HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Terapia capilar: saiba como a prática ajuda na saúde dos fios

Tratamentos são diversos e podem ser realizados em todos os tipos de cabelo!

24 de novembro, 2021

Você já ouviu falar em terapia capilar? Quando temos algum tipo de problema com o cabelo ou com o couro cabeludo, ela pode ser a solução para ter cabelos saudáveis e ainda mais lindos.

Em um primeiro momento, esse conceito pode parecer muito amplo para quem não possui conhecimento no assunto. Porém, entendê-lo e colocá-lo em prática vai te ajudar a manter a saúde dos fios em dia! 

Por isso, vamos te explicar o que é a terapia capilar, para que serve, quais são os tipos mais conhecidos e os benefícios. Vem com a gente!

O que é terapia capilar? Para que serve?

Uma mulher branca, de cabelos castanhos-escuros lisos, está olhando para cima e sorrindo. Ela veste uma camisa branca.
A terapia capilar é uma área complexa e importante que cuida dos fios e do couro cabeludo.

Você deve ter algumas pistas do que é a terapia capilar só pelo nome, certo? Em resumo, ela é uma área, geralmente da dermatologia, que cuida dos fios de cabelo e do couro cabeludo

As técnicas desse tipo de tratamento visam sempre a saúde e a beleza dos cabelos. Então, elas cuidam de problemas como queda, alergias, infecções e outras doenças que podem acometer os fios e o couro cabeludo.

Se você está precisando de algum tipo de terapia capilar, o indicado é procurar um tricologista. Esse profissional cuida do diagnóstico, prevenção e tratamentos desses tipos de problemas, por isso encontrará o tratamento adequado para você! 

É comum que dermatologistas se especializem em tricologia. Porém, outros profissionais da área da saúde, cabeleireiros e visagistas também podem estudar para atuar nesse ramo que vem crescendo bastante.

Como é feita a terapia capilar?

Uma mulher negra, de cabelos crespos castanhos-claros, está no meio de algumas folhas bem verdes.
Cada tipo de terapia capilar é feita de um jeito e a recomendação varia de pessoa para pessoa.

A terapia capilar conta com diversos tratamentos, protocolos e terapias. Então, cada um deles é feito de uma forma diferente.

No geral, os procedimentos são realizados no consultório de dermatologia ou em clínicas de estética. Dificilmente o paciente precisará ir até um hospital ou centro cirúrgico para realizar o tratamento.

Graças ao avanço da tecnologia, esses protocolos apresentam pouquíssimos efeitos colaterais. Por esse motivo, são extremamente seguros e não têm impactos significativos na rotina dos pacientes.

Tipos de terapia capilar

Uma mulher branca, de cabelos castanhos lisos, está com a cabeça apoiada em um lavatório de salão de beleza branco. As mãos de uma outra pessoa estão esfregando os cabelos dela com um produto que espuma.
Um dos protocolos de terapia capilar é o uso de produtos de limpeza profunda.

Como dissemos, a terapia capilar engloba várias técnicas, tratamentos e ações terapêuticas. A indicação deles é baseada na análise das necessidades de cada paciente, por isso varia bastante de uma pessoa para outra.

Novos tipos e protocolos não param de surgir, mas existem alguns que já são bastante conhecidos por apresentarem ótimos resultados. Selecionamos alguns deles para te explicar:

Aromaterapia

A aromaterapia usa o poder dos óleos essenciais e vegetais para aplicar todos os seus benefícios em diversas áreas. E a terapia capilar não fica de fora, sabia?

Existem óleos que agem diretamente no tratamento ou prevenção de problemas capilares, como a queda, fungos e bactérias. 

Além disso, eles podem estimular o crescimento e tratar lesões. Muitos óleos têm ação cicatrizante, então vale a pena utilizá-los no couro cabeludo! 

Argiloterapia

Outro componente natural que apresenta resultados fantásticos para a terapia capilar é a argila. Uma de suas principais funções é equilibrar o pH do couro cabeludo, que pode danificar as células caso esteja em desequilíbrio.

A argila também é responsável por desintoxicar a região e atua na reposição de minerais. Isso ajuda a controlar a oleosidade dos fios e a amenizar a caspa.

Detox capilar

O detox capilar também pode ajudar bastante quem tem o cabelo extremamente oleoso. Esse tratamento elimina o excesso de sebo com produtos de limpeza profunda, esfoliantes e outros cosméticos que regeneram o couro cabeludo.

Este é um procedimento interessante para preparar o couro cabeludo para receber tratamentos posteriores, pois ajuda a potencializar os resultados. 

Além disso, quem deseja iniciar o processo de transição capilar pode contar com o detox para eliminar resquícios de química da raiz.

Microagulhamento

Como o próprio nome sugere, o microagulhamento é um procedimento feito com agulhas bem pequenininhas dispostas em um rolo. 

Esse tratamento cria pequenas lesões no couro cabeludo, que estimulam processos inflamatórios e ajudam no crescimento dos fios. O profissional responsável também pode optar por usar medicamentos durante o procedimento, uma vez que eles conseguem ser absorvidos melhor. 

Como o microagulhamento é ótimo para crescimento capilar, é super indicado para casos de calvície ou alopecia.

MMP

MMP significa microinfusão de medicamentos na pele e é exatamente isso que essa técnica faz. 

Diferente do microagulhamento, o MMP usa agulhas um pouco maiores. Por isso, elas produzem lesões mais amplas e permitem a penetração de uma maior quantidade de ativos.

Alguns tricologistas defendem que essa técnica é mais eficaz que a anterior, mas não é um consenso. Por isso, o indicado é consultar o profissional da sua confiança para entender qual protocolo é o mais indicado para o seu caso, tá bom?

Massagens capilares

Pois é, até um cafuné pode ser uma terapia capilar, sabia? Brincadeiras à parte, existem técnicas de massagem capilar que entregam diversos benefícios aos cabelos. 

O principal deles é a ativação da circulação sanguínea, que ajuda no transporte de nutrientes. Além disso, a massagem capilar pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, já que atua em pontos da cabeça que promovem relaxamento.

Alta frequência

A alta frequência também é um tratamento que ajuda a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Ela promove crescimento capilar e concentração de nutrientes. 

O tratamento é realizado com um aparelho de vidro oco que produz um campo eletromagnético. O gás liberado tem propriedade ionizante e também ajuda a cicatrizar feridas e lesões, auxiliando a regeneração do couro cabeludo.

Carboxiterapia

Outra terapia capilar que faz bastante sucesso é a carboxiterapia. Nela, são aplicadas injeções de gás carbônico (CO2) na pele para estimular a circulação sanguínea e celular. Além disso, essa prática também auxilia na oxigenação das células.

Como esse tratamento promove o crescimento de novos fios e aumenta o transporte de nutrientes para o couro cabeludo, é bastante indicado para quem sofre com quedas de cabelo e alopecia.

Laser e LEDs

Os tratamentos com lasers e LEDs também apresentam resultados incríveis. Eles funcionam a partir do mecanismo de fotobiomodulação, que consiste em irradiar luzes no couro cabeludo para ajudar no crescimento dos fios.

Pacientes que sofrem de queda costumam gostar bastante desse tratamento. E isso não é à toa: ele não é invasivo, é indolor e realmente promove ótimos resultados.

Benefícios da terapia capilar

Uma jovem negra, de cabelo cacheado curto castanho-escuro está em uma calçada. Ela veste um look monocromático preto, um sobretudo bege e tênis pretos.
A terapia capilar apresenta resultados incríveis e melhora a nossa autoestima!

Muitas pessoas buscam um dermatologista tricologista quando sentem que algo não está certo com seus cabelos. Então, os benefícios da terapia capilar estão ligados também aos problemas que ela se propõe a resolver.

Listamos alguns desses benefícios para você entender melhor:

  • Reduz a oleosidade ou ressecamento excessivo;
  • Previne e trata problemas de queda;
  • Acelera o crescimento dos fios;
  • Trata coceiras e alergias;
  • Reduz a caspa e a descamação;
  • Atua na estética dos fios;
  • Ajuda a dar brilho e maciez às madeixas.

Esses benefícios também podem ser traduzidos em melhora da autoestima. Afinal, cabelos bem cuidados nos ajudam a nos sentir mais bonitas, confiantes e poderosas, não é mesmo?

Todos os tratamentos da terapia capilar, dependendo do caso, são super benéficos. Mas lembre-se: existem outros cuidados rotineiros que precisamos ter para manter a saúde e a beleza dos cabelos, como é o caso do cronograma capilar.

Então, vale a pena ficar atenta a conteúdos sobre cuidado com os cabelos, né? Para não perder nenhuma dica, assine a nossa newsletter abaixo e fique por dentro de novas publicações em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie