HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O que é melasma e como ele pode se intensificar na gravidez

Entenda porquê o melasma pode aparecer com mais facilidade durante a gravidez

6 de agosto, 2021

O calor é o clima perfeito para passar um tempo ao ar livre, pegar aquele sol e a tão desejada marquinha. Porém, durante a gravidez, é necessário tomar um cuidado ainda maior com a exposição ao sol, pois isso pode trazer alguns problemas, como o melasma

Essas manchinhas podem aparecer durante a gravidez devido às diversas alterações hormonais que acontecem – e incomodam muitas futuras mamães! 

Vamos conhecer?

O que é melasma?

O melasma nada mais é que um distúrbio de pigmentação, em que surgem manchas nos locais do corpo que mais ficam expostos ao sol. Além disso, essas partes mais propensas ao melasma costumam ser também as mais sensíveis:

  • Rosto – principalmente bochechas, testa e buço;
  • Pescoço;
  • Região do colo;
  • Braços.

Na maioria dos casos, essas marcas possuem uma tonalidade escura, mas pequenas manchinhas mais claras já precisam de atenção. 

Além de escurecerem cada vez mais com o tempo, seu formato é irregular, mesmo que os pontos atingidos sempre sejam os mesmos. 

No rosto, o melasma pode aparecer dessa forma:

Há duas fotos da mesma pessoa, um antes e depois do tratamento do melasma. A imagem é bem localizada nas bochechas, e na foto da esquerda a mulher possui diversas manchas no rosto, e na foto da direita, é seu rosto após o tratamento. A pele está uniforme, além do desaparecimento das manchas.
O melasma é caracterizado por manchas marrons no rosto e possui tratamento. (Reprodução: Carla Nichiata / Shutterstock)

É interessante falar que qualquer pessoa pode ter melasma, seja homem ou mulher. No entanto, é bem mais comum surgir durante a gravidez..

O que pode causar melasma na gravidez?

O melasma pode ter diversos fatores determinantes em seu surgimento e muitas dessas causas não são exatamente definidas, mas uma coisa é fato: a exposição excessiva ao sol é um dos grandes culpados.

E não apenas a luz solar é um problema, como também as luzes do dia a dia, então lâmpadas, telas de celulares e computadores estão nessa lista de possíveis causas dessas manchinhas.

Além dessa exposição excessiva da pele, o melasma pode surgir por alguns outros motivos:

Predisposição genética

Caso já exista algum caso de melasma na família, é possível que você tenha uma predisposição genética para desenvolver a condição. 

Isso significa que você pode ter melasma com mais facilidade do que outras pessoas. Por isso, é preciso atenção!

Alterações hormonais

Seja por uma alimentação desbalanceada ou por uma falta de hábitos saudáveis no dia a dia, é possível que você desenvolva problemas com melasma devido a alterações hormonais.

Isso acontece porque os hormônios de estrogênio e progesterona são também responsáveis pela produção de melanina. Essa proteína é encarregada de dar cor à nossa pele, então vai deixando manchinhas em pontos específicos do corpo, no caso do melasma.

Anticoncepcionais

Mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais estão mais propensas ao problema, já que esse remédio mexe diretamente com seus hormônios.

Gravidez

E claro, se falamos em alterações hormonais, a gravidez não poderia sair ilesa da conversa. Os hormônios femininos têm ação direta na pigmentação da pele e é durante esse período cheio de mudanças no corpo que o melasma pode aparecer.

Inclusive, a produção de pigmentos é tão intensificada na gestação, que é comum ver uma linha vertical surgir na barriga da mulher. Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois ela desaparece logo após o parto!

No caso da gravidez, quando o melasma acontece e some após a fase do puerpério, é chamado de cloasma gravídico. E isso acontece com mais frequência do que imaginamos!

Porém, não existe uma maneira de identificar se é um problema exclusivo do período da gestação e que vai desaparecer depois ou se vai permanecer. Por isso, é preciso seguir o tratamento corretamente.

Então, saiba mais sobre o que fazer diante dessa situação!

O que fazer?

A imagem mostra uma mulher negra em um consultório, tendo sua pele examinada. Ela está de cabelos presos, uma blusa de alças pretas e vemos apenas o recorte das mãos de um médico usando luvas brancas e tocando no rosto dela.
O tratamento para melasma na gravidez começa no consultório de um profissional dermatologista!

E agora, você deve estar se perguntando o que fazer quando identificar essa situação e não há segredo: procure um dermatologista!

Todo o tratamento é feito e orientado por esse profissional, pois o foco será no clareamento das manchas, e geralmente os produtos utilizados são feitos em farmácias de manipulação.

Além de clarear, esse produto deve diminuir a produção de melanina, que como falamos anteriormente, é o pigmento responsável por dar cor à pele.

Além desses remédios em creme, provavelmente alguns procedimentos mais invasivos podem ser indicados, como peelings químicos. Mas lembre-se de verificar se esses procedimentos são permitidos durante a gravidez. 

Talvez você precise esperar até o fim da gestação para se livrar completamente das manchas.

Enquanto isso, há a opção de usar dermocosméticos antioxidantes, que também favorecem o clareamento, mas que não são prejudiciais ao bebê por serem menos abrasivos.

Esses produtos podem ser compostos de vitaminas C ou E – e não possuem contraindicação para gestantes. 

Mas claro, mesmo com todos os possíveis tratamentos, o melhor jeito de lidar com o melasma na gravidez é com a prevenção!

Como evitar melasma na gravidez

a imagem mostra uma mulher grávida, branca e de cabelos pretos. Ela está vestindo um biquíni, a calcinha é preta, o sutiã é um modelo que cobre os seios e o colo, e é branco rendado. Ela também está vestindo uma camisa branca que vai até o quadril. Essa mulher está na praia, num fundo rochoso com uma casa ao fundo.
Faça uma amizade sincera com o protetor solar e use diariamente!

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que a melhor prevenção para o melasma é o uso do filtro solar diariamente, mesmo em dias chuvosos ou nublados.

É super necessário você incluir esse item na sua rotina de cuidados com a pele – até mesmo se não estiver grávida, ok? Além de ser um potente rejuvenescedor, ele faz uma barreira contra filtros UV que podem causar melasma na gravidez.

Quanto antes entendermos a importância do filtro solar, melhor! 

E se você gosta de estar sempre maquiada, siga o passo a passo de maquiagem e experimente trocar a base pelo BB Cream, que além de trazer cobertura, protege mais a pele!

Agora que você já sabe tudo sobre melasma na gravidez, que tal conhecer mais nosso blog? Temos muitos conteúdos sobre saúde e bem estar!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie