HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Especial 31 de julho: o que é orgasmo?

O dia mundial do orgasmo chegou e está na hora de aprender mais sobre o assunto!

30 de julho, 2021

Você sabia que o dia mundial de orgasmo é comemorado no dia 31 de julho? 

Em 1999, por incentivo de algumas lojas britânicas de sex toys, começou a discussão sobre um possível “dia do orgasmo”, tanto para aumentar as vendas em alguma época do ano, quanto para promover esse debate sobre algo que não deveria ser tabu! 

Muitas pessoas ainda não conseguem atingir esse ápice do prazer, seja pela falta de conhecimento, vergonha, culpa ou diversos outros motivos que podem atrapalhar o momento.

E é exatamente por isso que essa conversa é tão importante, pois só começamos a entender e combater o problema com informação! Por isso, você realmente sabe o que é orgasmo? 

Vamos te ajudar a entender tudo sobre o assunto! 

O que é orgasmo? 

Como falamos anteriormente, o orgasmo é o momento de ápice do prazer durante uma relação sexual ou masturbação, por isso, você pode alcançá-lo acompanhada ou sozinha.

Existem algumas sensações que podem acontecer durante o momento, mas é importante dizer que cada mulher é única e pode ter orgasmos de diferentes intensidades

No geral, somos ensinadas que esse ápice de prazer envolve reações exageradas, e nem sempre é assim! As mulheres conseguem ter orgasmos múltiplos, e todos podem ser diferentes. 

Em alguns casos, é possível que a mulher tenha até um squirting, que é a ejaculação feminina. Mas isso não acontece sempre, então não é regra. 

A falta de conhecimento sobre o próprio corpo, baixa autoestima e tabus relacionados ao sexo podem fazer com que esse ápice não seja alcançado, por isso as preliminares também são super importantes. 

O orgasmo traz diversas sensações e isso tem uma explicação! Vamos entender o que realmente acontece nesse momento?

O que acontece com o corpo no momento do orgasmo?

Diferente do que é dito ao longo dos anos, a sexualidade feminina não é complexa de se entender ou misteriosa. Na verdade, passa normalmente pelas fases da resposta sexual: desejo, excitação, orgasmo e período refratário – que é momento de relaxamento.

É possível afirmar que todo orgasmo feminino é um orgasmo clitoriano, pois além da parte externa e visível, há também sua parte interna! E isso resulta em – nada mais nada menos – que 8 mil terminações nervosas na região

Muito diferente dos homens, que possuem apenas metade das terminações nervosas existentes nas mulheres.

A imagem mostra uma toranja num fundo vermelho. Há a mão de uma mulher com os dedos pressionando a fruta.
Se tocar é parte do processo de autoconhecimento para entender qual a resposta do seu corpo a diferentes estímulos. 

Para entender o que acontece em nosso corpo durante o orgasmo, é preciso saber que além das sensações físicas, tudo está relacionado aos hormônios que são liberados durante o sexo

É por isso que não devemos ir com a obrigação de ter um orgasmo, pois isso aumenta a pressão e expectativa no momento, fazendo com que seu cérebro entenda que você deve ficar em alerta – o oposto do que queremos!

Existem sim alguns sinais que indicam que o orgasmo aconteceu, mas essas sensações são únicas de cada mulher. Não compare sua experiência com a de outras pessoas!

Alguns sinais não: 

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Aumento da sudorese;
  • Contrações involuntárias;
  • Arrepios;
  • Aumento na temperatura corporal.

Isso acontece porque durante a relação sexual, nosso corpo libera muita adrenalina, e no momento do orgasmo – além da baixa desse hormônio – há a liberação de endorfina e serotonina, que causa uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Mas não se culpe se não tiver essas sensações durante a relação sexual, existem orgasmos mais intensos e outros bem leves. Apenas aprenda o que você gosta e se joga! 

Como alcançar o orgasmo?

a imagem mostra uma mulher branca e ruiva, de cabelos curtos. Ela está usando um body de renda da Loungerie.
Autoconfiança e informação são fundamentais para atingir o orgasmo! (Reprodução: Loungerie / Divulgação)

Se as mulheres soubessem a capacidade orgástica delas, certamente não desperdiçaram o momento! 

Por todo histórico sociocultural do Brasil, a sexualidade feminina foi oprimida por muito tempo e entendemos a dificuldade de se aproximar do assunto, mas é necessário tentar. 

Por isso, a Loungerie trouxe dicas de como conseguir chegar ao orgasmo! 

Comece sozinha! 

É fato que sozinhas estamos mais à vontade, certo? Então, comece a se tocar para descobrir melhor como seu corpo reage a diferentes estímulos e entender suas zonas erógenas. 

É natural que, após definir o que funciona ou não para você, fique mais fácil de atingir o orgasmo durante a relação sexual ou masturbação.

Deixe o medo de lado! Explore seu corpo e fantasie, testando técnicas e posições diferentes para se conhecer melhor e ter mais prazer.

E alguns acessórios podem fazer a diferença!

Brinquedos eróticos: por que não?

Seja sozinha ou na relação a dois, por que não investir em brinquedos sexuais? Eles podem se tornar queridinhos na hora do prazer! 

Brinque com seu imaginário para conseguir se soltar. Permita-se sentir bem e aproveitar o momento como ele deve ser aproveitado.

E os sex toys podem ser a alternativa para apimentar a relação sexual e atingir o orgasmo facilmente. Além disso, acessórios e lingeries especiais podem ajudar a fazer a temperatura subir! 

Esteja em um ambiente que te deixe à vontade

Mesmo com as diversas terminações nervosas que podem proporcionar muito prazer, se você não relaxar, o orgasmo não irá acontecer! 

Quanto maior for o peso que você colocar em cima disso, menor é a chance de conseguir relaxar. Por isso, estar confortável na hora é muito importante

Se o ambiente te deixar à vontade, provavelmente você se sentirá bem para seguir com a relação e aproveitar da melhor forma

Lembre-se: a comunicação é fundamental! Você precisa se sentir segura para falar o que gosta ou não gosta, quais seus desejos e vontades. 

E se você ainda não chegou lá, não se preocupe. Nosso corpo reage a estímulos de formas diferentes e tudo bem, o importante é curtir o momento e ter uma boa experiência! 
Agora que você conheceu mais sobre o que é orgasmo e quais são os seus efeitos no corpo feminino, que tal ler mais conteúdos sobre sexualidade em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie