HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O que corta o efeito do anticoncepcional? Atentas!

Conheça os fatores que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

3 de novembro, 2021

Você sabia que mesmo que a pílula anticoncepcional tenha eficácia comprovada de 99%, existem alguns fatores que podem colocar essa porcentagem em risco? 

E estamos falando além do uso de antibióticos ou simplesmente esquecer de tomar a pílula. Há outras situações em que o remédio pode perder sua eficácia e não proteger contra uma gravidez indesejada.

Por isso, para não acabar tendo problemas sem saber, vamos conhecer mais sobre o assunto e descobrir o que corta o efeito do anticoncepcional?

O que é pílula anticoncepcional?

Antes de tudo, você sabe o que é esse método contraceptivo? 

O anticoncepcional, ou simplesmente pílula, é um comprimido que possui dois hormônios em sua composição: estrogênio e progesterona.

Esses dois hormônios estão presentes em todo o ciclo menstrual, independente de suas fases. Porém, quando tomados através da pílula, inibem a ovulação, alteram o endométrio e o muco cervical, favorecendo a prevenção da gravidez.

Para fazer o efeito desejado, você precisa tomar o anticoncepcional diariamente, respeitando as pausas ou, se desejar, sem pausa. 

Como qualquer medicamento, este possui prós e contras, e nós precisamos conhecer!

Vantagens da pílula anticoncepcional

Além de inibir a ovulação, fazendo com que as chances da mulher engravidar sejam mínimas, o anticoncepcional possui outros benefícios, como a regulação da menstruação, combate da acne e diminuição das cólicas menstruais

A pílula traz uma praticidade para o dia a dia, pois com o ciclo regular, sua menstruação só virá nas pausas, tornando mais fácil seu planejamento. Quer viajar e não sabe se estará menstruada? A cartelinha te conta!

Como já foi falado, ela também pode ser responsável por diminuir cólicas menstruais. Isso porque o tecido que reveste o útero – o endométrio – sofre mudanças e já que não é preciso tanto para que o corpo expulse essa “nova menstruação”: adeus cólicas.

Além disso, a oscilação hormonal que acontece durante o ciclo pode causar espinhas. Porém, o uso da pílula estabiliza os hormônios, fazendo com que a acne e a oleosidade deixem de ser um problema. 

Desvantagens da pílula anticoncepcional

Mulher branca de cabelos castanhos longos. Ela está sentada de frente para uma mesa, com diversos livros. Está segurando a lateral dos óculos de grau, com dor de cabeça.
A adaptação a pílula pode levar três meses e ela pode trazer muitas dores de cabeça!

Como nem tudo são flores, a pílula anticoncepcional possui uma série de desvantagens que vão além de não proteger a mulher de infecções sexualmente transmissíveis. Existe uma – longa – lista de efeitos colaterais que vem com sua ingestão. 

Confira alguns:

  1. Dores de cabeça;
  2. Náuseas;
  3. Aumento de peso;
  4. Alterações de humor;
  5. Tontura;
  6. Diminuição da libido;
  7. Risco de trombose.

E vamos retomar um fator importante: a pílula não protege contra ISTs, portanto: use camisinha!

Mesmo com esses efeitos colaterais, o anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos. Cerca de 25% da população feminina o utiliza, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

É extremamente importante que você consulte um médico ginecologista para que investigue seu caso e determine se você pode tomar pílula e qual o melhor nível de hormônio ideal. 

E além disso, se decidir tomar ou se você já toma esse medicamento, precisa conhecer o que coloca sua eficácia em risco. Vamos descobrir o que corta o efeito do anticoncepcional?

5 fatores que cortam o efeito do anticoncepcional

Algo que precisa de uma vez por todas alcançar todas as pessoas que tomam o medicamento são suas restrições!

Quando nos perguntamos o que pode colocar em risco sua eficácia, nos deparamos com uma lista muito abrangente. Por isso, vamos te mostrar os 5 fatores que podem cortar seu efeito!

1. Esqueci de tomar a pílula! E agora?

Quando você começa a tomar a pílula, precisa definir um horário e sempre tomá-la naquele momento do dia. No entanto, se você esqueceu, tome no mesmo instante que lembrar

E vamos nos atentar: se já se passaram doze horas do horário que você deveria tomá-la, sua eficácia é comprometida e você pode escolher um método contraceptivo adicional, como a camisinha.

Se não se passaram essas doze horas, pode comemorar! A eficácia continua a mesma. Mas cuide para não esquecer sempre – deixe sempre um lembrete na agenda do celular, ou utilize algum aplicativo.

2. Antibiótico x Anticoncepcional

Fundo vermelho, com muitos comprimidos e cartelas de remédios.
Interação medicamentosa pode sim cortar o efeito da pílula, mas apenas alguns antibióticos estão nessa lista.

O pensamento de que antibióticos cortam o efeito da pílula é muito conhecido e propagado. Mas você já se perguntou se isso é realmente verdade?

A resposta é um grande depende, pois apenas alguns antibióticos comprometem a eficácia do anticoncepcional. Pode anotar aí: rifampicina, rifabutina e griseofulvina. 

Esses antibióticos podem alterar o metabolismo dos hormônios e fazer com que ocorra uma diminuição da quantidade deles na corrente sanguínea, comprometendo a eficácia do medicamento.

Além dos antibióticos, os anticonvulsivantes também cortam o efeito do anticoncepcional. Por isso, sempre que for tomar um desses remédios, pergunte ao médico ou ao farmacêutico se ele corta o efeito da pílula. 

E se a resposta for sim, use camisinha!

3. Episódios de vômitos e diarreias 

Caso você tenha um quadro de vômito ou diarreia recentemente, é importante citar que eles cortam o efeito do anticoncepcional, principalmente se acontecerem até 4 horas após tomar a pílula

Isso acontece porque ainda não deu tempo do corpo absorver aquele medicamento, fazendo com que sua eficácia diminua e até seja perdida completamente. Portanto, é importante que você se proteja com camisinha durante as relações sexuais.

4. Chás

Isso mesmo, alguns tipos de chás podem cortar o efeito do anticoncepcional, mas apenas quando são consumidos em grandes quantidades

O chá de alcaçuz, muito utilizado no tratamento de problemas respiratórios como expectorante, ou de alfafa, comum para a ansiedade, são dois exemplos que devem ser evitados caso você tome a pílula.

Por isso, prefira substituir o chá alcaçuz por hortelã ou alecrim, e o de alfafa pelo chá de camomila, que possui a mesma propriedade calmante que combate a ansiedade.

5. Doenças intestinais 

Antes de tudo, vamos deixar claro que todos os medicamentos passam pelo intestino para serem absorvidos. Portanto, problemas intestinais podem interferir na absorção não só da pílula, como também de qualquer outro remédio.

A doença de Crohn ou retocolite, por exemplo, são complicações inflamatórias que acontecem no intestino e fazem com que a eficácia da pílula seja comprometida. 

Por isso, é extremamente importante que você consulte seu ginecologista e faça os exames necessários antes de começar a tomar a pílula. Lembre-se: existem outros métodos contraceptivos, como o DIU – que além de liberar uma pequena quantidade de hormônios, também é uma barreira física.

Cada mulher é única e existem outras formas de evitar uma gravidez não planejada. 

Agora que você já sabe o que corta o efeito do anticoncepcional, fica mais fácil se atentar aos detalhes e se proteger da maneira correta! E caso tenha alguma dúvida, anote e sempre consulte seu ginecologista.

Gostou do conteúdo? Leia mais em nosso blog e se inscreva em nossa newsletter abaixo para receber promoções exclusivas da sua marca preferida de sutiã perfeito, a Loungerie.

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie