HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Dicas de hidratação caseira para o cabelo

Saiba como deixar seus fios mais lindos do que nunca com uma hidratação caseira

11 de agosto, 2021

Uma das etapas mais importantes do famoso cronograma capilar é a hidratação e existem diversas receitas que você pode fazer no conforto da sua casa.

Essas receitinhas são capazes de trazer muitos benefícios para o cabelo, incluindo muito brilho e maciez. E o melhor: gastando muito pouco

Por isso, não perca seu tempo e confira as dicas e receitas de hidratação para cabelo que a equipe Loungerie separou para você!

Você sabe qual a função da hidratação?

Quando precisamos hidratar nosso corpo, bebemos água, certo? Essa mesma lógica pode ser aplicada para a hidratação do cabelo, já que nada mais é do que uma reposição de água.

A hidratação é responsável por tentar manter a umidade no cabelo, ou seja, devolver e preservar a água nos fios, pois nós a perdemos todos os dias. Pode parecer uma tarefa simples, mas definitivamente não é! 

E não estamos falando apenas da água, mas também de outros nutrientes que acabam sendo perdidos no dia a dia. 

Isso acontece principalmente por ações externas, como poluição, altas temperaturas – do secador e chapinha – e também pelo sol! 

Se você mora em cidades mais ensolaradas ou gosta bastante de ir à praia, piorou! A maresia, sol e vento causam muitos danos ao cabelo. E a água do mar resseca ainda mais.

É para isso que existe a hidratação para cabelo. Além de repor a água e nutrientes que seu fio precisa, esse cuidado cria uma camada de proteção para evitar que essa desidratação aconteça rapidamente. 

Sem ela, os fios ficam sem vida, super ressecados e opacos e não é isso que queremos, né? Vamos conhecer algumas receitas de hidratação para fazer em casa!

Receitas de hidratação caseira

O bom da hidratação é que ela é eficaz para qualquer tipo de cabelo e pode ser feita com pouquíssimas restrições.

Algumas etapas do cronograma capilar, como a de reconstrução, muitas vezes não são indicadas para fazer sempre, mas esse não é o caso da hidratação! Ela pode ser feita semanalmente ou quando você sentir necessidade.

O que você precisa saber antes de começar

Até mesmo antes de decidir qual das receitas de hidratação para cabelo você vai usar, já pode ir separando sua máscara de hidratação preferida

Ela servirá como base e a quantidade depende muito do comprimento dos seus fios, ok? Para cabelos na altura dos ombros, por exemplo, você geralmente vai precisar de uma colher de sopa de creme.

E lembre-se de alguns cuidados básicos: lavar o cabelo antes da hidratação, tirar o excesso de água com uma toalha e sempre respeitar o tempo de uso de cada produto. 

Na hora de lavar, você pode usar água um pouco mais quente para abrir as cutículas do cabelo, mas quando for finalizar sua hidratação, prefira água gelada.

Agora, vamos às receitas!

Hidratação com mel

a imagem mostra um pote de vidro com mel puro dentro, há também uma mão o retirando do pote com um pegador de mel de madeira. Ao fundo é possível perceber que o pote está em cima de uma mesa, e também há três livros à esquerda.
Mel no cabelo é sinônimo de brilho e hidratação!

A hidratação com mel é responsável por dar muito brilho aos fios e é perfeita para qualquer tipo de cabelo! 

Além de ser um reparador natural, agindo principalmente em fios porosos e sem vida, também funciona como um condicionador natural, já que hidrata e sela as cutículas do cabelo. 

Por isso, separe os ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação;
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de mel

Após lavar seus cabelos com shampoo, aplique a mistura 4 dedos longe da raiz, e deixe agir por 30 minutos. Após isso, enxágue e finalize com condicionador.

Dica extra: sempre misture os ingredientes com uma colher de plástico! A colher de metal pode tirar as propriedades hidratantes da máscara. 

Hidratação com leite de coco

a imagem mostra um coco seco (marrom) aberto, seu interior é branco. Há também um pote de vidro redondo e baixo com coco ralado dentro, com uma colher de pau marrom claro em cima. À esquerda do coco e atrás do pote de vidro, há uma garrafa de vidro aberta com leite de coco dentro. Todos esses ingredientes estão em cima de uma mesa de madeira pintada de branca, ao fundo há uma parede de mármore.
Além de ajudar na limpeza do cabelo por causa do ácido láurico, o leite de coco ajuda na hidratação dos fios!

Os benefícios do leite de coco para o cabelo são muitos. Este ingrediente é rico em vários nutrientes e óleos que ajudam a nutrir e hidratar o cabelo.

Você pode fazer a receita utilizando o leite de coco comprado no mercado, ou se preferir, preparar o seu em casa. 

Sendo assim, vamos à receita dessa hidratação super potente:

  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação;
  • 100ml de água;
  • 1 colher de sopa de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de amido de milho.

Para fazer o preparo dessa receitinha, leve a água e o amido de milho ao fogo por 5 minutos. Quando virar um leve mingau, tire do fogo e deixe esfriar.

Em seguida, misture os outros ingredientes até ficarem homogêneos. Lave o cabelo, aplique a mistura 4 dedos longe da raiz, enxaguando após 30 minutos e finalizando com condicionador. 

Hidratação com açúcar

A imagem mostra uma colher de metal em cima de uma mesa preta. O fundo da foto está desfocado, pois seu foco está no centro da colher que está com um pouco de açúcar em cima. Também há açúcar espalhado à sua volta.
Necessário na cozinha e milagroso no cabelo: conheça a hidratação com açúcar!

Que todo mundo ama açúcar e não vive sem é fato, mas você sabia que ele também traz muitos benefícios ao cabelo? Pois é! 

Existia um mito que circulava por aí que o açúcar poderia afinar o cabelo, mas isso não é verdade. Ele é diluído no processo e funciona como um potencializador para a máscara de hidratação.

Para preparar essa mistura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de soro fisiológico.

Primeiro, misture o açúcar no soro fisiológico. Se ainda ficar um pouco de açúcar no fundo do pote, adicione mais soro até que esteja completamente dissolvido.

Após isso, misture com sua máscara de hidratação preferida e aplique nos cabelos úmidos – lavados apenas com shampoo – e deixe por 30 minutos. Enxágue e finalize como de costume. 

Óleos essenciais no cabelo

a imagem mostra uma porcelana branca, com leite dentro e flores amarelas e roxas flutuando. No centro, há a mão de uma pessoa segurando um frasco de óleo essencial.
A aromaterapia pode te ajudar a deixar os cabelos mais saudáveis!

O uso dos óleos essenciais não é nada novo, já que a aromaterapia existe há muito tempo. Porém, um uso muito comum atualmente é no cabelo, para auxiliar na hidratação.

Mesmo fazendo parte da etapa de nutrição, os óleos essenciais podem ajudar os fios a não perderem umidade.

Aproveite para utilizar a técnica por completo, utilizando também velas aromáticas ou difusores e aproveite um dia de spa caseiro

Óleo essencial de lavanda 

O óleo essencial de lavanda é muito famoso em fragrâncias, como na vela aromática Spring Nature flor de lavanda da Loungerie

Além de um cheiro super agradável, a lavanda possui propriedades relaxantes super eficazes. 

Após fazer a hidratação no cabelo e finalizá-lo com um condicionador, você pode aplicar duas gotinhas desse óleo nas mãos e espalhar pelo comprimento dos fios

Isso irá ajudar a deixar a hidratação no cabelo por mais tempo e impedir que ele sofra com o ressecamento!  

Outros cuidados essenciais

a imagem mostra uma mulher negra de cabelos cacheados tomando banho em um banheiro grande, ela está espalhando o shampoo na raiz do cabelo, olhando para cima e sorrindo.
Saiba como manter o cabelo sempre hidratado com regras básicas de cuidados no dia a dia! (Reprodução: Rido / Shutterstock)

A lavagem certa

Primeiro de tudo, shampoo é só na raiz e condicionador nas pontas! Cada produto foi feito para cuidar de uma parte do cabelo e é importante respeitar isso para não acabar com a raiz oleosa e as pontas secas.

E também é super importante enxaguar bem o cabelo após cada etapa, seja shampoo, creme de hidratação ou condicionador. 

Muitas vezes, você acaba de sair do banho e o cabelo continua sem movimento, com aspecto pesado ou oleoso. Isso pode ser um indicativo de que os produtos não foram retirados corretamente, ou seja, ficou resíduo.

Se estiver buscando por uma rotina de cuidados com o cabelo menos agressiva aos fios, que tal conhecer mais sobre as técnicas no e low poo? Com os produtos certos é possível ter ainda mais definição e saúde nas mechas. 

Cuidado com o calor!

Fique atenta à temperatura da água e não abuse do sol, secador e chapinha. O calor é um grande inimigo dos seus fios e a água quente é muito prejudicial! 

Ela faz com que os cabelos fiquem ressecados e porosos, causando pontas duplas e muito frizz. Sabemos que no inverno é complicado, mas prefira lavar o cabelo com água morna ou fria

E lembre-se que banhos muito quentes também são prejudiciais para a pele!

Se for utilizar algum modelador, sempre passe um protetor térmico antes. Este produto criará uma película protetora no fio que vai fazer com que ele perca o mínimo de água possível. 

Em nossa lista oficial de cuidados gerais com o cabelo:

  • Sempre lavar o cabelo com água morna ou fria;
  • Utilizar protetor térmico antes do secador, chapinha ou babyliss;
  • Enxaguar o cabelo corretamente. 

Agora que você já conhece todos os segredos da hidratação perfeita, que tal conhecer mais sobre o cronograma capilar e todas as suas etapas? Além da hidratação, temos nutrição e reconstrução, o tratamento completo que seu cabelo merece!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie