HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Tipos de aliança: como escolher a perfeita para o casamento?

Escolher a aliança perfeita pode ser um desafio para o casal, conheça os principais modelos!

9 de agosto, 2021

Um círculo sem início nem fim, representando a fidelidade e o amor infinito entre duas pessoas: eis o romântico significado das alianças!

Simbolismos à parte, escolher o tipo de aliança ideal para o seu casamento é talvez uma responsabilidade tão grande quanto a escolha do próprio par. 

Afinal de contas, sua aliança é uma joia que vai te acompanhar todos os dias pelo resto da sua vida!

Não importa o tempo que passe, ela continuará sendo o maior símbolo de compromisso da sua união. Por isso, é importante que ela seja capaz de transmitir não só a sua história, como a essência e o futuro do casal.

Portanto, em meio às tantas tarefas para organizar o casamento dos seus sonhos, essa escolha não pode ficar em segundo plano.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a tomar essa decisão tão importante. Assim, quando chegar a hora, você vai poder dizer “eu aceito” para a aliança de casamento perfeita!

Defina o orçamento

O primeiro passo para escolher o tipo de aliança para o seu casamento é definir quanto vocês estão dispostos a investir neste acessório.

Não adianta nada, por exemplo, namorar uma joia cheia de pedras preciosas e com diversos adornos se o orçamento estiver apertado, não é mesmo?

Vocês devem ter sonhado muito tempo com este momento, mas quando falamos em dinheiro é de extrema importância deixar as emoções de lado e estabelecer um valor realista.

É a partir desta estimativa que a joalheira vai te apresentar os modelos disponíveis e será possível diminuir o leque da enorme variedade de alianças que existem. 

Isso vai facilitar bastante a escolha e alinhar suas expectativas, já que ninguém quer se apaixonar por uma joia pela qual não pode pagar.

Com um valor pré-estabelecido, também será mais fácil definir alguns aspectos do anel, como o material a ser utilizado, a presença ou não de diamantes, entre outros.

Definido o orçamento, a próxima etapa é pensar no estilo e no design!

Estilo e design

A imagem mostra dois porta-alianças abertos, um branco e outro preto, sobre uma superfície de madeira. O estojo branco traz uma aliança fina e delicada, cravejada com pequenos diamantes, enquanto o preto guarda uma joia mais larga, lisa e adornada com dois filetes paralelos.
Sendo uma joia que será usada pelo resto da vida, é importante escolher um tipo de aliança que expresse a personalidade dos noivos.

Como falamos antes, a escolha do tipo de aliança ideal para você tem muito a ver com a identidade do casal.

Que estilo combina mais com a história de vocês? Comecem se fazendo essa pergunta antes mesmo de pesquisar pelos principais modelos.

Existe uma variedade sem fim de alianças e a escolha do estilo certo é muito pessoal. Vai muito do gosto de cada um mesmo.

Outro ponto a se considerar: o casal vai dividir o mesmo modelo de aliança ou cada um vai usar uma diferente?

É cada vez mais comum noivos optarem por joias que não combinam. E não existe nada de errado nisso. 

Na verdade, dessa forma, fica até mais fácil agradar a ambos, sem a pressão de nenhum dos lados para escolher um único modelo.

A decisão vai depender exclusivamente se os noivos valorizam mais as tradições ou expressar individualmente a personalidade de cada um.

Escolhendo o material

Assim como diferentes tipos de aliança, existe uma infinidade de materiais que podem ser utilizados para confecção dos anéis. Separamos a seguir as mais comuns aqui no Brasil:

Prata

A imagem mostra um par de alianças prateadas e lisas sobre uma superfície estampada.
Alianças de casamento de prata podem ser usadas para simbolizar amores que floresceram na juventude.

A prata é geralmente utilizada em anéis de compromisso, mas ninguém disse que ela não pode ser uma belíssima aliança de casamento!

Se o casal não se identifica com o clássico ouro amarelo ou até mesmo se gosta mais do aspecto branco-brilhoso da prata, esse material acaba sendo uma escolha oportuna e bem diferenciada.

Além disso, por ser mais barata, é uma opção mais acessível, abrindo caminho para quem deseja acrescentar brilhantes cravejados na joia.

Portanto, se deseja priorizar os diamantes da sua aliança a um material mais caro, considere utilizar a prata para uma escolha economicamente viável!

Ouro Clássico

A imagem mostra um par de alianças douradas sobre uma superfície de madeira, ao ar livre. As joias tem a coloração ouro clássico, acabamento fosco e adornos lisos que remetem à flores.
Amarelo, clássico e brilhante, este tipo de ouro é o mais comum em alianças de casamento.

Se você procurar agora pela aliança de seus pais ou avós, provavelmente este será o material presente nelas.

Pois não só eles, como 90% dos casais se decidem pelo ouro tradicional na hora de simbolizar seu compromisso eterno. 

Os motivos são vários: desde a durabilidade do material, o brilho que nunca se perde, até a própria simbologia da cor dourada, associada à ideia de nobreza, prosperidade e sabedoria.

Caso você esteja na dúvida, escolha o ouro clássico! Esse tipo de aliança é uma opção segura que costuma combinar bem com todos os casais, sendo uma joia sofisticada e charmosa até em sua versão lisa.

Na hora de comprar ou fazer a encomenda, lembre-se apenas de certificar que a quantidade de material presente seja a mais apropriada para a sua aliança.

Embora o ouro 24k seja o mais puro, é também muito frágil e não confere a resistência necessária para uma joia de uso diário.

Em contrapartida, as opções de 14k são resistentes, além de serem uma opção mais barata para os noivos. No entanto, possuem menor pureza e a qualidade questionável.

O ouro 18k é o meio termo ideal, sendo o mais indicado para a confecção de alianças de casamento. Casando beleza e resistência, certamente vai ser a opção mais satisfatória para o seu anel de matrimônio!

Ouro Branco

A imagem mostra, em destaque, uma aliança de ouro branco cravejada de diamantes sobre uma superfície neutra.
Elegante e sofisticado, o ouro branco costuma ser a escolha de aliança para quem não gosta do dourado convencional.

A opção preferida de casais discretos que desejam fugir do tradicional – o ouro branco garante um visual simplesmente encantador para sua aliança de casamento.

Semelhante a prata, é um metal que valoriza a presença e o brilho de pedras preciosas na joia, além de ter uma cor neutra e que combina com os mais variados estilos.

Um aspecto negativo desta opção é que, com o uso frequente e o passar dos anos, sua aliança vai começar a amarelar. 

Para revitalizar seu brilho, um banho de ródio será necessário para devolver à joia aquele tom prateado lindo que podemos ver nas joalherias. Portanto, considere isso antes de escolher o material.

Ouro Rosé

A imagem mostra um par de alianças de ouro rosé sobre uma superfície de tonalidade pastel. Elas estão sustentadas uma sobre a outra, sendo que a de cima possui brilhantes cravejados.
Tendência já há alguns em pulseiras, relógios e brincos, o ouro rosé vem ganhando destaque também entre alianças de casamento.

Sem dúvidas, a opção mais diferenciada de material, perfeita para casais modernos que desejem inovar na escolha!

O ouro rosé confere uma aparência vintage de conotação super romântica para a sua aliança e é um modelo que está em alta nos últimos anos.

Sua coloração rosa característica traz um quê de mistério para a jóia e casa perfeitamente com todos os tipos e tonalidades de pele.

Além de tudo, precisam de bem menos atenção que as outras peças de ouro clássico e branco, sendo necessário apenas polimentos ocasionais após longos períodos de uso.

Espessura e largura das alianças

A imagem mostra duas alianças prateadas: uma fina com um diamante, e outra mais grossa, lisa e fosca. Elas estão encostadas uma sobre a outra e se situam sobre uma superfície rochosa com a presença de musgos.
A escolha das medidas da aliança vai influenciar diretamente no preço e no conforto das joias.

Como vão determinar a quantidade de material necessária para confecção da aliança, a definição das medidas da joia é um aspecto muito relevante.

O diâmetro interno pode ser desconsiderado nessa hora, já que é simplesmente a medida do dedo de cada noivo.

No entanto, a espessura e a largura da joia precisam ser levadas em conta.

A espessura é basicamente a grossura da aliança, oculta em suas laterais internas e externas. Ela é a medida que mais influencia no conforto e na resistência do acessório.

Via de regra, alianças devem contar com pelo menos 1mm de espessura, o que já é considerado uma dimensão bem pequena pelos joalheiros.

Com menos que isso, a joia poderá se quebrar facilmente ou até causar incômodos e desconforto no seu dedo.

Já a largura define o tamanho visível da aliança: quanto mais larga, mais aparente e perceptível o acessório será.

Nossa recomendação aqui é: experimente! Assim como sapatos e roupas, o toque é a melhor régua para medir quanto o produto se encaixa conosco.

Procure testar alianças de diferentes tamanhos para sentir o volume, peso e textura de cada uma e assim ser capaz de tomar a melhor decisão.

Por fim, combine as duas medidas de uma forma que fique confortável, tanto para o seu dedo quanto para o bolso.

Acabamento

A imagem mostra um par de alianças sobre uma superfície espelhada. Elas possuem acabamento polido e fosco salpicado, separados por uma linha que a envolve.
O acabamento das alianças podem ser polidos, foscos, ou uma mistura dos dois, como na imagem acima.

Finalmente, restará escolher o acabamento que você deseja para sua aliança. Os principais tipos são o polido e o fosco.

A versão polida é a mais popular entre os casais, com aquele aspecto brilhante e reluzente que espelha tudo o que está em volta. É a escolha ideal para quem gosta de ver seu próprio reflexo na joia!

Uma desvantagem deste acabamento é que deixa a aliança mais suscetível ao aparecimento de riscos, o que requer uma manutenção constante.

Já as alianças foscas são uma opção mais discreta, por serem opacas e não refletirem a luz.

Nessa hora, não precisa quebrar tanto a cabeça: o acabamento das alianças é um procedimento simples, que pode ser prontamente modificado. Sendo assim, nada impede que você o altere caso se enjoe futuramente!

Agora que você viu essas dicas para encontrar o tipo de aliança perfeita para o seu casamento, pode gostar deste guia para casamento no cartório em nosso blog. Não deixe de conferir!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie