HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Descubra o significado das cores no mundo da moda!

Descubra o significado das cores no mundo da moda e aprimore o seu closet com as nossas dicas. Acesse o Blog Loungerie e saiba mais!

1 de março, 2023

Você sabia que a psicologia é um campo muito vasto e tem uma área de estudo focada em entender o significado das cores? Isso mesmo, cores, assim como imagens, podem transmitir uma mensagem, imprimir personalidade e destacar até mesmo uma emoção. 

Quer descobrir mais sobre o assunto e entender qual o significado das cores? Siga o texto abaixo de olhos bem atentos e tire todas as dúvidas que você possa ter. 

Desenho de um cérebro humano em preto e branco.
Nossos cérebros interpretam cada cor de um jeito diferente.

Psicologia das cores: o que é?

Como mencionamos anteriormente, na psicologia há uma área de estudo que se chama “psicologia das cores”, que visa entender o significado das cores para o nosso cérebro. 

Embora nossos cérebros sejam únicos e tenham a sua própria percepção, é possível dizer que as cores estimulam nossa mente de uma determinada maneira que é a mesma para cada pessoa, independente de nossa individualidade.

Vamos com um exemplo, para ficar mais palpável. Você já deve ter ouvido de tons quentes e tons frios, não é? Sabia que eles transmitem mensagens diferentes?

Pontos amarelos e azuis representando cores quentes e frias.
Tons quentes e frios despertam emoções particulares na gente, já reparou?

Tonalidades mais quentes, como os tons de vermelho, laranja e amarelo são interpretadas como cores mais alegres, dinâmicas e até mesmo mais estimulantes.  

Agora, quando falamos de tons mais frios, a leitura é totalmente diferente. Cores como o azul, roxo e até mesmo o verde passam uma sensação de tranquilidade, seriedade e um ar mais sóbrio.

O significado das cores é muito subjetivo, mas existem essas compreensões gerais sobre cada cor que nos ajudam a tomar decisões mais sábias ao escolhermos uma delas para vestir, por exemplo.

Significado das cores: entenda cada uma das principais

Veja abaixo o significado das cores mais comuns em nosso dia a dia.

Azul

O azul é uma cor fria que representa harmonia, confiança, inteligência e tranquilidade.

Enquanto os tons escuros transmitem profundidade e sabedoria, os mais claros comunicam delicadeza e suavidade.

Vermelho

O vermelho é ousado e sensual, simbolizando muito a extroversão, transgressão, energia e coragem. Ele vem sendo cada vez mais abraçado pelas mulheres que se encontram cada vez mais confortáveis com si mesmas.

Em tonalidades mais escuras, exprime firmeza e elegância.

Mulher usando vestido vermelho.
A cor vermelha, ousada e sensual!

Amarelo

Não é segredo que o amarelo é chamativo e demanda atenção e atitude. Quando falamos dos significados das cores, o amarelo é uma das cores mais buscadas pois agrada muito esteticamente, principalmente em estações mais quentes.

Alegria, abundância, criatividade, curiosidade, jovialidade e otimismo são os principais significados do amarelo.

Verde

O verde pode ser polêmico quando falamos de roupas e peças íntimas e existem muitas mulheres que não gostam tanto. Mas, com o tom de verde certo, o acerto é garantido. Dentro do significado das cores, o verde representa natureza e esperança

Rosa

O rosa exala feminilidade em qualquer peça de roupa. É uma cor mais delicada, cheia de romantismo e também fantasia, o que é sempre interessante. 

Dentro do universo feminino, o rosa também transmite uma simpatia, um olhar mais gentil mas sem deixar de lado a sensualidade e a sofisticação.

Roxo

O roxo vem sendo o queridinho do momento entre as mulheres, principalmente as de pele mais escura, já que ele complementa muito bem esse tom. Ele também não deixa a desejar quando o assunto é o significado das cores, já que pode ser lido como misterioso, poderoso e cheio de criatividade.

Outro aspecto que se destaca bastante nos roxos é a intimidade.

Laranja

Muita gente tem medo do laranja por conta de seu ar vibrante, mas ele é uma escolha muito boa se você souber combinar com outras peças. Essa cor transmite calor, simpatia, determinação, otimismo e diversão.

Use o laranja com sabedoria e se surpreenda. 

Cinza

O cinza vem ganhando cada vez mais espaço dentro do guarda-roupa já que é um tom mais neutro que vai bem com qualquer outra cor. 

Em relação ao que ele representa, temos a modernidade, inovação e tecnologia como principais mensagens, assim como a solidez.

Preto

O pretinho básico é essencial. Ter essas peças em seu guarda-roupa é apostar em versatilidade e também contar com todo o mistério, introversão e elegância que a cor transmite. É um excelente ponto de contraste com peças de outras cores mais chamativas.

Branco

O branco é uma daquelas cores que está sempre presente em nosso guarda-roupa, junto com o preto. Ela é um excelente coringa pois permite dar mais contraste com outras cores.

Paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e frescor são algumas das associações desta cor.

Mulher usando vestido branco.
A cor branca é uma das que te permitem ter um contraste maior com outras cores!

Gostou do nosso conteúdo? Vá além do significado das cores e descubra muito mais aqui no Blog da Loungerie!

Entender o significado das cores será muito importante para que, na hora de se vestir, você faça a melhor escolha para a sua personalidade. Mas não para por aí. Experimente descobrir mais sobre o universo da moda íntima, universo feminino e sexualidade, aqui no Blog da Loungerie!
Também não deixe de acessar o nosso site e confira todas as peças de lingerie que temos disponível para você apimentar a relação com o seu parceiro ou parceira e se sentir mais bonita, confiante e confortável. Aproveite!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie