HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Vantagens e desvantagens de não usar sutiã: mitos e verdades

Algumas pessoas ainda têm dúvidas se não usar sutiã faz mal ou como escolher o modelo ideal para evitar desconfortos

1 de abril, 2022

Será que não usar sutiã faz mal? E será que usar sutiã pode causar algum problema? Esse é um assunto que gera muitas conversas e que nem sempre existe um consenso. Mas a verdade é que as respostas para essas perguntas são mais simples do que pensamos.

Se você também possui essas dúvidas, não precisa se preocupar. Neste post, vamos esclarecer o que dizem por aí sobre os supostos perigos do sutiã e também sobre os benefícios e malefícios de não usar sutiã. 

Confira todas as vantagens e desvantagens e avalie como essas informações podem pesar na sua decisão de continuar usando sutiã ou de deixar a peça de lado. Vamos lá?

Mitos e verdades sobre o uso do sutiã

Imagem focada na parte de trás de um sutiã bege, usado por uma pessoa.
Não dê importância a tudo que ouve por aí!

Falar sobre sutiã pode ser bem polêmico e é aí que nascem diversos mitos. Alguns desses mitos têm força o suficiente para nos fazer acreditar neles, influenciando em diversas ações do nosso dia a dia.

Listamos alguns mitos sobre o uso do sutiã para esclarecer quais deles têm fundamento e quais não passam de mentiras. Vem ver!

1. Usar sutiã faz mal

Mito. Para a sua saúde, usar sutiã não tem nenhum malefício. É claro que tudo parte do bom senso. Se você usar um sutiã apertado, por exemplo, ele poderá te machucar. Mas se o seu sutiã for de qualidade e estiver de acordo com o tamanho dos seus seios, ele será completamente inofensivo. 

Na Loungerie, temos o sutiã perfeito para todos os tipos e tamanhos de seios. Aqui, estão disponíveis diversos modelos e estilos de sutiã que vão se encaixar exatamente naquilo que você procura. Além disso, no site você encontra um provador online que vai te ajudar a encontrar o sutiã perfeito!

2. Não usar sutiã faz os seios caírem

Mito. Não existe nenhuma relação entre sutiã e flacidez. É claro que, momentaneamente, seus seios ficam mais firmes quando você está de sutiã, mas se você optar por não usá-los, seus seios não vão ficar mais flácidos por conta disso.

Diversos outros fatores estão envolvidos na flacidez dos seios e de qualquer outra parte do corpo! A prática de atividades físicas, alimentação e genética, por exemplo, são pontos que realmente interferem e são muito mais complexos do que apenas um simples sutiã.

3. Dormir de sutiã faz bem

Não faz bem e não faz mal. É indiferente. Se você dorme de sutiã porque acredita que isso é benéfico, mas se sente desconfortável, pode abandonar essa prática. E mais uma vez: usar ou não usar sutiã, em qualquer situação, é uma questão de escolha.

4. Sutiã pode causar câncer de mama

Mito. Por algum tempo, acreditava-se que as duas coisas poderiam ter alguma relação. Depois de diversas pesquisas, ficou claro que não existe qualquer relação entre o uso do sutiã e o desenvolvimento do câncer de mama ou de qualquer outro tipo de câncer.

E aí, você já estava por dentro das verdades ou alguma dessas curiosidades te surpreendeu? Estar bem informada é muito importante, viu?

Benefícios de usar o sutiã correto para o seu seio

Mulher usando um sutiã e calcinha azul-marinho e verde da Loungerie.
Conforto e segurança são apenas alguns dos benefícios de um bom sutiã.

Muito se fala do benefício de não usar sutiã, mas toda moeda tem dois lados. Então, também é importante ressaltar os benefícios do uso correto do sutiã. Confira!

Conforto

Sutiã é sinônimo de desconforto para você? Muito provavelmente os sutiãs que você usou até hoje não são adequados. Quando essa peça é ideal para o tamanho dos seus seios e para a largura do seu tronco, a falta de conforto nunca será um problema.

Além do tamanho, outras características interferem no conforto do sutiã, como o material com que ele é confeccionado, por exemplo. Isso envolve tecidos e aviamentos, como linhas, fechos, elásticos e outros detalhes. 

O sutiã perfeito precisa dar check em todos esses pontos e você já sabe que sutiã perfeito é a nossa especialidade, né? Os sutiãs triângulo ou os tops podem ser ótimas opções para quem busca muito conforto.

Segurança

Mais uma vez, se você tiver um bom sutiã, ele pode te trazer mais segurança. Quem tem seios grandes sabe como é difícil — e até mesmo doloroso — quando o sutiã não promove a sustentação esperada. Os modelos de cobertura total são a solução perfeita!

Tarefas simples do dia a dia, como caminhar, podem ficar mais desafiadoras sem um sutiã adequado. Isso porque o peso dos seios interfere na musculatura e em toda a estrutura do peitoral. Então, um sutiã de qualidade te deixa mais segura.

Outra questão relacionada à segurança é a aparência dos mamilos e bicos dos seios, que pode deixar algumas mulheres inseguras quando estão sem sutiã. Para esses casos, a nossa dica é investir em um protetor de mamilo adesivo. Ele é discreto e confortável!

Autoestima

Existem diversos tipos de sutiã, cada um deles é adequado para uma situação diferente, mas todos têm algo em comum: o poder de deixar seus seios ainda mais bonitos. Isso porque o sutiã acomoda essa região e funciona como uma moldura.

O sutiã push-up tem esse poder e investir em um é garantir a autoestima lá em cima. Quem nunca colocou um sutiã bonito, se olhou no espelho e curtiu o que viu? Os efeitos que o sutiã tem na nossa autoestima são inegáveis, não é mesmo? 

Estilo

Antes de ser um item que proporciona conforto e segurança, o sutiã é uma peça de roupa como qualquer outra, que agrega ao nosso estilo. Existem sutiãs básicos, mais ousados, feitos para ficarem escondidos por baixo da roupa ou para serem a estrela do look.

O sutiã de renda, por exemplo, pode ser usado por baixo de uma regata cavada, por cima de uma camiseta, por baixo de uma camisa com os botões abertos, junto a uma peça com transparência… São muitas ideias. Confira outras propostas nesse post sobre looks com sutiã de renda.

Se você ainda não encarou o sutiã como uma peça que pode aparecer nos seus looks, está na hora de começar a olhar para ele com outros olhos. Que tal investir em peças diferentes, que fogem do básico do dia a dia?

Vale lembrar, mais uma vez, que o importante nisso tudo é poder ser livre para escolher usar ou não sutiã. Somos as únicas responsáveis por decidir qualquer coisa sobre os nossos corpos!

Decidiu continuar usando sutiã ou quer abrir mão da peça e usar apenas adesivos de mamilos para disfarçar o bico dos seios nos looks? Então garanta os melhores produtos na Loungerie!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde feminina, moda, beleza e muito mais? Fique de olho em nosso blog e assine nossa newsletter. 

Acompanhe também nossas redes sociais para ficar sabendo de todas as novidades em primeira mão!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie