HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Esfoliante: aprenda em qual etapa do skincare usar

Ter uma pele lisinha e radiante nunca foi tão fácil! A esfoliação é aquele passo mágico na sua rotina de skincare que faz toda a diferença. Imagine renovar a pele, deixando as células mortas para trás, e de quebra, ter toda a sensação de suavidade que você merece. Vem com a gente aprender mais sobre o assunto!

4 de abril, 2024

Tipos de esfoliantes e como escolher o seu

Cada pele tem seu segredo e merece um cuidado especial, até mesmo na hora de escolher o esfoliante. Por isso, bora entender os diferentes tipos e como acertar na escolha para sua pele ficar ainda mais linda e saudável?

Esfoliantes físicos

Sabe aquela sensação de pele renovada na hora? Os esfoliantes físicos fazem exatamente isso através de grânulos que, ao massagear a pele, removem as células mortas. Eles são ótimos para quem ama ver o resultado imediato. Mas se sua pele for sensível, vale procurar por opções com grânulos mais suaves.

Esfoliante físico
Os esfoliantes físicos dão sensação imediata de pele renovada

Esfoliantes químicos

Esses esfoliantes tão famosos entre as amantes de skincare, trabalham um pouquinho diferente. Com ácidos como o lático, glicólico e salicílico, eles renovam sua pele sem a necessidade de esfregar. É só aplicar, esperar um pouquinho, e voilà! 

Esfoliantes enzimáticos

Para quem prefere uma opção mais suave, os esfoliantes enzimáticos são a escolha perfeita. Eles utilizam enzimas proteolíticas naturais, que removem as células mortas da pele, promovendo uma renovação celular gentil e eficaz, ideal para peles sensíveis que costumam se irritar facilmente.

Mas como escolher?

Se a sua pele é mais sensível, os esfoliantes enzimáticos ou físicos com grânulos suaves podem ser uma boa. Agora, se você busca aquele boost na renovação da pele e não tem medo de um pouquinho de ácido, os esfoliantes químicos podem ser seu match perfeito.

Como usar o esfoliante: passo a passo

Ah, o ritual de cuidados com a pele… um momento só seu para cuidar de cada parte do seu rosto. Dentro desses cuidados, a esfoliação tem seu lugar de destaque, preparando o caminho para uma pele ainda mais radiante. Mas, como adicionar esse passo mágico na sua rotina? Vem que a gente te conta!

1. Limpeza

Tudo começa com uma limpeza suave. É interessante escolher um limpador facial que converse com o seu tipo de pele para ter ainda mais resultados durante a remoção da maquiagem e impurezas. Assim, você prepara o palco para a esfoliação.

2. Esfoliação

Com a pele limpinha, é hora de esfoliar. Pegue uma pequena quantidade do seu esfoliante favorito e, com carinho, massageie o rosto em movimentos circulares, evitando a região dos olhos. Testa, nariz, queixo… nenhuma área fica de fora.

Mulher esfoliando o rosto
Massageie o rosto em movimentos circulares e suaves

3. Hidratação

Após esfoliar, sua pele está pronta para receber uma boa dose de hidratação. Para quem tem a pele mais seca, hidratantes ricos em ceramidas e ácido hialurônico são indicados. Por outro lado, se a sua pele é mais oleosa ou mista, um hidratante leve e não comedogênico é uma ótima escolha!

4. Proteção

Não esqueça o protetor solar, hein! Este passo não pode faltar para proteger sua pele contra os danos causados pelos raios UV. Seja um dia nublado ou ensolarado, a proteção solar é sempre indispensável para manter a pele jovem e saudável.

5. Reparação noturna

À noite, considere um sérum regenerador. É o momento em que sua pele trabalha para se reparar, então por que não dar uma ajudinha extra?

Como ter uma esfoliação sem defeitos

Aqui vão algumas dicas de ouro para evitar os erros comuns na hora da esfoliação e garantir que você só veja os lados positivos desse cuidado especial:

Suavidade é a chave

As micropartículas ou os ativos do seu esfoliante já têm o poder necessário para renovar sua pele. Então, não precisa colocar força nos movimentos. Uma massagem delicada e suave é tudo o que você precisa para evitar irritações ou danos.

Mulher esfoliando o rosto em frente ao espelho
Uma massagem delicada e suave é tudo o que você precisa!

De olho no relógio

Se estiver usando um esfoliante químico, o tempo de ação é essencial. É bom ficar de olho no relógio para evitar deixar o produto agir mais do que o necessário. Manter o tempo recomendado é essencial para evitar danos na sua pele.

Pele preparada

Esfoliar sobre a pele seca pode ser mais prejudicial do que benéfico. Antes de começar, que tal umedecer a pele para deixá-la prontinha para receber o esfoliante? Dica: água morna é uma ótima aliada para abrir os poros!

Frequência ideal

Sabemos que pode dar aquela vontade de esfoliar a pele todo dia, né? Mas é muito importante seguir o intervalo recomendado. Duas vezes por semana costumar ser suficiente. Para peles secas então, uma vez já pode fazer maravilhas.

Pronta para transformar sua rotina de skincare com a esfoliação? 

Esfoliar a pele é tudo de bom! Mas vale lembrar que um esfoliante de qualidade e seguir os passos conforme as dicas que demos é importante para potencializar os benefícios, tá bom? Falando em cuidados com a pele, o que acha de conferir nossa seleção de produtos no site da Loungerie? Sua skincare agradece!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie