podem intensificar seu olhar. Olhos azuis combinam com sombras em tons de laranja ou cobre, já os olhos verdes ficam lindos com sombras em tons terrosos, como marrom. Quanto aos olhos castanhos, sombras em tons de verde realçam a cor natural.

Usando luz e sombra ao seu favor

Brinque com tons claros e escuros para criar efeitos de luz e sombra. Que tal um lápis branco na linha d’água para fazer os olhos parecerem mais abertos?

Outra dica é aplicar uma sombra escura na parte inferior dos olhos e caprichar na máscara de cílios, assim parece que seus olhos são maiores.

Criando profundidade no rosto

Sabia que é possível usar a técnica de contorno para definir e realçar os traços do rosto? Você pode clarear as áreas que deseja destacar e escurecer o que quer deixar mais profundo. 

Destacando os lábios

Para saber o batom que fica melhor em você, pense no subtom da sua pele. Para quem tem um subtom quente, cores como vermelho-alaranjado, pêssego e coral são ótimas escolhas, pois harmonizam com a pele e destacam os lábios de forma natural. 

Por outro lado, se o seu subtom é frio, batons em vermelhos mais fechados, rosas e roxos combinam muito!

Vários batons de cores diferentes
Pra quem tem um subtom quente, cores como vermelho-alaranjado, pêssego e coral são ótimas escolhas

O que acha de usar a colorimetria na maquiagem para arrasar por aí? 

Como você viu, a colorimetria é uma ferramenta incrível, mas vale lembrar que o mais importante é como você se sente usando sua make, tá bom? Essas dicas existem para serem usadas como guias, não como limitações.

Sinta-se livre para misturar e combinar cores, seja seguindo as harmonias clássicas ou quebrando totalmente os padrões. O objetivo é encontrar o que funciona para você, o que faz você se sentir confiante e radiante. A beleza da maquiagem está na sua capacidade de expressão pessoal.

Se você quer adicionar um pouco mais de cor à sua vida, o que acha de explorar as opções de maquiagem disponíveis no The Lounge? Aventure-se, experimente e, acima de tudo, divirta-se com cada pincelada de cor!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie