HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Autoexame de mama: Conheça seu peito!

O mês de Outubro é especial para todas nós! É um momento muito relevante para conversarmos sobre a importância do autoconhecimento e como cuidar de si e das mulheres que amamos. Confira nosso post com tudo sobre o autoexame de mama!

16 de outubro, 2023

Neste Outubro Rosa reforçamos nosso compromisso de promover a conscientização e prevenção, por isso, preparamos um post especial com todo o passo a passo para a realização do autoexame de mama, um procedimento simples, mas que pode fazer toda a diferença na detecção precoce da doença, o que aumenta muito as chances de cura!

Vamos lá bater esse papo sobre o autoexame? 

O que é o autoexame de mama?

O autoexame de mama é uma prática em que você examina seus próprios seios, procurando por alterações, como caroços, mudanças no tamanho, forma, textura ou na pele. 

Esse procedimento pode ser feito de forma simples, em casa, e ajuda na identificação precoce de qualquer anormalidade.

Realizar o autoexame de mama com frequência é muito importante para conhecer melhor os seus peitos e perceber qualquer mudança. 

É importante lembrar que o autoexame não substitui a mamografia, que é um exame mais completo e preciso para a detecção de lesões iniciais. Procure sempre conversar com o seu médico e fazer os exames de rotina.

autoexame de mama
O autoexame é um ato de amor próprio!

Como realizar o autoexame de mama?

O autoexame de mama pode ser feito mensalmente, se preferir você pode fazer uma semana após o término da menstruação. Mas, se você não menstruar, uma boa opção é escolher um dia fixo no mês. 

Preparamos um passo a passo para ajudar no seu auto exame. Confira!    

Observação no espelho:

  • Fique em frente ao espelho com os braços caídos ao lado do corpo.
  • Observe os seios, procurando por mudanças no tamanho, forma, textura ou na pele, como rugosidades ou alterações na cor.

Tocando os seios:

  • Levante um dos braços e com a mão oposta, examine a mama com movimentos circulares suaves, começando pela parte externa e indo em direção ao mamilo.
  • Faça movimentos verticais e horizontais, cobrindo toda a mama e a axila.

Examine deitada:

  • Deite-se e coloque um travesseiro sob o ombro correspondente à mama que será examinada.
  • Com a mão oposta, faça movimentos circulares e suaves na mama.

Avalie os mamilos:

  • Aperte suavemente os mamilos, observando se há alguma secreção.
  • Fique atenta, se perceber qualquer alteração nos seus peitos durante o autoexame, é importante procurar um médico para tirar todas as dúvidas e investigar o que está acontecendo.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

Além de saber fazer o autoexame de mama é importante ter conhecimento de quais são os fatores de risco da doença. Entender isso é estar um passo à frente quando o assunto é prevenção.

Separamos uma listinha com alguns dos fatores que podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de mama:

Idade e gênero:

O risco de câncer de mama aumenta com a idade, sendo mais comum em mulheres, especialmente após os 50 anos.

Histórico familiar e genética:

Ter parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com histórico de câncer de mama pode aumentar o risco. Além disso, mutações genéticas nos genes BRCA1 e BRCA2 estão associadas a um maior risco de câncer de mama. 

Você pode conversar com seu médico para entender se precisa realizar um teste dos genes, que pode ser realizado com amostras de sangue ou de saliva.

Histórico pessoal de câncer de mama ou outras condições mamárias:

Quem teve câncer em um dos seios tem um maior risco de desenvolver câncer na outra mama. Certas condições mamárias, como hiperplasia atípica ou carcinoma lobular in situ, também aumentam o risco.

Excesso de estrogênio:

Estrogênio é um hormônio que pode estimular o crescimento das células mamárias e, portanto, aumentar o risco. 

A menstruação precoce (início da menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos) e terapia de reposição hormonal podem aumentar os níveis de estrogênio.

Espalhe informações sobre a prevenção para as mulheres que ama!

Prevenção: um ato de amor a si mesma

Prevenir-se faz toda a diferença, por isso, além do autoexame, é importante adotar um estilo de vida saudável para evitar o câncer de mama e de quebra melhorar sua qualidade de vida! 

Mantenha uma alimentação balanceada, pratique atividades físicas regularmente, evite o consumo excessivo de álcool e fumo. 

Faça sua mamografia regularmente!

E, claro, não podemos esquecer da mamografia, um exame que deve ser realizado periodicamente conforme a orientação médica, principalmente para mulheres a partir dos 40 anos ou com histórico familiar de câncer de mama. A mamografia é uma das principais formas de diagnóstico precoce, o que aumenta as chances  de cura em até 95%!

Vamos juntas nessa caminhada de autocuidado? Sua saúde é um tesouro precioso que merece ser valorizado todos os dias. Lembre-se, o amor e a atenção a si mesma são os primeiros passos para uma vida plena e saudável.

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie