HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Dicas de como usar o iluminador na maquiagem

O iluminador é o must have do momento, saiba como utilizá-lo na sua maquiagem e deixar a pele glow!

28 de julho, 2021

O iluminador é o novo queridinho do momento quando falamos do mundo da maquiagem! Ele se tornou indispensável em qualquer necessaire e pode ser utilizado de diversas formas.

Ele dispensa apresentações! Ilumina a pele, traz um ar saudável e com glow, servindo tanto para maquiagens mais leves, quanto para aqueles dias mais elaborados e eventos à noite.

Desde seu surgimento, vem diversificando suas texturas e técnicas de aplicação. Algo que pode causar muita confusão na hora de escolher o certo para você.

Se você é daquelas pessoas que ama o efeito, mas não sabe como usar, é o seu momento de conferir os tipos de iluminadores, como aplicar e quais são as maiores tendências!

Tipos de iluminadores 

Os iluminadores estão presentes em diversos tipos de cobertura, podendo ser em pó, cremoso ou líquido.

Esse tipo de cobertura, além de dar um efeito diferente, também vai definir quanto tempo o produto vai durar na sua pele e como deve ser aplicado.

Conheça os tipos de iluminadores!

Iluminador em pó

a imagem mostra um iluminador em pó, em cima de uma mesa branca. Também é possível ver outro como ele mais ao fundo, e as tampas estão espalhadas pela mesa, assim como um esmalte na cor caramelo.
Iluminadores em pó foram os primeiros a surgir, e são ótimos para serem aplicados juntos com uma bruma fixadora!

Se você não sabe como usar iluminador em pó, fique tranquila! Seja ele em pó solto, como o da foto acima, ou em pó compacto, ele pode ser aplicado com pincel ou com os dedos

Geralmente, quando falamos em pó compacto, as pessoas costumam aplicar com o dedo mesmo, mas quando mudamos para o pó solto, é melhor usar um pincel levinho para depositar e esfumar o produto. 

Os iluminadores em pó solto possuem uma cobertura bem potente, sendo assim, há o risco de dar a famosa exagerada ao passar com os dedos!

Esse tipo de iluminador só tem um problema, por ser em pó, ele pode destacar linhas de expressão em peles mais maduras, mas isso depende de pessoa para pessoa e também da aplicação. 

Onde aplicar: 

  • Maçãs do rosto;
  • Têmporas; 
  • Testa;
  • Nariz; 
  • Arco do cupido (V da boca);  
  • Também pode ser utilizado como sombra ou pontinho de luz no canto interno dos olhos! 

Iluminador em creme

 a imagem mostra uma mulher branca, de blusa branca, segurando um iluminador em creme em cada mão. Eles são rosados, e um está em bastão, enquanto o outro está numa embalagem branca redonda.
Iluminadores em creme são bem práticos e duram mais, já que é utilizado pouco produto na aplicação.

O iluminador em creme pode ser encontrado de diversas formas, desde em bastão, em formato de lápis ou como na foto, igual uma sombra. Eles são bem populares, principalmente pela alta duração.

Caso ele seja em bastão ou em lápis, é possível fazer a aplicação direto na pele. Porém, muito cuidado! 

Faça isso dando leves batidinhas, depois de adicionar a base e o corretivo. Afinal, mesmo sendo em creme, esses produtos vêm antes de qualquer produto em pó!

Caso ele seja igual ao da foto, você pode aplicar com uma esponjinha ou com os próprios dedos, também dando leves batidinhas para não arrastar e tirar os produtos que estão em baixo. 

Atenção também para não deixar a aplicação muito marcada. Esses produtos trazem a possibilidade de deixar aquele glow natural na pele que tanto amamos, e também deixar a make bem pesada para uma festa à noite! 

Ele pode ser aplicado nos mesmos lugares que o iluminador em pó, e a fixação desse produto é maravilhosa – temos certeza que você irá se apaixonar! 

Ah, e nada impede de passar o iluminador em pó por cima depois, caso sinta vontade de adicionar mais brilho!

Iluminador líquido

a imagem mostra dois iluminadores despejados sobre uma mesa, um é rosado e o outro é dourado. Eles são líquidos e possuem um aplicador em gotas, que também está sobre a mesa.
O iluminador líquido é ideal para quem tem a pele seca! (Reprodução: L´ORÉAL Paris / Divulgação)

Os iluminadores líquidos possuem uma embalagem muito parecida com a de batons, com o aplicador praticamente igual.

Eles ficaram super famosos por causa dos challenges das blogueiras, que passavam o produto junto com a base, e nem precisamos falar que quase todos aderiram a essa técnica, né?

Esse iluminador pode ser misturado com a base, para dar um efeito glow natural, ou você pode aplicar a base e corretivo primeiro, e depois depositar o produto em postos específicos.

E lembrando: para espalhar, dê batidinhas! Pode ser com os dedos ou com uma esponjinha.

Porém, se você tem a pele oleosa, talvez não seja uma boa ideia misturar com a base, assim você tem um acabamento matte com pontos de iluminação no rosto – que também deixa um efeito perfeito!

Se você gosta de uma pele mais natural, o iluminador líquido é mais suave e traz esse acabamento.

Onde aplicar? Você decide! Pode colocar nos pontos de iluminação no rosto, como os outros tipos de iluminadores, usar como sombra líquida ou misturar com a base!

Qual é o tom ideal para o meu tipo de pele?

Primeiramente, nada te impede de usar qualquer cor de iluminador! Apenas existem cores que, de acordo com a coloração pessoal de cada pessoa, acabam combinando mais!

Existem diversas tonalidades de iluminadores, inclusive alguns mais ousados que possuem pigmentos azuis, mas os mais comuns são dourados, rosados ou champagne (perolados).

O iluminador dourado é o mais indicado para peles escuras, pois dá um efeito maravilhoso durante o dia, por refletir no sol. E à noite, fica ainda mais lindo por aparecer ainda mais o pigmento dourado. 

Peles com fundo amarelado, no geral, podem utilizar o iluminador na cor champagne, sendo ela clara ou escura. 

Porém se a pele for bem clara, com fundo rosado, é ideal combinar isso com utilizar o iluminador! 

Também existe uma opção pouco popular, que é o iluminador translúcido – ou seja, transparente. Esse produto não adiciona cor, apenas reflete a luz e traz brilho.

E aí, já decidiu qual produtinho investir? Agora vamos ao passo a passo de como usar iluminador!

Como usar o iluminador?

Bom, já sabemos que existem diversos iluminadores e agora vamos dar dicas de como aplicar o produto!

O ideal é que o iluminador traga um pouco mais de destaque a alguns pontos específicos do rosto. Por isso, se existe algo que você eventualmente não goste, não passe iluminador nessa área!

O foco é deixar esses pontos em evidência, portanto, como já falamos anteriormente você pode passar nos seguintes lugares:

  • Maçãs do rosto;
  • Têmporas; 
  • Testa;
  • Ponta e base do nariz; 
  • Arco do cupido (V da boca);  
  • Canto interno dos olhos (pontinho de luz);
  • Sombra

No entanto, conheça algumas tendências que estão super em alta no mundo da moda quando falamos de como usar iluminador!

Canto interno dos olhos

 a imagem mostra uma mulher branca e loira de olhos claros, maquiada, olhando para a câmera.
Usar o iluminador no canto interno dos olhos traz um pontinho de luz para a make! (Foto: Reprodução/Instagram Lucy Hale)

Usar o iluminador no canto dos olhos, seja ele dourado, rosado ou champagne, traz um ponto de luz nos olhos

Essa técnica é responsável por abrir o olhar e o efeito fica incrível!

Têmpora

a imagem mostra uma mulher branca, de cabelos loiros, olhando para o lado mostrando o perfil do rosto. Ela está levemente maquiada.
Uma das formas de trazer o famoso efeito lifting através da maquiagem, é passando iluminador nas têmporas!

Um pouco acima da maçã do rosto temos as têmporas. Esse local em especial é responsável por afinar o rosto

Quando passamos o iluminador no ossinho da têmpora, fazemos com que tudo fique harmônico e você pareça até mais jovem! Isso acontece porque ele deixa o rosto mais alongado.

Com certeza é um dos lugares que você não pode deixar de passar! 

All glow

a imagem mostra uma mulher negra, com os cabelos presos em um coque médio, com uma maquiagem brilhante em tons de roxo e marrom, olhando para a câmera.
O efeito All Glow se estende até mesmo ao corpo, podendo passar iluminador nos ossinhos aparentes, ombros e etc. (Foto: Reprodução/Instagram Robyn Schrikker)

Quando misturamos o iluminador na base ou até mesmo usamos um primer com efeito glow, a pele fica iluminada e brilhosa quase que por inteira!

Ele traz um efeito molhado para a pele, mesmo que esteja seca. 

Para isso, caso não deseje misturar o iluminador na base, você pode aplicá-lo na zona T (queixo, nariz e testa), no arco do cupido (V da boca), nas têmporas e ao redor do nariz, quase na bochecha.

Glossy eyes: trend alert!

 a imagem mostra uma mulher branca, de cabelos castanhos. Ela está de olhos fechados, mostrando os olhos maquiados. Também é possível ver que ela usa gloss nos lábios.
Glossy eyes, conheça o efeito molhado nos olhos!

Glossy eyes nada mais é do que trazer esse efeito molhado para os olhos, trazendo a melhor combinação: gloss e iluminador!

Para reproduzir essa técnica perfeita, você precisa de um gloss e um iluminador, apenas. Caso você deseje adicionar cor, fique à vontade também.

  1. Aplique o iluminador na pálpebra, como se fosse uma sombra;
  2. Aplique o gloss em cima do iluminador, e espalhe dando batidinhas.

E fim! Essa nova tendência está explodindo no mundo da make, e você não quer ficar de fora, né?

Agora que você já conhece tudo sobre como usar iluminador, que tal descobrir como ter uma rotina de cuidados com a pele?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie