HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Cuidados com o cabelo: entenda a técnica low poo

Mudar sua rotina de cuidados com o cabelo para a técnica low poo pode deixar seus fios ainda mais saudáveis.

8 de junho, 2021

Estamos cada vez mais preocupadas com a composição dos produtos que utilizamos em nossa rotina de beleza e a técnica low poo vem ganhando destaque entre as mulheres mais antenadas do universo da beauté.

Esse termo surgiu com a publicação do livro “O manual da garota cacheada”, escrito por Lorraine Massey – cabeleireira inglesa e co-criadora da Deva Curl, uma marca de produtos pensada especialmente para as crespas e cacheadas. 

Lorraine percebeu que seus maiores problemas na hora de cuidar dos cabelos eram o ressecamento e falta de definição dos cachos. E ainda, ela acabou descobrindo que os principais responsáveis por seus fios danificados eram os produtos que ela estava usando. 

Os vilões da história eram o shampoo e condicionador! Isso porque na fórmula da grande maioria desses produtos existiam dois ingredientes extremamente prejudiciais ao cabelo: os sulfatos e petrolatos.

E foi pensando em como cuidar dos fios o mais naturalmente possível que as técnicas low poo e no poo apareceram, com produtos que não sejam agressivos ao cabelo.

Vem que te explicamos direitinho sobre isso!

O que é low poo?

A técnica low poo pode ser traduzida como “pouco shampoo”, mas talvez isso seja ainda um pouco abstrato.

O foco é reduzir ou eliminar o uso de sulfatos e petrolatos na rotina de lavagem do seu cabelo. E é muito comum que shampoos e condicionadores tradicionais tenham esses componentes.

Os produtos considerados low poo utilizam outros agentes de limpeza, que atuam sem retirar a oleosidade natural do cabelo – que é necessária para a saúde dos fios!

Nos shampoos, a presença do sulfato tem uma ação detergente, fazendo com que a camada de proteção natural dos fios seja removida. Além disso, é ele o responsável pela espuma, então os shampoos indicados para técnica low poo não têm tanto esse efeito. 

Já nos condicionadores, os petrolatos criam uma película no fio que dá a sensação de cabelo hidratado, porém é apenas uma maquiagem. Na verdade, essa película impede que a hidratação penetre no cabelo.

E isso é um ciclo vicioso! Você lava o cabelo com o shampoo que tira toda a oleosidade natural do fio e depois utiliza um condicionador que impede a hidratação.

Com a técnica low poo, é possível fazer uma limpeza eficiente nos fios sem danificá-los. E agora vamos entender mais sobre os componentes proibidos e liberados que merecem atenção! 

Sulfatos

Mulher branca de cabelos castanhos tomando banho, há muita espuma em todo comprimento do cabelo.
Na técnica low poo não utilizamos shampoos que fazem muita espuma, já que ela é principalmente causada por sulfatos.

O sulfato é um sal que possui ação detergente e é o principal responsável por formar bastante espuma.

Isso não quer dizer que os shampoos “sem sal” são liberados para a técnica low poo, já que eles se referem apenas ao famoso sal de cozinha.

O sulfato é um composto químico presente na grande maioria dos shampoos que encontramos no mercado. Sendo assim, é preciso atenção ao ler os rótulos – procure sempre pela palavra sulfate!

Mesmo que seja comum, eles são considerados pesados e podem causar o que chamamos de “efeito rebote”

Ao retirar toda a oleosidade natural do couro cabeludo, seu corpo entende que deve produzir mais, pois precisa proteger toda a extensão dos fios. Porém, isso acaba causando aquele cabelo que é oleoso na raiz e ressecado nas pontas, já que a oleosidade demora um tempinho para se espalhar.

Petrolatos 

Mulher branca lavando o cabelo com shampoo no banho, o recorte da foto mostra apenas abaixo do seu nariz até a região do colo.
Petrolatos impedem a hidratação dos fios e acumulam resíduos, caso não sejam retirados corretamente. (Reprodução: Goncharov_Artem / Shutterstock)

Os petrolatos são componentes derivados do petróleo, comuns em condicionadores e máscaras de hidratação. 

Os mais comuns encontrados nas fórmulas são parafina líquida, óleo mineral ou petrolato.

Apesar de proporcionarem um brilho intenso ao cabelo, eles criam uma película em volta dos fios, o que impede que eles absorvam água e nutrientes. A longo prazo, eles vão barrando por completo a hidratação

Então, de primeira você pode até ter a sensação de cabelo hidratado e brilhante, mas não isso dura por muito tempo.

E ao utilizar condicionadores assim, é importante lembrar que esses produtos dependem do uso de sulfatos para saírem completamente. Caso contrário, podem acumular resíduos.

Silicones

O silicone é um importante componente que é diferenciado nas técnicas no poo e low poo:

Os silicones insolúveis são liberados para low poo. Eles não saem com água, mas saem com shampoos específicos. Já na técnica no poo, só é permitido o uso de silicones solúveis, que saem com água.

No poo e low poo: qual a diferença?

No poo, traduzido para o português, significa “nenhum shampoo”. Nessa técnica, nenhum shampoo é utilizado. 

E como faz para lavar o cabelo? Simples, com o famoso co-wash!

Co-wash

O co-wash é uma técnica que consiste em fazer a lavagem dos fios utilizando condicionadores. Afinal, eles também possuem componentes capazes de fazer a limpeza do cabelo.

Essa limpeza é bem mais leve e preserva a camada de proteção natural das madeixas. Basta escolher um condicionador que atenda as restrições do co-wash e utilizá-lo durante o banho normalmente, como se fosse shampoo!

É importante ressaltar que o co-wash não serve para tratamento – é apenas uma opção para lavar o cabelo sem danificá-lo.

Nessa técnica, os silicones solúveis são liberados, porém sulfatos e petrolatos são estritamente proibidos.  

Como começar a transição para produtos mais naturais 

Mulher branca, com o cabelo liso e preso, dentro de um estabelecimento observando o rótulo de um shampoo.
A transição para produtos low poo requer paciência e dedicação, pois ao trocar o cabelo precisa se acostumar com os novos produtos.

É importante ressaltar que mesmo que esses produtos tenham se popularizado primeiro entre as crespas e cacheadas, essas técnicas podem – e devem – ser usadas em todos os tipos de cabelo.

Algumas marcas além da Deva Curl são famosas por possuírem produtos liberados para no poo e low poo, como a Inoar e Lola. Mas é preciso se atentar aos rótulos para comprar produtos que não contenham os componentes citados acima!

Para começar a transição para produtos mais naturais, seja no poo ou low poo, é necessário fazer uma última lavagem com o shampoo convencional que você possui em casa. 

Parece bizarro, mas essa etapa é indispensável para remover os resíduos que ainda estão no seu cabelo.

Essa é uma fase um pouco difícil, pois pode ser que role um estranhamento do seu cabelo, mas depois de adaptado, você percebe a diferença! Os fios ficam mais saudáveis e isso é bem nítido.

Alguns dos benefícios de utilizar a técnica low poo são um cabelo brilhoso, mais definição para as ondas e cachos, controle de oleosidade e diminuição do frizz. Para as coloridas, existe o bônus de que esse tipo de produto desbota menos a cor!

Agora que você já sabe tudo sobre a técnica low poo e como aplicá-la na sua rotina para ter o cabelo perfeito, que tal conhecer um pouco mais sobre autocuidado e beleza em nosso blog?

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Shop Now
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
COMPRE AGORA
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie