HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Sabonete íntimo: o que se deve considerar na hora da compra

Você sabe o que se deve levar em consideração na hora de escolher o seu sabonete íntimo? Confira a seguir no post que preparamos para você.

25 de junho, 2023

A saúde de nossas partes íntimas é algo que deve ser tratado com muita atenção. O uso de sabonete íntimo tem sido um divisor de opiniões entre médicos e mulheres de todas as partes e idades.

Esse debate gira em torno da necessidade de um produto como esse e também os efeitos que o uso (muitas vezes incorreto) do sabonete íntimo pode causar na saúde da mulher. 

Quer saber mais sobre sabonete íntimo e também tirar todas as suas dúvidas? Acompanhe esse texto atentamente e descubra tudo!

Mulher pensativa.
Hora de tirar suas dúvidas sobre sabonete íntimo!

Sabonete íntimo é realmente necessário?

Normalmente, os sabonetes que encontramos para o corpo possuem um ph neutro, pois este é o ph natural de nossa pele. Porém a vágina é diferente do resto de nosso corpo e possui um ph mais ácido. 

Dessa forma, o sabonete íntimo precisa atender a estas especificidades para que a flora vaginal não seja desregulada.

Quando o assunto é sabonete íntimo, até a opinião médica diverge. Alguns profissionais defendem o uso, outros dizem que basta higienização apenas com sabonetes de glicerina e água e, os mais radicais, só água.

No fim, depende! Depende dos seus gostos, do seu corpo e do que ele precisa. Consulte um médico.

Letras "P" e "H", representando a escala de acidez.
O PH da região vaginal é mais ácido.

Sabonete íntimo faz mal para a saúde?

Muitas pessoas acreditam que o sabonete íntimo faz mal para a saúde e não é mentira, se for utilizado de maneira imprópria. 

Para termos uma vagina saudável é necessário uma flora vaginal equilibrada, isto é, um ecossistema de bactérias que coexistem conosco e que nos auxiliam na proteção de nossa saúde.

Utilizar sabonete íntimo de maneira excessiva e em regiões impróprias (como dentro do canal vaginal), podem acarretar no desequilíbrio dessa flora e ocasionar problemas de saúde infecciosos e alérgicos.

Usando o sabonete íntimo corretamente, é possível que não se tenha nenhum tipo de efeito indesejado, mas isso pode variar de mulher para mulher, pois cada corpo é diferente.

Por isso, fique atento aos sinais que o seu corpo dá e procure um médico se necessário.

Como escolher o sabonete íntimo ideal para mim?

Na hora de comprar um sabonete íntimo, você precisa estar de olho em alguns detalhes. Embora o gosto pessoal prevaleça nestes casos, alguns tipos de sabonete íntimo podem, de maneira geral, agradar mais.

  1. Sabonetes líquidos oferecem menos riscos de irritação na pele e também contaminação, já que sabonetes em barra são mais propensos à acúmulo de impurezas.
  1. Escolha um sabonete íntimo sem aroma ou com um cheiro muito suave, já que esses componentes aumentam a chance de reações alérgicas.
  1. O ph para o sabonete íntimo deve ser ácido. Por isso, leia bem a embalagem e confira se o ph está entre a faixa 3 e 5.
  1. Não compre um sabonete íntimo que tem álcool em sua composição. O álcool oferece mais riscos de inflamações e irritações na pele. 
Palavra "Zero" escrita na cor branca em fundo preto.
Zero álcool na composição do seu sabonete íntimo, lembre-se!
  1. Acate a recomendação de seu ginecologista. Ele é especialista e pode te orientar de maneira mais assertiva.

Como usar o sabonete íntimo corretamente?

Se você optar por fazer uso de um sabonete íntimo, existem alguns pontos de atenção que são essenciais para que não se ocasione nenhum problema. Veja abaixo.

  1. Use o sabonete íntimo apenas na área externa da vagina, a vulva. Nunca aplique o produto dentro do canal vaginal.
  1. Usar o sabonete íntimo apenas uma vez por dia. Mais do que isso é excessivo.
  1. Não faça uso de nenhum tipo de esponja ou bucha para lavar a área íntima. Use as mãos e os dedos para fazer a higienização. 

Sabonete íntimo: na dúvida, consulte seu médico

Quando falamos sobre o uso de sabonete íntimo encontramos uma máxima: não aplique nada desconhecido ao seu corpo sem antes ter uma recomendação médica. 

As mulheres e suas partes íntimas precisam de cuidado regular e específico de acordo com a sua rotina e também o seu momento de vida. Dessa forma, não existe alguém melhor para te guiar do que um profissional médico.

Portanto, procure um ginecologista e tire todas as suas dúvidas acerca do sabonete íntimo e também quaisquer outras que tiver. Esse é o seu momento de se inteirar.

Conte com ele para ter a melhor recomendação para cuidar do seu corpo com saúde e responsabilidade.

Ginecologista segurando um modelo de canal vaginal.
Consulte a sua ginecologista sempre que precisar!

Entendeu tudo sobre sabonete íntimo? Descubra ainda mais aqui no Blog da Loungerie!

Saber os impactos que um produto como o sabonete íntimo tem em nosso corpo é muito importante para nossa saúde. Agora que você já entendeu os principais pontos sobre o assunto, que tal navegar por nosso blog e descobrir ainda mais?

São muitos conteúdos sobre universo feminino, beleza, sensualidade e moda íntima para você se informar e descobrir mais sobre si mesma. Não deixe também de acessar o nosso site e conferir as novidades do The Lounge, o marketplace da Loungerie com as melhores marcas de beleza e spa. Aproveite!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie