HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Dia e Noite: passo a passo de maquiagem versátil

Saiba como preparar a pele perfeita e fazer a maquiagem durar o dia todo!

28 de junho, 2021

Quando o assunto é maquiagem, muitas pessoas pensam que é algo difícil de se fazer sozinha, mas a verdade é outra: pode ser muito mais fácil e acessível do que você imagina. 

Até porque, não é sempre que nos sentimos inspiradas para fazer uma maquiagem mega complicada, né? E para passar o dia, as ocasiões geralmente não pedem algo super elaborado.

Existem sim algumas técnicas que te ajudam na hora da preparação de pele, por exemplo, para deixar a maquiagem impecável tanto de dia, quanto de noite.

E como são looks diferentes, cada um pede uma preparação específica e tem suas características. 

Durante o dia, costuma-se utilizar cores mais neutras, para deixar o acabamento mais natural. E à noite, por causa da baixa iluminação, ousamos com tons mais escuros e brilhos, para chamar mais a atenção – mas claro, isso não é uma regra!

A maquiagem deve ser algo divertido e nada te impede de brincar e desafiar essas normas, inclusive apoiamos!

Além do mais, existem cores que valorizam os nossos pontos fortes, então nada como ter os produtos certos e utilizar a técnica ao seu favor, e isso vem com a prática, ok?

Aqui, vamos te ensinar o guia completo do passo a passo de maquiagem para o dia e como transformá-la para um evento especial durante à noite! 

E também dar destaque a produtos versáteis para se ter na sua necessaire, que podem ser utilizados de diversas formas.

Passo a passo de maquiagem para o dia

Seja qual for o motivo, o ideal da maquiagem para o dia é que ela seja mais leve e preserve seu glow natural.

É legal focar em disfarçar as olheiras ou manchinhas que te incomodam, além de realçar os traços que você gosta e dar aquela carinha de saúde.

A escolha dos produtos é fundamental para deixar a preparação da maquiagem mais rápida, por isso, invista em produtos que sejam multifuncionais e que vão te ajudar a transformar o look dia em noite.

Vamos ao passo a passo de maquiagem!

Como preparar a pele 

a imagem mostra uma mulher branca de olhos claros, cabelos loiros ondulados, em sua casa no banheiro. Ela usa um vestido vermelho com flores brancas e detalhes pretos e segura um batom vermelho. É possível ver uma bancada com diversos cosméticos à sua frente.
A durabilidade da maquiagem depende exclusivamente dos primeiros passos da sua rotina de cuidados com a pele.

O primeiro passo para uma maquiagem durar o dia inteiro, além de não prejudicar a pele e protegê-la para o dia a dia, é sem dúvidas seguir sua rotina de cuidados de skincare.

Portanto, antes de vir com qualquer cosmético, é importante:

  • Limpar a pele com um sabonete específico;
  • Hidratá-la bem;
  • Passar protetor solar.

Lembrando que o uso do protetor solar é indispensável – você pode dar preferência a produtos oil free se preferir uma textura mais sequinha. 

E vamos para a maquiagem! 

Como estamos falando de uma maquiagem que vai durar o dia e a noite inteiros é interessante aplicar um primer antes para fixar melhor os produtos. Ele deve ser aplicado e espalhado com as mãos.

Ele não tem cor, por isso não vai interferir no resultado visual ou pesar a maquiagem, mas é opcional, já que sua pele já recebeu hidratante e outros produtos antes.

Agora sobre a cobertura, você pode usar a base como de costume ou substituí-la por um BB Cream.

Algumas pessoas escolhem utilizar apenas o corretivo, o que desejar e sentir que sua pele precisa. A escolha é sua!

Os BB Creams fabricados atualmente possuem algum fator de proteção contra raios UV e são bem mais leves que a base, por isso é um produto interessante de adicionar à rotina.

Lembrando que: usar BB Cream não substitui o protetor solar! É um ótimo produto para adicionar proteção, mas ele não protege tanto quanto o protetor solar.

Portanto, após os cuidados com a pele:

  • Primer (opcional);
  • Base, BB Cream ou corretivo para adicionar cobertura.

Agora, você sabe qual o segredo para fazer o look parecer natural e durar o dia todo? Confira o passo a passo de maquiagem!

Dando uma carinha de saúde!

Esse é o momento que falamos sobre produtos versáteis que serão lembrados no look da noite! 

Para dar a tão desejada carinha de saúde e deixá-la o mais natural possível, depois de preparar a pele, você pode passar um pouco de blush ou até lip tint.  

O lip tint é um dos queridinhos da maquiagem e, além de ser utilizado nos lábios para dar deixá-los avermelhados, também pode ser usado como blush!

Para passar é preciso espalhar o produto dando batidinhas, sem arrastar! Apenas dê leves batidinhas e vá espalhando dessa forma – isso confere um acabamento super natural.

O ideal é passar na maçã do rosto, mas se você quiser um efeito sun stripping, imitando o efeito queimado do sol, é só aplicar também no ossinho do nariz, como se você tivesse acabado de voltar de um dia de praia.

Se você for fã de um contorno, nossa dica para o dia é que você substitua ele por um bronzer

Além de não possuir um tom tão fechado quando o contorno, que geralmente é fosco, ele é bem leve e deixa um glow natural na pele. 

a imagem mostra uma menina branca de olhos azuis, com uma maquiagem mais natural, porém com um batom vermelho.
O bronzer é indicado principalmente para pessoas com o fundo um pouco rosado, pois tons fechados não deixam o contorno natural.

O uso do iluminador não é proibido, mas deve ser utilizado com moderação! A luz natural faz as partículas de brilho refletirem muito durante o dia e isso pode deixar a maquiagem super chamativa.

Se desejar, aplique um pouco na ponta do nariz e na maçã do rosto, acima do blush.

Não existe uma ordem correta do uso desses produtos, já que o bronzer e iluminador são opcionais, mas relembrando:

  • Blush ou lip tint;
  • Bronzer (opcional);
  • Iluminador (opcional).

Segredos que te ajudam a fazer a maquiagem durar o dia todo!

Como o Brasil é um país quente, temos o costume de selar a maquiagem. Em outros países isso não costumava acontecer com tanta frequência, até que perceberam que o pó é um dos segredos para a maquiagem durar o dia todo!

Depois dos produtos acima, o ideal é você  selar a maquiagem com pó solto – de preferência translúcido! 

O pó solto translúcido não pesa a maquiagem e também não adiciona cor, servindo apenas para fazer a maquiagem permanecer impecável o dia todo. Mas tome cuidado para não pesar a mão, porque ele também pode refletir a luz e te deixar esbranquiçada.

Lábios 

Para os lábios você pode escolher o famoso gloss, que voltou à moda, ou o lip tint que falamos agora mesmo.

O lip tint é capaz de durar o dia inteiro e deixa a boca com uma cor avermelhada bem natural, o efeito é lindo!

E o gloss é apenas um brilho, que pode ter cor, mas aposte em cores claras! Também é possível passar um batom nude. 

Olhos e sobrancelhas

Para os olhos, você pode variar como desejar, porém existe um produto que não pode faltar: a máscara de cílios!

Você pode optar por passar uma sombra ou fazer um delineado, mas durante o dia indicamos tons que combinem com a sua pele e cores mais claras, que sirvam de base para a maquiagem que você deseja fazer à noite!

E para as sobrancelhas, a nova moda é utilizá-las naturais e penteadas para cima – a técnica é conhecida como brow lamination.

a imagem mostra um retrato de uma menina negra, de cabelo preto. Ela está com uma maquiagem completa, e a sobrancelha no efeito brown lamination.
Brow lamination, ou laminação de sobrancelhas quando traduzido, consiste em pentear os fios para cima, quase verticalmente, e deixá-las o mais natural possível. (Reprodução: Pinterest/We Heat It)

Essa técnica revolucionou o mundo da maquiagem recentemente e muitas pessoas estão amando deixar suas sobrancelhas naturais!

O que muda no look noite?

Você pode utilizar o passo a passo de maquiagem para transformá-la em um look para noite incrível! 

É interessante observar como está a make, e se necessário, retocar o pó solto para selar os produtos em creme novamente. 

Você também pode exagerar um pouquinho no bronzer e iluminador, já que a noite pede mais brilho, né? Então dê uma reforçada nesses dois produtos, pois eles farão sua maquiagem ficar ainda mais bonita.

Eles também são produtos versáteis e podem funcionar como sombra – o bronzer dando profundidade à pálpebra e o iluminador para ser um pontinho de luz, no canto dos olhos. 

Se desejar, você também pode adicionar um delineador aos olhos, mas não é necessário, pois o efeito do bronzer e do iluminador já é simplesmente incrível! 

No caso de uma paleta de sombras, invista em uma que tenha variedade de cores, que possam ser utilizadas tanto durante o dia, quanto para um look noite. Assim, você tem tudo que precisa em um só produto.

Não se esqueça de mudar o batom, aproveite para passar aquele vermelho que amamos tanto e arrase! 

Agora que você já conhece todo o passo a passo de maquiagem, que tal conhecer mais conteúdos sobre moda, maquiagem e autocuidado em nosso blog

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie