HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Cores vibrantes: looks e dicas para usá-las no dia a dia

Vestir roupas e acessórios com tons mais fortes podem ajudar a alegrar o seu dia!

8 de dezembro, 2021

As cores vibrantes têm tudo a ver com alegria e alto astral. Então, por que não apostar nesses tons para os looks do dia a dia? 

Se você ainda não se sente confiante, não precisa se preocupar! Separamos algumas dicas incríveis para inserir as cores vibrantes no seu estilo. Vamos lá? 

O que são cores vibrantes?

Uma mulher branca, loira de cabelos ondulados está em uma calçada. Ela veste uma t-shirt roxa, saia midi amarela e sandálias azuis.
As peças em cores vibrantes chamam bastante atenção e podem ser um belo destaque para seu look. (Foto: Reprodução/Pinterest/Harper’s Bazaar)

As cores vibrantes são os tons mais fortes e vivos. Elas são intensas e parecem receber bastante luz, por isso chamam atenção e costumam saltar aos olhos de quem vê.

Essas tonalidades podem ser usadas por qualquer pessoa. Mesmo quem é mais discreto pode apostar em detalhes um pouco chamativos, viu? 

As cores vibrantes são bem-vindas em composições inteiras ou apenas em uma peça, em um acessório, na maquiagem e até mesmo no cabelo. Então você pode aproveitar essas tonalidades mais chamativas como quiser!

Como combinar cores vibrantes?

Uma mulher branca, de cabelos castanhos lisos, está em uma calçada. Ela veste macacão laranja e sobretudo azul-claro.
Legenda: Esse look todo é sinônimo de boas energias, né? (Foto: Reprodução/Pinterest/Harper’s Bazaar)

Já faz um tempo que não existem regras na moda. Você pode combinar cores vibrantes como bem entender, já que a moda é um instrumento lúdico para aprimorar sua criatividade e imaginação.

Mas, se você ainda tem um pouco de receio de criar combinações diferentonas, existem algumas dicas que podem te ajudar a inserir as cores vibrantes nos seus looks do dia a dia e também em composições para ocasiões especiais.

Círculo cromático

O desenho de um círculo cromático aparece na imagem. Ele possui vários quadrantes e em cada um deles há uma tonalidade diferente.
Essa ferramenta pode até parecer simples, mas é incrível para combinar cores. (Foto: Reprodução/Pinterest/Pinto Mi Casa)

O círculo cromático é um método super interessante para quem quer combinar cores em qualquer situação. Você pode usá-los na composição dos looks, na decoração de casa, para algum projeto de design… Enfim, sempre que precisar combinar cores, o círculo cromático vai te ajudar!

Existem algumas técnicas para usá-lo, mas três delas são as mais conhecidas: a combinação em triângulo, a complementar e a análoga

A combinação em triângulo acontece quando coordenamos três cores do círculo formando um triângulo. Se você ligar os pontos e traçar uma linha entre o roxo, o laranja e o verde, por exemplo, verá o triângulo.

No caso da complementar, combinamos os lados opostos do círculo. O vermelho e o verde são ótimos exemplos dessa composição.

Já quando combinamos cores análogas, significa que pegamos tons que estão lado a lado no círculo cromático. Um exemplo dessa junção é o rosa, roxo e azul-escuro.

8 dicas para usar cores vibrantes

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a inserir mais cores vibrantes nos seus looks do dia a dia. Confira!

1. O monocromático nunca tem erro

A imagem mostra uma mulher negra de cabelos pretos trançados. Ela está em uma rua e veste um conjunto de blazer e calças de couro laranjas.
Monocromático é elegante e estiloso. (Foto: Reprodução/Pinterest/Stylist)

Um belo look monocromático é sinônimo de elegância e ninguém pode negar isso. Ele dá uma sensação de unidade e de coerência, o que deixa qualquer produção mais chique.

O monocromático mais popular é o all black, mas é possível criar propostas monocromáticas com qualquer tom. E as cores vibrantes não poderiam ficar de fora disso, né? Pode apostar nessa composição que fica super estilosa!

Para trazer um pouco mais de bossa à produção monocromática, uma boa ideia é variar nas texturas e modelagens das peças para parecer que a ideia teve um pouco mais de esforço. Então, que tal usar uma camisa de seda e calças de sarja?

2. O tom sobre tom também tem seu valor

Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro liso, está de lado caminhando por uma rua. Ela veste camisa de cetim rosa-claro, uma saia rosa-escuro e sandálias de salto rosa.
Brinque com os tons de uma mesma cor em seus looks. (Foto: Reprodução/Pinterest/Who What Wear UK)

Você ainda não se sente confortável para se aventurar em um look monocromático? Então, nossa dica é apostar em uma produção tom sobre tom – ou ton sur ton, se você quiser falar de uma forma mais sofisticada.

Aqui, a ideia é manter a mesma cor, mas variar nos tons. Você pode usar um body verde esmeralda com uma saia verde menta, por exemplo. Uma t-shirt pink com calças rosa bebê também combinam bastante!

Ainda assim acha muito ousado? O jogo do ton sur ton pode ser feito com acessórios. O que acha de um vestido longo azul klein, que é super vibrante, com uma rasteirinha azul-claro?

3. As cores complementares são certeiras

Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro bem curto, está em uma calçada. Ela veste uma camisa de cetim verde-escuro e calças rosas de alfaiataria.
A harmonia das cores complementares é incrível. (Foto: Reprodução/Pinterest/Gina M K)

Agora que você já sabe usar o círculo cromático, fica mais fácil pensar nas combinações complementares, principalmente com as cores vibrantes. Se joga no rosa com verde, laranja com azul, amarelo com roxo… Você que manda! 

Lembre-se que o círculo cromático é só um apoio e você não precisa ficar presa a ele. Pode soltar a imaginação e apostar em qualquer combinação que te agrada, tá bom?

E mais uma vez: para usar cores vibrantes no look, dá para sair do eixo de parte de cima e parte de baixo e usar esses tons nos acessórios ou em outros detalhes.

4. Se jogue nas estampas

Duas mulheres estão lado a lado em frente a um prédio. A primeira é branca, de cabelo castanho-escuro levemente ondulado, usa um vestido com estampas coloridas, um blazer azul e tênis. A segunda é negra, de cabelo loiro liso, usa um vestido com estampas de bolinha e um blazer xadrez.
As estampas são sinônimo de alegria! (Foto: Reprodução/Pinterest/Popsugar)

Não tem medo de ousar? Então as estampas em cores vibrantes podem ser o seu par perfeito! E como nosso verão é super intenso, quente e colorido, por isso as estampas nesses tons são mais que bem-vindas.

Qualquer padrão é válido: o poá, o floral, o geométrico… Mas a nossa dica é para você ficar de olho nas listras coloridas, que já deram as caras alguns anos atrás, mas agora estão voltando com tudo e prometem ser um hit do verão.

O mais legal das estampas é que elas podem ser usadas com peças lisas, roupas com a mesma estampa e até mesmo fazer um mix com outros tipos. Nesse caso, para montar um visual agradável, a ideia é que as duas (ou mais) estampas tenham pelo menos uma cor em comum.

5. Vibre junto com o neon

Duas jovens negras de traços finos estão em uma calçada. Ambas vestem looks com cores vibrantes.
O neon é divertido e irreverente! (Foto: Reprodução/Pinterest/Essence)

Quer algo mais vibrante que os tons em neon? Aquelas cores das canetas grifa-texto chamam muita atenção e podem ser a estrela de qualquer produção.

As peças em neon são bem marcantes, então vale a pena analisar muito bem antes de investir em algum item desse tipo. Nossa dica é apostar em peças mais básicas, que não são tão caras, ou em peças que têm pouco peso visual – como os acessórios.

Mas, é claro que isso fica ao seu critério. Quer investir em calças de couro verde neon? Temos certeza que você vai parar o trânsito. Então, se você curte essa atenção, se joga sem medo!

6. O equilíbrio é tudo

Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro um pouco ondulado, está em uma calçada. Ela veste uma camisa de manga longa roxa, minissaia verde e mocassim preto.
Adicione cores vibrantes aos poucos. (Foto: Reprodução/Pinterest/Repeller)

Quem segue um estilo mais básico, acaba preferindo usar peças mais sóbrias. Mas se você tem vontade de inserir um pouco mais de cor no seu dia a dia, as cores vivas podem te impressionar.

É possível ir testando aos poucos para não se assustar. Depois de algumas tentativas, você entende o que é para você e o que não é – mas temos certeza que logo vai perceber o poder das cores.

7. Aposte nos acessórios

Uma mulher negra, de cabelo castanho-escuro crespo está abaixada em um estacionamento. Ele veste uma blusa de manga longa roxa, calças jeans, scarpins verde neon. Ela também usa uma bolsa rosa vibrante e óculos de sol verdes.
Cores vibrantes nos acessórios? Amamos! (Foto: Reprodução/Instagram/Ellie)

Ter acessórios em cores vibrantes é uma ótima forma de inserir esses tons nos seus looks sem precisar investir em muitas peças de roupa coloridas.

Quando falamos em acessórios, é normal pensar em brinco, pulseira, colar e anel, né? Mas esse universo pode ser ampliado com cintos, lenços e itens para o cabelo.

Ah, e é claro: bolsa e sapato também entram nessa lista. Eles são ideais para dar um pouco de brilho àquele look básico ou sóbrio demais. Pode experimentar porque temos certeza que você vai amar.

8. Cores vibrantes na make, por que não?

Alt text: Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro levemente ondulado, usa maquiagem com sombras nas cores vermelho, amarelo e azul. É possível ver parte da roupa dela, que também é de cores vibrantes.  
Capriche na make vibrante para sair da mesmice. (Foto: Reprodução/Instagram/Izzy-Carmelia Rose)

Foi-se a época que apenas as maquiagens neutras eram consideradas chiques e bonitas. Nos últimos tempos, vimos uma explosão de cores, principalmente nos olhos. Delineados coloridos, propostas mais artísticas e sombras vibrantes ganharam nossa atenção.

Que tal elaborar uma make basiquinha e arrematar com um delineado vibrante para tirar sua produção do óbvio? Ou então uma sombra colorida para destacar os olhos? Tem muito espaço para novas experiências. 

O poder das cores no nosso humor é inegável, não é mesmo? Cada cor tem um significado e elas podem nos deixar mais alegres, mais calmos, mais focados… Mas você sabia que os cheiros também podem influenciar na forma como nos sentimos? Vem entender mais sobre a aromaterapia.

Não quer perder as nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mundo da moda e da beleza!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie