HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Nail art: 8 unhas decoradas para você se inspirar

Conheça a nail art e mude a maneira de fazer suas unhas decoradas para sempre!

8 de setembro, 2021

Você com toda certeza conhece a nail art, que em tradução livre significa arte de unhas. Talvez não conheça exatamente por esse nome, mas agora, além do termo, existem diversos profissionais especializados na área.

Essa profissão está revolucionando as unhas decoradas, pois vai muito além de apenas pintá-las de uma cor específica e fazer poucas variações, consiste em desenhos mais complexos – até mesmo joias de unhas! 

É fato que nossas unhas também são parte do nosso estilo, assim como as roupas e acessórios, por isso as utilizamos para complementar o visual! 

E, é claro, existem unhas decoradas para todos os gostos! Vamos conhecer um pouco mais desse universo?

Escolhendo o formato

Você sabia que além de escolher a cor e possíveis acessórios para suas unhas, você também pode escolher o formato

Dos diversos formatos de unhas que ultrapassam os limites da criatividade, existem os quatro mais famosos: stiletto, ballerina, almond e quadrada

E elas não incluem o tamanho, você pode variar nos formatos e deixar no comprimento mais confortável para você. 

Então, vamos aos diferentes tipos de unhas! 

Unha stiletto 

Mãos de uma pessoa com unhas no formato stiletto, que consiste em deixá-las alongadas e com as pontas bem marcadas. As unhas estão decoradas com esmalte rosa pink, rosa claro e amarelo.
Elegantes e cheias de cores! Tem coisa melhor? (Reprodução: Instagram / nailitmag). 

Se você quer autenticidade e estilo, a unha stiletto foi feita para você! Esse formato ficou muito famoso por causa de celebridades, como é o caso da Kim Kardashian e Cardi B. 

E por isso, seu formato pontiagudo se tornou o queridinho do mundo das unhas decoradas. Inclusive, esse formato é perfeito para unhas fracas, já que ele permite que a unha cresça sem quebrar facilmente. 

Para fazer, você irá precisar de um alicate de unhas e uma lixa, e vamos ao passo a passo:

  • Corte os cantos das unhas no sentido diagonal – com o alicate; 
  • Utilize a lixa para arredondar o formato – porém, cuidado para não tirar o pontiagudo!

Além disso, é preciso cuidado para não se machucar com o alicate de unhas, sempre se certifique de que ele está distante o suficiente para não pegar seus dedos. 

Esse formato em V faz com que a lateral fique livre, excluindo a possibilidade dela quebrar. Esse estilo geralmente é utilizado em unhas grandes, nada impede de deixá-las mais curtas, porém se você deseja um comprimento menor é interessante optar pela unha almond – que vamos falar abaixo! 

Unha almond

Mãos de uma pessoa com unhas amendoadas, esmalte branco e detalhes em bolinhas douradas próximas às cutículas.
O formato almond é famoso desde a década de 60, simplesmente um clássico! (Reprodução: Instagram / betina_goldstein)

Almond – ou amendoada – é o meio termo entre unhas no formato oval e stiletto! Ele é levemente arredondado, porém com uma pequena ponta, igual uma amêndoa! 

Normalmente é utilizada em unhas mais curtas, por ser mais delicada, porém se preferir usá-las com unhas grandes, também é uma ótima opção. 

O passo a passo para fazê-la é bem parecido com o das unhas stiletto, a diferença é que precisamos deixar a ponta mais oval

Esse estilo combina muito com tons pastéis, pela delicadeza, mas nada impede de usar sua coloração pessoal na hora de fazer as unhas! 

Unha ballerina

Mãos de uma pessoa com unhas no formato ballerina, bem delicadas, na cor lilás pastel.
O formato ballerina é delicado e combina com tudo! (Reprodução: Instagram kymberleycassandra) 

As unhas ballerina fazem referência ao formato da sapatilha utilizada no ballet, com as laterais lixadas de uma forma mais afunilada porém a ponta quadrada. 

Para fazer é bem simples, corte suas unhas quadradas e utilize a lixa para afunilar a lateral. Não fique muito nesse passo, pois nós queremos que esse efeito seja leve e não se pareça com a stiletto ou almond. 

Por fim, utilize a lixa para deixar a ponta quadrada e está pronta! 

Esse estilo de unha combina com pessoas de unhas fortes, já que ela pode quebrar com facilidade. Então, se você pretende aderir, invista também em bases fortalecedoras! 

Elas trazem a elegância e delicadeza de uma bailarina, além de combinar com todas as tendências de cores e decorações. 

Unha quadrada

Mãos de uma pessoa com unhas quadradas e decoradas com uma base nude e tons de verde no centro.
Unhas quadradas nunca saem de moda! (Reprodução: Instagram / nailitmag). 

O formato quadrado é, sem dúvidas, o mais famoso e comum entre as brasileiras! Porém isso tem mudado com o tempo, principalmente pelas novas tendências que surgem dia após dia. 

Nesse estilo, você deve cortar e lixar as unhas totalmente retas. E mesmo com novos formatos surgindo, sempre será um clássico e nunca sai de moda! 

Agora que você já sabe todos os formatos diferentes possíveis nas unhas, vamos ver algumas inspirações para sua nail art?

Inspirações

Existem diversas ideias diferentes de como fazer suas unhas decoradas, mas vamos dar algumas dicas e inspirações lindas para você copiar já!  

Uma boa ideia é sempre seguir perfis de profissionais nail artist nas redes sociais, assim como acompanhar as maiores tendências no Pinterest. Assim, você fica por dentro de tudo que está surgindo nesse meio. 

Confira agora os exemplos! 

Ouse nos adesivos e carimbos!

Mãos de uma pessoa com esmalte rosa claro, no formato stilleto e carimbos de unha em metálico.
Você não precisa saber desenhar para deixar suas unhas artísticas! (Reprodução: Instagram / nailitmag). 

Atualmente, existe uma infinidade de adesivos e carimbos diferentes para você deixar suas unhas do seu jeito! 

As opções vão desde logos de marcas famosas, até animais, flores e desenhos minimalistas. 

Nada impede você de tentar aprender a deixar suas unhas decoradas com pincel e tinta, mas os adesivos e carimbos facilitam todo o processo!

Fique de olho nas tendências!

Mãos de uma pessoa mostrando suas unhas decoradas. Há diversos desenhos diferentes, como quadriculado em preto e branco, tendência tie-dye, fundo azul e estrelas em preto, e uma com símbolo de raio e chamas de fogo.
Combinar estilos e ilustrações traz um visual moderno! (Reprodução: Instagram / nailsglad)

Uma proposta que não fica nada óbvia é combinar tendências! 

Essa pessoa, por exemplo, fez a mistura de tons pastéis – que combinam super com esse formato mais arredondado – e aproveitou para utilizar também o quadriculado preto e branco. 

Essa proposta é super cool e muito atual, principalmente porque também faz o uso do tie-dye, outra moda super em alta. 

Unha minimalista

Mão de uma mulher com unhas decoradas de forma minimalista da artista Betina Goldstein, com traços de rostos em preto e detalhes prateados.
Unhas decoradas com desenhos minimalistas são famosas por traços livres. (Reprodução: Instagram / betina_goldstein)

Uma boa forma de começar a treinar com o pincel é com desenhos minimalistas. Como não há a obrigatoriedade de traços retos, e sim de ser uma proposta mais livre, não tenha medo de pegar no pincel! 

Deixe sua criatividade te guiar e pratique traços simples. Experimente começar com flores, ou até mesmo linhas que não necessariamente fazem parte de um desenho – diferente do rosto desenhado na unha acima. 

Apenas pegue o pincel e seja livre para criar! 

Francesinha em tons pastéis

Mão de uma pessoa com unhas no formato almond e com francesinhas em tons pastéis, são eles: rosa, lilás, azul e off-white.
Deixar as unhas naturais com francesinhas em tons pastéis é uma proposta super delicada e elegante. (Reprodução: Instagram / nailsvirtue)

Um jeito simples e super fácil de decorar suas unhas é pintá-las com um tom semelhante ao da sua pele e fazer francesinhas em tons pastéis! 

Além de rápido, não exige muita técnica e prática para fazê-la. E o melhor: você pode combinar cores diferentes! 
Agora que você já sabe tudo sobre unhas decoradas, que tal conhecer mais conteúdos sobre moda em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie