HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

O guia completo da madrinha de casamento

A madrinha de casamento perfeita requer alguns mandamentos, conheça o guia completo!

24 de setembro, 2021

As madrinhas de casamento possuem uma missão simples: ser o braço direito da noiva nesse momento tão importante! 

Além disso, cabe às madrinhas e padrinhos ajudar o casal com as burocracias do evento e apoio emocional durante os meses de organização. 

Por isso, se você foi escolhida para ser madrinha de casamento, primeiro: comemore – isso significa que você é muito querida e confiável!

E depois da comemoração: aperte os cintos porque essa missão está apenas começando! Confira agora o guia completo da madrinha de casamento perfeita. 

Como ser a madrinha de casamento perfeita?

É fato que independente de ser um casamento intimista, só entre os noivos e os mais próximos, uma festa tradicional ou o famoso casamento de destino, existem muitas coisas a serem organizadas!

Escolha do buffet, roupas, comida, decoração… A lista de afazeres é imensa e os noivos com certeza precisarão de ajuda. Portanto, como madrinha, sua função é permanecer ao lado da noiva, ajudando no que for preciso. 

Seja sincera – e sutil – ao dar opiniões quando questionada, apoie quando for preciso e esteja preparada para ver sua amiga nervosa quando o grande dia estiver chegando! 

Vamos aos principais conselhos e deveres da madrinha de casamento.

  1. Organizar as pré-festas! 

Antes do grande dia, existem festas bem tradicionais do pré-wedding que podem ser organizadas pelas madrinhas de casamento. São elas:

  • Chá bar;
  • Chá de cozinha;
  • Chá de lingerie;
  • Despedida de solteira.

Como a noiva dedica toda sua atenção aos preparativos do evento principal, essas festas anteriores ao dia contam com a ajuda de outras pessoas. Porém, antes de organizar algo assim, é essencial saber a opinião dos noivos!

E se desejar fazer surpresa, certifique-se de que os noivos irão gostar e aprovar.  Você pode conversar com outras pessoas próximas para entender melhor se é da vontade da noiva uma despedida de solteira, por exemplo – e qual a melhor forma de planejar o evento!

A personalidade da noiva deve ser levada em consideração, afinal a festa é para ela! Se ela é mais caseira, pode ser uma noite com as amigas para se divertir e ver filmes ou se ela desejar uma boa festa, vocês podem ir ao seu bar preferido e comemorar. 

Existem diversas opções de pré eventos, para agradar todos os gostos. Por isso, deixe a criatividade se encarregar de encontrar a melhor maneira de comemorar esse momento com sua melhor amiga. 

E caso a noiva deseje organizar os chás ou a despedida sozinha, ofereça ajuda. Às vezes, apenas estar presente já oferece o apoio emocional que ela precisará e você poderá ajudá-la com as tarefas do momento.

  1. Ajudar na lista de convidados
Cinco mulheres de costas abraçadas, todas estão em uma sacada de frente para o mar. A do meio é a noiva, com um roupão branco escrito “Noiva” nas costas, as demais são madrinhas de casamento com roupões vermelhos. O dia está nublado.
Você pode ajudar com tarefas simples do pré-wedding!

Principalmente quando falamos de casamentos tradicionais, que contam com uma lista extensa de convidados, é muito difícil lembrar de cada um e definir os lugares. 

É uma tarefa que exige boa memória e muita paciência! São tantas pessoas que fica difícil lembrar de todos para conseguir um número exato de convidados, isso sem contar os acompanhantes.

Além disso, muitos casais resolvem fazer seus próprios convites de casamento para economizar com os preparativos, então não custa nada oferecer uma forcinha, né? 

É uma chance de passar um tempo com sua amiga dando boas risadas e participando de decisões bastante importantes sobre o grande dia. 

  1. Opinar na escolha do vestido

Essa é uma das tarefas mais clássicas da madrinha de casamento: a escolha do vestido. E com certeza também, um dos momentos mais emocionantes.

O vestido da noiva é um dos protagonistas do grande dia, pois existe o mistério de nenhum outro convidado – nem mesmo o noivo – saber como ele é. 

Por isso, sua presença é fundamental para a escolha do vestido perfeito. Provavelmente não será uma tarefa de um dia, e sim de meses, mas valerá a pena quando o vestido certo for encontrado!

  1. Cuidar de organizar os demais preparativos

Existem muitos passos importantes até que tudo esteja pronto para o dia do casamento, até mesmo o sabor do bolo é testado e aprovado. 

No Brasil, a tradição é escolher diversas madrinhas e padrinhos para o noivo e a noiva, por isso não fica difícil se dividir e oferecer ajuda nessas tarefas simples.

Deixar os noivos sem ajuda pode sobrecarregá-los e tornar o momento não tão proveitoso assim. Não é isso que queremos, né? 

Confira a lista de tarefas que você pode se oferecer para ajudar:

  • Escolha do vestido das madrinhas;
  • Possíveis buffets e local da festa;
  • Decoração;
  • Comida;
  • Sabor e decoração do bolo;
  • Quais as flores do buquê;
  • Definir as lembrancinhas dos convidados;
  • Qual a banda ou dj ficará responsável pela música;
  • Escolher o estúdio de fotografia responsável pelo registro do grande dia;

Existem muitos tópicos que precisam daquele check até o dia do casamento, por isso, ofereça ajuda!

  1. Esteja presente!
Noiva, nos preparativos. Ela é negra de cabelos pretos em um penteado solto, e usa uma tiara na cabeça, com um brinco combinando. Seu vestido é branco rendado.
É fundamental que a noiva saiba que terá seu apoio quando precisar!

A dica é: esteja presente, porém sempre entendendo as vontades e privacidade da noiva! Deixe ela ciente de que você está ali para o que ela precisar, seja ajuda para algo relacionado a festa ou apenas um ombro amigo. 

É comum que ela fique nervosa quando o dia do casamento estiver chegando, já que é o início de uma nova fase de muitas mudanças e existe toda a expectativa de dar tudo certo no grande dia. 

Você não precisa estar disponível todos os dias e a qualquer momento, apenas deixe claro que se ela precisar, você está disposta a ajudar como for possível, mesmo que seja apenas para escutar um desabafo!

Por isso é importante tomar cuidado com as palavras, ser sincera de uma maneira sutil, respeitar e entender seus limites e realmente ser amiga. Tudo isso pode ajudá-la a ficar mais tranquila para o casamento.

E quando chegar o dia: curta o momento com ela!

Madrinha de casamento é para a vida toda! 

É comum pensar que as tarefas da madrinha de casamento são específicas e voltadas para o dia do casamento, mas não é bem assim! 

Você deve ser uma amiga presente, o ombro amigo do casal. É por isso que o convite para madrinhas e padrinhos de casamento é tão especial: suas responsabilidades não são de um único dia e sim para a vida toda.

É importante estar presente nos momentos bons e ruins, mesmo que de longe, pois vocês sempre terão esse momento e vínculo especial em comum. 

Conhecer mais sobre as funções de uma madrinha de casamento é essencial, afinal, esse momento chega para todas as pessoas! 
Por isso, que tal entender mais sobre como funciona o casamento no cartório? Esse e muitos outros conteúdos estão disponíveis em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie