HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Streetwear: saiba a origem e veja inspirações de looks incríveis

O estilo das ruas pode ser utilizado em ambientes despojados e até mesmo nos mais formais!

6 de dezembro, 2021

Você já ouviu falar em streetwear? Talvez você nunca tenha escutado esse nome, mas provavelmente segue alguns traços desse estilo mesmo sem saber.

O streetwear é a moda das ruas, do dia a dia. Não é à toa que é o que existe de mais urbano e descolado no mundo da moda, sabia? 

Por muito tempo, esse estilo só era encontrado em grandes centros. Hoje é tão comum que encontramos pessoas que seguem essa tendência em qualquer lugar do mundo.

Se você quer saber quais significados estão por trás do streetwear e qual sua origem, continue a leitura! Também separamos algumas inspirações que vão te ajudar a montar looks lindos e estilosos.

O que é o estilo streetwear?

O streetwear é o estilo que nasce de manifestações culturais e sociais, saindo dos espaços públicos e alcançando vários lugares.

Essa moda é o que existe de mais democrático, já que é acessível a todo mundo e se encaixa em diversas situações. Apesar de ter saído das ruas, o estilo passou a ser aceito e admirado em outros espaços.

A característica mais marcante dele são as peças de roupa. Elas são práticas, confortáveis, cheias de atitude e muito funcionais

Quem segue o estilo streetwear é fã de tênis, jeans, camisetas, moletons, camisas e jaquetas. A modelagem dessas peças costuma ser mais ampla e comprida, tudo para valorizar a mensagem que esses itens precisam passar.

Além disso, as roupas são perfeitas para a correria do dia a dia nas ruas, trabalho, na faculdade e diversos ambientes. E, com algumas alterações, esse estilo também pode ser usado em espaços mais sofisticados!

Origem do streetwear

Uma mulher negra, de cabelo preto preso em dois coques na lateral da cabeça, está em uma rua. Ela veste jaqueta preta, suéter e calças de moletom.
O streetwear nasceu nas ruas e conquistou muitos adeptos. (Foto: Vogue/Reprodução) 

A origem do streetwear não pode ser datada com muita precisão, já que é uma expressão cultural que se desenvolveu de forma muito natural. Porém, existem algumas pistas sobre o seu surgimento!

A partir dos anos 80 nos Estados Unidos, principalmente em Nova York, o hip hop começou a dominar várias áreas da cultura, não somente a música. Passou a se expressar na dança, nas artes plásticas, no cinema e, claro, na moda.

O hip hop surgiu como um movimento de contracultura que contestava os ideais da época e sempre foi muito importante para causas de minorias. 

Apesar do estilo musical ter sido essencial para a disseminação do streetwear, ele não foi o único movimento que contribuiu com esse fenômeno. A moda das ruas também remete a estilos como o pop, punk, surf e o skate.

Todas essas manifestações têm pontos de interesse em comum. Por isso, elas trazem uma base muito forte para o desenvolvimento não somente do estilo de roupas, mas também para o estilo de vida.

O streetwear do passado e o streetwear de hoje

O streetwear hoje em dia é sinônimo de estilo descolado. Mas você sabia que nem sempre foi assim?

Muitas tendências nascem de um lugar elitizado e se popularizam com o passar do tempo. Esse caminho foi totalmente diferente com o streetwear. Ele nasceu nos subúrbios e aos poucos, foi apropriado pela elite e por grupos que até então não tinham contato com essa realidade.

Não é por acaso que esse estilo já foi bastante marginalizado e associado a estigmas negativos. Demorou um tempo até que esse estereótipo fosse superado e reconhecido como a potência que é hoje. 

5 looks para inspirar o seu estilo streetwear

Deu para perceber a força do streetwear, né? Para te ajudar a apostar em looks nesse estilo, selecionamos 5 produções cheias de atitude para se inspirar. Vem ver!

1. Coturno com jeans para um look cheio de atitude

Uma mulher branca ruiva, de cabelo liso preso de forma despojada, aparece no interior de um metrô. Ela veste uma blusa cropped tomara-que-caia preta, calças mom jeans de cintura alta, um blusão xadrez e coturno preto. Em uma das mãos dela há uma bolsa mochila preta.
Essa produção não exige muito esforço e tem um impacto incrível! (Foto: Reprodução/Instagram/Luanna) 

O coturno teve sua origem na Grécia Antiga, mas sua popularidade veio com o estilo punk em meados dos anos 70. O sapato vive ressurgindo na moda de formas repaginadas, mas a verdade é que já é um verdadeiro clássico.

Nesse look, o coturno é combinado com calças jeans – o item mais versátil do armário de qualquer pessoa. Além desses clássicos, a combinação do top e uma jaqueta xadrez criam uma composição bem moderna.

Com essas peças super versáteis, acessíveis e que são a cara da moda das ruas, fica fácil apostar no estilo streetwear!

2. Calças cargo para dar mais utilidade aos bolsos

A blogueira Raissa Galvão aparece na imagem em frente a um portão enferrujado. Ela é uma mulher branca, de cabelo azul levemente ondulado na altura dos ombros. Ela veste jaqueta jeans, cropped preto, calças cargo verde-militar e tênis Adidas brancos.
Por que usar os bolsos somente como enfeite? Aproveite os espaços deles nas calças cargo! (Foto: Reprodução/Instagram/Raissa Galvão)

Geralmente, os bolsos das calças femininas têm função meramente decorativa, enquanto os homens conseguem carregar vários objetos em seus bolsos. Mas as calças cargo resolvem esse problema!

Elas são perfeitas para o dia a dia, já que é possível carregar o celular, dinheiro, cartões e chaves sem precisar levar uma bolsa. Além disso, são um ícone do streetwear e conseguem compor looks irreverentes e descolados.

3. A camiseta esportiva não pode faltar!

A influenciadora Rayza Nicácio aparece em frente a uma cerca viva. Ela é uma mulher negra de traços finos, seu cabelo está com tranças loiras e aparece preso em um coque. Ela veste uma camisa de time, calças jeans destroyed e sapatos de salto brancos.
O estilo oversized é o melhor amigo do streetwear, então pode apostar nele! (Foto: Reprodução/Instagram/Rayza Nicácio)

Como o streetwear nasceu nos Estados Unidos, as camisetas de baseball e basquete são frequentemente vistas nos looks de quem curte esse estilo. A história desses esportes também está ligada intimamente a movimentos sociais e aos subúrbios.

Se você não é fã desses esportes, dá para adaptar a ideia com outras t-shirts larguinhas. Elas também dão um efeito muito legal ao look. 

Para uma produção hi-lo, o legal é fugir do óbvio com uma peça diferente, que é o caso do sapato de salto nesse look.

4. O streetwear não seria nada sem os tênis

A influenciadora Clair Most está em frente a uma parede bege. Ela é uma mulher negra, com cabelo crespo preto. Ela veste um lenço como cropped e calças jeans destroyed. Em seus pés é possível ver tênis da Nike com detalhes brancos, roxos e azuis.
Tênis é sinônimo de conforto e combina muito com o estilo streetwear. (Foto: Reprodução/Instagram/Claire Most)

Os tênis estão ligados a todas as manifestações do hip hop, principalmente à moda e à música. Ele sempre é um dos protagonistas do estilo de rappers – figuras que exaltam esse item em suas produções cheias de atitude.

Como o streetwear também tem muita influência do skate, os tênis ganham ainda mais força nesse estilo. 

Os modelos maiores e cheios de cores são os mais vistos na moda de rua, já que eles têm propostas que se diferenciam dos tradicionais modelos esportivos.

5. O bom e velho moletom nunca sai de moda

A influenciadora Nicolette Mason está em frente a um portão branco. Ela é uma mulher branca, de cabelo preto liso. Na imagem ela veste um conjunto de moletom marrom e tênis brancos.
Quentinho e super fashion para os dias frios, os moletons também combinam com o estilo das ruas. (Foto: Reprodução/Instagran/Nicolette Mason)

Se você gosta da proposta do streetwear, investir em um conjunto de moletom pode ser uma ótima ideia. Quem ama combinações pode usar as duas peças juntas, como nesse look que é estiloso e elegante.  

Calças de moletom com uma t-shirt oversized podem até parecer roupas de ficar em casa, mas essa combinação tem um super potencial para ganhar as ruas. 

E a blusa de moletom também combina com várias peças de baixo, como calças jeans de vários estilos. Por isso, essa é uma peça super curinga e vale a pena apostar em looks com ela!

Uma das coisas mais legais do streetwear é que ele pode ser aplicado a outros estilos, já que não existem regras no mundo da moda. Nossas roupas comunicam quem somos e ninguém é uma coisa só, não é mesmo?

É possível usar elementos do estilo das ruas para equilibrar um look muito formal, quebrar um pouco a delicadeza de uma produção romântica ou trazer mais casualidade às roupas do trabalho. Use e abuse da sua criatividade! 

Quer criar looks streetwear monocromáticos? Acompanhe algumas dicas em nosso blog

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie