HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Entenda o papel do cleansing oil na sua rotina skincare

Esse produto chegou para ficar na sua rotina de cuidados com a pele!

13 de outubro, 2021

Quando o assunto é skincare, as novidades surgem com tanta rapidez que precisamos nos atualizar constantemente nos novos produtinhos do mercado. 

A maioria dos produtos, inclusive o que falaremos hoje, são inspirados na rotina de cuidados com a pele das coreanas! Sabia que países asiáticos são pioneiros em inovações no mundo da estética?

Uma das ideias que foram perpetuadas junto com outros mitos da beleza é a de que os óleos são inimigos naturais da pele perfeita. Porém, isso tem mudado com a chegada do cleansing oil.

O produto mal chegou e já é o queridinho do mercado, pois promete uma limpeza profunda sem prejudicar a pele. Então, se você ainda não conhece esse produto revolucionário, vamos te contar!

O que é cleansing oil

O cleansing oil é um produto feito à base de óleos naturais capazes de realizar uma limpeza profunda na pele. 

Prometendo retirar as impurezas e a poluição que entram em contato com nossa pele durante o dia, o cleansing oil pode ser muito eficiente com cravinhos mais superficiais, pois também consegue removê-los.

O grande diferencial desse óleo é que ele consegue remover o protetor solar, que é um produto mais difícil de retirar com o gel de limpeza comum.

Além disso, ele é ainda mais eficiente que os demaquilantes tradicionais, pois é capaz de retirar até mesmo produtos à prova d’água. 

E mesmo que você não tenha o costume de usar maquiagem todos os dias, ele pode ser um grande aliado para fazer com que sua pele fique menos oleosa

Isso mesmo, um óleo evitando que seu rosto fique super oleoso!

Como funciona?

Agora que você já sabe o que é, podem surgir algumas perguntas sobre como funciona o cleansing oil. Afinal, ele não derrete magicamente as impurezas da sua pele. 

Vamos explicar de uma maneira bem simples!

Você já deve ter escutado que óleo e água não se misturam, certo? Seguindo essa linha de raciocínio, podemos falar que óleos se atraem

Sendo assim, o cleansing oil se junta com os óleos que estão presentes nos protetores e maquiagens, e eles se dissolvem, deixando nossa pele ainda mais limpa. 

O diferencial desse produto é que ele não cria uma espuma que vai ressecar sua pele, fazendo com que ela seja obrigada a produzir ainda mais oleosidade para proteção. Muito pelo contrário, ele mantém a barreira natural da pele, deixando ela hidratada.

Podemos afirmar que esse tipo de óleo limpa gentilmente. Porém, existem dois tipos de cleansing oils presentes no mercado e é importante diferenciá-los, porque a forma de usar também muda. 

Vamos explicar mais detalhadamente abaixo!

Como usar?

Mulher negra de cabelos pretos, foco em suas mãos espalhando um produto de skincare.
Lembre-se, não aplique o cleansing oil direto no rosto, você precisa aquecer o produto com as mãos antes de usar!

Usar o óleo de limpeza é muito fácil! Ele não precisa de nenhum utensílio além das suas próprias mãos. 

Dependendo da marca, o que pode mudar é o aplicador. Porém, o que você precisa fazer é colocar um pouco do produto nas mãos – o suficiente para o rosto todo – e esfregá-las.

Depois disso, espalhe o produto por todo o rosto seco, fazendo uma massagem bem suave com movimentos circulares. Por ser um produto bem natural, ele é liberado para passar inclusive na região dos olhos. 

Depois de pelo menos cinco minutos massageando a pele, para se certificar que todos as impurezas derreteram, você pode seguir dois caminhos: 

  1. Enxaguar o rosto normalmente;
  2. Utilizar um gel de limpeza e depois enxaguar. 

Isso pode mudar por um motivo bem específico, os dois tipos de gerações de cleansing oils! 

Cleansing oil de 1º geração 

Também conhecido como double cleansing oil, ou óleo de limpeza dupla, esse tipo diz que é necessário utilizar um gel de limpeza após. 

Isso acontece porque ele não remove as impurezas da pele e por isso, é necessário outro limpador que seja a base de água para não deixá-las paradas.  

Portanto, após aplicar o produto e fazer uma leve massagem: 

  • Lave o rosto normalmente com um gel de limpeza de sua preferência;
  • Enxague o rosto com água, retirando toda a espuma;
  • Siga sua rotina de cuidados com a pele normalmente.

Cleansing oil de 2º geração

Já com o cleansing oil de segunda geração, o modo de usar é um pouco diferente. 

Ele faz todo o trabalho sozinho, então não é necessário utilizar um gel de limpeza depois. Ele derrete e remove todas as impurezas da pele. 

O que você precisa fazer é espalhá-lo no rosto, e depois de uma leve massagem, enxaguar com água.

Dica bônus: se você desejar fazer uma leve esfoliação enquanto aplica o cleansing oil, pode pegar uma toalha de algodão molhada – de preferência morna – e fazer a massagem utilizando ela. 

Porém, não abuse dessa técnica! Se for feita com muita frequência pode prejudicar a barreira de proteção da pele. 

Benefícios de usar o cleansing oil 

Os benefícios de usar o cleansing oil na sua rotina de cuidados com a pele são muitos, vamos listar os principais para você:

  • Remove a maquiagem sem agredir a pele; 
  • Não tira a oleosidade natural do rosto; 
  • Limpa e hidrata, deixando a textura da pele suave e macia; 
  • Elimina impurezas, restos de protetor solar e excesso de oleosidade; 
  • Elimina cravos; 
  • Estimula a circulação; 
  • Estimula antioxidantes e vitaminas à pele.

Além disso, o diferencial do produto é que ele cumpre todas essas funções sem danificar ou desequilibrar o pH da pele. 

Isso é possível porque ao mesmo tempo que limpa, mantém a oleosidade natural – que é o segredo para manter a pele saudável. Deixando um aspecto suave e viçoso, diferente do repuxado que alguns produtos trazem. 
E o melhor de tudo: é ótimo para qualquer tipo de pele!

Esclarecendo algumas dúvidas! 

Mulher negra de roupão e toalha no cabelo, ambos de algodão na cor branca. Sua pele é uniforme e iluminada, e ela segura o rosto com as duas mãos.
Não tenha medo de incorporar o cleansing oil na sua rotina de skincare!

Um pensamento muito comum no mundo dos dermocosméticos é a confusão de que pele oleosa não precisa de hidratação e deve ficar longe de produtos como o óleo de limpeza.

Na verdade, peles consideradas oleosas são – em sua maioria – identificadas com efeito rebote. As pessoas focam tanto em tirar a oleosidade que acabam fazendo com que a pele produza ainda mais óleo.

A hidratação – que nada mais é do que a água da pele – precisa ser mantida, por isso temos a produção da oleosidade natural, que faz uma barreira física para impedir que a água saia. 

Quando limpamos nossa pele de forma agressiva, com esfoliações demais, géis de limpeza muito potentes e sabonetes de corpo, nós retiramos toda essa camada protetora do rosto. Esses são os don’ts do universo de cuidados com a pele! 

Já o cleansing oil tem a capacidade de limpar gentilmente e servir para todos os tipos de pele. No caso da pele seca, ele não irá machucá-la de maneira alguma, e em peles oleosas, irá limpar sem retirar essa oleosidade necessária.

Outro pensamento comum é que por ser uma loção à base de óleos, ele dará espinhas. Alerta de fake news

Claro que se restar produto na pele após a limpeza isso pode acontecer, mas se utilizado corretamente, o cleansing oil até ajuda na remoção dos cravinhos.

Esse é um daqueles produtos quase mágicos e que são bem populares, então não tenha medo de investir nele em sua rotina de cuidados com a pele.

E agora que você já conhece tudo sobre o cleansing oil revolucionário, que tal fazer um dia de spa caseiro só para você? Confira todas as dicas do seu momento de autocuidado em nosso blog!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie