HOMESUTIÃ PERFEITOMODABELEZA & WELLNESSLIFESTYLEFETICHE
Logo da Loungerie
Loungerie

Creme hidratante: como escolher o ideal para sua pele

Escolher o creme hidratante correto vai muito além da marca e do preço do produto. Nossa pele possui características próprias e devemos entendê-las. Acompanhe!

24 de junho, 2023

Na era do skincare, escolher o melhor creme hidratante para a sua pele pode ser um verdadeiro desafio. Isso porque a variedade de cremes hidratantes no mercado é enorme, além de sempre haver um lançamento de um novo produto que promete revolucionar a sua cútis. 

Mas, como podemos filtrar essa avalanche de informação sobre cremes hidratantes e encontrar a solução ideal para o nosso tipo de pele? Bem, há alguns pontos de atenção que vão te ajudar na hora de escolher.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe abaixo as nossas dicas para escolher o creme hidratante ideal para a sua pele! 

Mulher sorridente.
Acompanhe as nossas dicas!

Saiba o seu tipo de pele antes de comprar o creme hidratante

Quando falamos de tipos de pele, temos quatro grupos principais: as peles normais, as secas, as oleosas e as mistas.

Peles normais

Quando falamos de peles normais é importante frisar que este é um termo largamente usado para se referir a uma pele mais balanceada, onde pode haver um pouco de oleosidade na zona T (testa, queixo e nariz)  mas tudo se compensa, não sendo nem muito oleosa nem muito seca.

O termo científico correto para este tipo de pele é eudérmica e pode ser identificada através dos seguintes sinais:

  • Poros finos;
  • Boa circulação sanguínea;
  • Textura aveludada, suave e lisa;
  • Transparência e frescor uniforme, cor rosada;
  • Sem manchas e sem propensão à sensibilidade.

Peles secas

As peles secas são aquelas que não conseguem reter o suficiente de água na pele para manter um equilíbrio. Por conta da falta de sebo, a pele seca não tem os lipídios (gordura) necessários para conseguir manter umidade na pele, ressecando.

A pele seca possui graus diferentes, dependendo do quão ressecada ela é. Dessa forma, podemos identificar uma pele seca, muito seca e extremamente seca.

  • Sinais de pele seca: sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e com tonalidade mais opaca;
  • Sinais de pele muito seca: leve descamação ou áreas escamosas, aspecto áspero e manchado (às vezes parece ser precocemente envelhecida), sensação de rigidez e possibilidade de coceira;
  • Sinais de pele extremamente seca: aspereza, rachaduras com tendência a formar frestas, calos, descamação, coceira frequente.
Ilustração de uma mulher com a pele seca.
Pele seca exige os seus cuidados!

Peles oleosas

As peles oleosas são aquelas que possuem uma alta produção de sebo, gerando um desequilíbrio. Entre as causas de pele oleosa estão a genética, mudanças hormonais, medicamentos, estresse e cosméticos comedogênicos (produtos de maquiagem que causam irritação). 

Os sinais de uma pele oleosa são: 

  • Poros visíveis e aumentados;
  • Brilho excessivo;
  • Pele grossa e pálida: vasos sanguíneos podem não ser visíveis.

A pele oleosa está propensa a cravos (negros e brancos) e diversas formas de acne.

Pele oleosa vista de perto.
Uma pele oleosa acaba tendo mais cravos e acne!

Peles mistas

Já na pele mista vemos uma diferença entre os tipos de pele tanto na zona T e nas bochechas. Em uma região a pele pode ser mais oleosa e em outra mais seca. 

Sinais de uma pele mista:

  • Uma zona chamada de T com característica oleosa (testa, queixo e nariz);
  • Poros ampliados nesta área talvez com algumas lesões de acne não-inflamatórias (cravos);
  • Pele normal a seca nas bochechas.

Como escolher um creme hidratante para cada tipo de pele

Após identificar cada tipo de pele você precisa entender qual tipo de creme hidratante funciona melhor para cada uma e, assim, tomar uma decisão. 

Para não ter erro, muitas pessoas optam pelo creme hidratante que conte com dupla ação, nutrindo tanto peles oleosas quanto secas, o que é ótimo para peles mistas. 

Nas peles mais oleosas, um creme hidratante com uma fórmula mais leve e fluida (principalmente se for à base de água) é o ideal. Aposte em produtos de alta absorção e com menos óleos em sua composição.

Já na pele seca, que produz menos oleosidade, os cremes hidratantes mais encorpados e ricos em óleo podem ser a melhor escolha. Esses óleos ajudam a aumentar a hidratação e nutrição, permitindo chegar a um equilíbrio.

Na dúvida, consulte um dermatologista, ele sempre irá te dar uma informação assertiva que irá gerar bons resultados.

Dermatologista examinando a pele do rosto da paciente.
Os dermatologistas são os profissionais indicados para tratar da nossa pele!

Escolheu o melhor creme hidratante para você? Conheça mais aqui no Blog da Loungerie!

Agora que você já sabe escolher o melhor creme hidratante para a sua pele, por que não explorar outros conteúdos aqui no blog da Loungerie e se informar ainda mais sobre o universo feminino, beleza, moda íntima e sensualidade? São diversos artigos para ajudar em sua rotina e também para você descobrir o que funciona para você e te deixa poderosa.

Não deixe também de acessar nosso site e conferir o que separamos para você no The Lounge, o marketplace exclusivo da Loungerie com várias marcas de beleza e spa. Aproveite!

Insira seu e-mail e assine a newsletter!
Relacionadas
Logo da Loungerie
Loungerie