HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Por que a moda inclusiva é tão importante?

Você quer descobrir como e por que a moda inclusiva é tão importante? Confira o nosso conteúdo e fique por dentro. Acesse o Blog Loungerie e saiba mais!

1 de março, 2023

Mais do que nunca, discutir sobre moda inclusiva é essencial quando falamos de beleza e também respeito pelas diferenças entre as pessoas. 

Em um universo de corpos tão plurais, marcas de roupa que ficam de fora quando o assunto é inclusão acabam perdendo espaço e recebendo muitas críticas, pois este é um ponto que não se deixa mais passar. 

Quer entender mais sobre moda inclusiva, o que ela é e como ela pode ser encontrada no mercado? Fique de olhos bem abertos e descubra mais abaixo. 

Dobradura de papel com formato de grupo diverso.
É necessário incluirmos todos!

O que é moda inclusiva? Você já ouviu falar sobre o assunto?

Com certeza você já deve ter ouvido algo sobre moda inclusiva, mesmo que superficialmente. 

Este conceito está muito presente nos dias de hoje onde temos a desconstrução mais frequente de um padrão de beleza que pode ser irreal em muitos casos.

A moda inclusiva diz respeito a produção de roupas que sejam adequadas para mais do que só um tipo de corpo (padrão) contemplando pessoas gordas, magras, com deficiência, entre outros.

O principal ponto deste conceito é que a moda deve ser feita para todos já que todos merecem poder vestir o que quiserem. Isso é muito importante para as mulheres hoje em dia, que sofrem de uma expectativa mais agressiva de como os seus corpos devem parecer.

Outro ponto é a questão da distribuição dessas peças de roupa, que são mais difíceis de encontrar por conta de sua especificidade. 

Dessa forma, a moda inclusiva incentiva não só a produção de roupas para diferentes corpos, mas também um processo de distribuição mais bem estruturado para que estes tipos de roupas cheguem a quem precisa com facilidade e preço justo. 

Moda inclusiva e representatividade: como esta discussão está crescendo dentro das redes sociais

Como mencionamos anteriormente, a discussão sobre moda inclusiva e a sua importância vem crescendo cada vez mais, principalmente dentro das redes sociais. Mas, como isso começou?

Bem, a criação de conteúdos ao redor do tema moda sempre foi muito frequente mas, com a popularização do TikTok, principalmente durante a pandemia, esse assunto explodiu.

Influenciadora de mídia social gravando vídeo sobre moda.
Representatividade nas redes sociais!

O mais interessante é que ele foi abraçado por criadores de conteúdo fora do padrão, que tornaram a discussão mais representativa, questionando se aquela roupa funciona apenas para corpos magros ou não, e também dando dicas acessíveis de onde conseguir peças de roupa que se adequem a corpos mais plurais.

Dessa forma, as redes sociais, que sempre foram palco para pessoas com corpos retocados e malhados, também têm um espaço para criadores de conteúdo body positive e inclusivos, gerando uma maior identificação com este público que não se vê no padrão de beleza imposto.

Moda inclusiva: a preferência por marcas que acolhem corpos diferentes

Acima você viu que hoje em dia há uma maior identificação com conteúdos e influenciadores body positive que mostram diferentes possibilidades para corpos que antes não eram representados.

Modelo plus size usando vestido amarelo.
A moda plus size é um exemplo de inclusão fashion!

E essa identificação também é traduzida em procura, já que estas pessoas irão procurar marcas que atendam as necessidades de diferentes públicos, não sendo exclusivas para um determinado grupo de pessoas.

Moda inclusiva e pessoas com deficiência: uma discussão necessária

Já mencionamos anteriormente que a moda inclusiva não deve só atender a corpos maiores como também corpos com deficiência já que estes podem possuir algumas necessidades específicas que uma peça de roupa comum pode não atender.

Por exemplo, para uma pessoa com deficiência, abotoar uma camisa pode ser uma tarefa impossível. Essa tarefa que é tão simples para a maioria de nós, pode ser muito difícil para algumas pessoas e isso deve ser levado em consideração. Calças com muitos bolsos também podem ser um problema para pessoas que fazem uso de uma cadeira de rodas. 

Moça usando um braço protético.
As roupas devem ser desenvolvidas levando a acessibilidade em consideração.

São esses detalhes que, embora pareçam mínimos, não são. Na realidade, fazem toda a diferença e incluem um grupo de pessoas que muitas vezes é ignorado.

Gostou do nosso conteúdo sobre moda inclusiva? Veja mais aqui no Blog da Loungerie!

A moda inclusiva é uma discussão muito relevante na qual é importante fazer parte. Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal descobrir ainda mais lendo outros conteúdos disponíveis aqui no Blog da Loungerie?

Sem dúvidas, você vai aprender muito mais sobre o universo feminino, de moda íntima e muito mais. 
Não deixe de acessar o site da Loungerie também e conhecer os diferentes tipos de lingerie que temos para te deixar mais confiante e sensual. Aproveite!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie